images?q=tbn:ANd9GcRR3ht1twrNvoBGdCR2tHWdxpAey_lOdovCisGqD7oPWpDpkrL9Kg

A Toda Ensolarada Tia Lala

 
A Tia Lala não é minha mas, sim do Matheus, o meu neto de sete anos.

Não, o nome dela não é Larissa, nem Lara mas sim, pasmem: Vanessa. O apelido ela tem desde pequena quando seu irmão assistia ao programa dos 'Teletubbies' e achou alguma semelhança da Teletub Lala com a sua irmãzinha.

 
Teletubbies.jpg
A Lala é Tellytub amarelo.


É, irmão tem cada fixação né!? Coitado de quem nasce depois de um sem noção! 

Pois bem, a família toda achou o apelido muito fofo e assim passaram a chamar a Vanessa de Lala.

E eu achando o apelido 'Lulu' que o meu irmão insiste em chamar a minha Luiza até hoje horroso! E a origem não é um bonecão sem graça, nem mesmo a Luluzinha que quer acabar com o Clube do Bolinha mas, sim a Lulu que atua e canta em: 'To Sir With Love' (Ao Mestre Com Carinho) - 1967.   

 
images?q=tbn:ANd9GcSpZw8gGpCoz6aUZUlLoHmSivO8C1mNasm0lTpQCDJw5lymHcQN-w         2Q==

Como tenho intimidade nenhuma com a Tia Lala, prefiro chamá-la de Vanessa. Sempre tratando a cordialmente, a não ser quando ela está com o seu filhinho Alexandre no colo que aí me derreto toda e faço gracinhas e babo que nem boba. Acredita que até o piá chama a mãe de Lala!? Como é que pode!

Nunca procurei me aproximar da tal tia, não apenas por causa da boa diferença de idade que nos separa mas, também por que não temos absolutamente nada em comum. Nadinha.

A Tia Lala só pensa em malhar, malhar, malhar ... além de trabalhar numa casa lotérica bastante movimentada dentro de um shopping center que é o seu sonho de consumo e balada quando consegue achar uma baby-sitter pro filho.

Gosto não se discute, certo? E por algum motivo, a minha filha Bia adora a Vanessa por demais. Fico matutando o porquê dela gostar tanto assim dessa CUnhada mas não consigo achar uma resposta. Só sei que sempre que a Lala grita por socorro,  lá vai a fiel Bia dar o seu apoio moral ou financeiro. 

O que queimou o filme da Dona Lala comigo foi um infeliz comentário que ela fez sobre a minha filha que realmente me fez rodar a baiana que existe em mim.

Duas semanas antes da Páscoa, a Vó Bete do Matheus me convidou pro café da tarde. Resolvi ir por que tinha um presentinho pro filhinho da Vanessa e como a Bia prometeu carona lá fui eu.

Todas nós mulheres papeando e bebericando café no fim daquela tarde quando a Bisa do Matheus perguntou se a Bia estava gostando do curso de costura industrial. Bia respondeu que estava adorando e que não era tão difícil assim. Bastava dedicação e habilidade manual pra pegar o jeito pra cortar e costurar. Do nada a Dona Lala diz:

- Sabe Bisa, vou me matricular nesse curso. O que acha?

- Sei não Lala. Você nunca mostrou interesse em costurar. Muito menos habilidade. A Bia não. Sempre quando vai lá em casa pra fazer um conserto nas roupas do Matheus, ela sempre pede pra usar a maquina um pouquinho. Ela é jeitosa pra costura e gosta. Mas você ... 

A Bisa, uma senhora com lá seus quase noventa anos de idade, dá um sorriso maroto e pára por ali mesmo. 

Claro que me meti a minha colheirinha na conversa.

- Sabe Vanessa, desde pequena a Bia tem habilidade manual. Aos cinco anos ela fazia a mão da minha Mãe. Os pés também. Era danada que só e fazia direitinho. Minha Mãe notou a habilidade manual e logo deu pano, linha e agulha, tesoura e deixou a Bia aventurar. Ela fazia roupinhas pra Barbie, seus bichinhos de pelúcia ...

Se sentindo meio que ofendida, a Tia Lala do Matheus virou e disse com seu veneno debochado que já escorria pelo cantinho da boca:

- Se a Bia consegue costurar, qualquer um também consegue. Inclusive euzinha aqui! Vou mostrar pra vocês!

Como toda mãe, fiquei indignada com o que foi dito e jurei não ficar de prosa com a Vanessa nos próximos encontros. Pegar o filho dela no colo não deixaria de fazer mas, conversar com ela ... Descartei! Já era figurinha fora do meu baralho.

Os meses vão passando e um dia, enquanto Bia, Matheus, Helô e Lú tomávamos o café da tarde em casa, a Bia narra os últimos dramalhões da Tia Lala. Parece estar incomodando muita gente que convive com ela. 

Apenos digo:

- Infelizmente, tem gente que acha que o mundo gira em torno delas e a Vanessa sem dúvida é uma delas. 

E quando menos espero, o Matheus abre a sua boca meia que cheia de pão com requeijão e solta essa pérola:

- É Vó. Tá certinha. A Tia Lala acha que ela é mesmo o sol. 

Quase engasgo no pão de queijo que tinha de abocanhar rsrsrs Minhas filhas então me dão aquela olhada e todas nós rimos até não puder mais.
images?q=tbn:ANd9GcRJTaje0WjCf8YEb4TqmgnZlf9lVZdcLwK0n2NqhOaf62Ggclba

Essas crianças ... Como quero curtir meus netos assim pequenos. O tempo passa e eu apenas quero que não cresçam mais nenhum centímetro. 
 

 
Ai da avó que existe em mim.
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 20/01/2014
Reeditado em 20/01/2014
Código do texto: T4657252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.