O TEMA É “CANNABIS SATIVA”,VULGO MACONHA.
 
Sinceramente falando acho que vou ser “corresponde jornalístico” brasileiro aos brasileiros que residem,trabalham e/ou apreciam algumas coisas que escrevo neste recanto,pois,é estatisticamente falando o meu grande público está lá,nos Estados Unidos. Reconheço,também,que nesse mês de janeiro,na conturbada Ucrânia,que a todo custo luta nas ruas contra o governo para entrar na União Européia e não consegue –passa por tremenda convulsão social,onde até a internet está proibida de entrar,houve um brasileiro heróico que leu alguma coisa que escrevi,embora,nada,absolutamente nada revelei o que penso sobre o que ocorre naquele país...Fico devendo a esse conterrâneo em terras estranhas...embora reconheça que proibir a entrada da internet é uma violação aos princípios mais elementares da liberdade de expressão,da qual abomino...
Também posso estar enganado quanto aos EUA,pois,logo após o escândalo da espionagem por EDWARD SNOWDEN, fui um dos primeiros a tomar uma posição em favor desse moço corajoso que ainda tem sua residência precária na Rússia e o governo brasileiro deu as costas à pedido informal do ex-integrante da agência de espionagem –NSA- de se fixar no Brasil e,por conseqüência, essa ilusória freqüência de internautas também pode ser de agências de espionagens, como o Pentágono, CIA, INTERPOL,NSA, além de outras,pois, espionagem nunca deixa endereço,telefone,e-mail e quejandos...mas,com certeza,minha audiência nos Estados Unidos me deixa surpreso e intrigado... não imaginava o poder da internet quando me filiei ao recanto das letras!!!
Mas o que eu quero abordar não é nada disso que preambulei... é a tal de “cannabis sativa” que por anos,quando delegado de polícia,na década de 70,havia uma legislação absurdamente duríssima,por aqui, em cima de traficantes e de usuários...Agora vejo que depois do Estado do Colorado, o de Nova Iorque também aderiram ao chamado uso de maconha, para fins medicinais,sob controle do governo.No Colorado-ao que sei- está sendo um sucesso de público e demanda. Coisa que não me espanta...
Acabo de ler no jornal que um respeitável médico psiquiatra Lester Grinspon,86 anos,professor da Universidade de Harvard disse entre outras coisas curiosas que “maconha medicinal será tão importante quanto a penicilina”.... Grinspon,desde 1969,estuda a “marihuana”,com artigos desmistificando os males da maconha.
QUERO ANTECIPADAMENTE DIZER QUE NUNCA FUI CHEGADO A ISSO EMBORA, ÀS VEZES, MINHA MESA ESTEVE COBERTA DESSE PRODUTO TÃO CONTROVERTIDO...
Já tinha na década de setenta ouvido coisa semelhante,mas não de cientista,nem de especialista na matéria acadêmica,mas de “PILON”, um manjado vagabundo do bairro Boa Vista,não trabalhava,pois até o pároco local sabia as malandragens de “PILON”, um jovem alto,narigudo,(nariz adunco),mas não marginal perigoso como temos hoje pelas urbes sangrentas das metrópoles brasileiras...Era então como dizia- delegado de polícia-e pela segunda vez tinha a obrigação legal de realizar um flagrante delito, nesse simpático jovem-malandro,que soube recentemente,não pertence mais ao mundo dos vivos...repousa –sem solenidade- num dos cemitérios pobres da cidade.
Como quando exercia essa missão- para mim,particularmente indigesta- ou seja incensar os insençatos- lembrava do que dizia o ex-chanceler alemão, BISMARCK,ainda no século XIX, certa feita , que se o povo soubesse como se fazem as leis e as salsichas jamais aceitaria ambas”... Eu continuo um cético,quanto certas leis e alguns procedimentos originários de gabinetes e suspeitosos “gênios” da criminologia,  do direito penal e polícos de ultima hora e desinformados...que não tem conhecimento profundo de certos eventos,como o “comportamento social”, conceitos científicos e fazem da lei ou do decreto um instrumento fantasioso de repressão e de aberração de impossível aceitação dentro do chamado “bom senso”...É o caso dos tóxicos,em especial,onde o problema é mais social que criminológico...Não me assusta o que ocorre ultimamente,em qualquer cidade ou rincão nacional, há mais “crack” do que a dengue!!! Está tudo dominado e essa “bomba” cai no colo das famílias e dos governos- todos sem nenhuma ação preventiva.Vale a repressão,que é mais fácil!! Pandemia...de fundo social e não criminológica, como foi a maconha na década de 60 e 70...
A repressão contra o tráfico de drogas deve ser combatido,pois,segundo cálculos da ONU, esse crime movimenta mais dinheiro no mundo que todas as multinacionais dos poderosos países do primeiro mundo.É coisa de louco...
Voltando ao “PILON” –nem perigoso,nem traficante poderoso,miserável como o vício- ao ser interrogado (eu sempre deixava o vagabundo ou marginal à vontade,nunca insinuando que sua mãe não era séria-até porque sabia das minhas limitações profissionais e geográficas e não tinha nenhuma pretensão de ser preceptor ou reformador do mundo-como alguns pensavam...) disse-lhe: “Você de novo Pilon”... “Esta é a segunda vez que estou lhe prendendo”...
“PILON”-(descontraído e à vontade,na minha presença,sem nenhum gesto de indignação ou represália): “Doutor eu sou viciado mesmo...o senhor sabe que a maconha cura o câncer?”
Disse: “PILON- você quer que conste que maconha cura o câncer?”, no interrogatório?
PILON”-Doutor,pode constar...maconha cura o câncer”...
E assim foi o flagrante para o FORUM com essas “expressões”...
Não demorou muito tempo o Juíz penalizou PILON- com a pena máxima que podia ofertar a legislação anti-tóxica da época.
Com isso tenho um pequeno “remorso” de perguntar ao corajoso “PILON” aquilo que havia me dito e transcrito com a autorização do próprio simpático malandro...
Embora esse “remorso” hoje seja venial,ainda é “remorso” e a medicina está na periferia do que o falecido “PILON” profetizou...