LINGUAGEM

LINGUAGEM

A linguagem é uma propriedade primária e fundamental do ser humano. É caracterizada nitidamente em relação aos outros seres deste mundo, sejam vivos ou não. Mesmo os animais possuem uma forma de comunicação elementar que faz com que os de mesma espécie se comuniquem cotidianamente.

O ser humano utiliza a linguagem com finalidades e modos bastante variados: expressão de si mesmo, dos seus sentimentos, desejos, idéias, para descrever as coisas, para perguntar, educar, rezar, cantar, para lutar, para propagar, para divertir, etc. O ser humano é por natureza um ser falante. Entre outras faculdades, o ser humano também fala. Isso faz a diferença, a linguagem faz o ser humano ser o que ele é e não outra coisa.

Dentro dos ramos da ciência, a linguagem é estudada nas mais diversas situações e realidades: o historiador pesquisa a origem, desenvolvimento; o fisiólogo, pesquisa os organismos implicados na emissão dos sons; o psicólogo pesquisa as incidências da linguagem em nível de consciente e inconsciente; o literário pesquisa os estilos, dados, sentidos; o sociólogo pesquisa os movimentos sociais, as doutrinas, os ideais, os usos, os costumes, etc.

A linguagem, portanto, é o sistema de signos que possa servir como meio de comunicação. Outros termos a que se recorre são: língua, fala, significante e significado. A língua é um sistema lingüístico usado por uma determinada sociedade. Graças a esses signos as pessoas se comunicam. A fala é a forma concreta e individual assumida do sistema, conforme o uso de uma determinada pessoa, de acordo com os significados pessoais, subjetivos, emotivos por ela desejados. O significante indica uma realidade como a pessoa é denotada e estruturada pela linguagem, enquanto o significado indica o modo, sempre parcial e histórico, em que a língua falada atualiza o significante. Ex: Pai é um significante dotado de sentido próprio universal. O significado representa a atuação desse significante num determinado discurso e numa cultura determinada.

A origem da linguagem hipoteticamente podem ser duas: Ou foi recebida através da natureza ou inventada pelo próprio ser humano imitando a natureza. Há muitos defensores das duas correntes. Mas o importante é que desde o início da existência humana, a linguagem sempre esteve presente e sempre numa perspectiva de aperfeiçoamento.

A linguagem pressupõe três condições transcendentais ou constantes ou absolutas:

 Sujeito que fala – se expressa falando – algo sintomático. Representação ou descrição ou denotação em relação ao objeto.

 Objeto do qual se fala – é apresentado por palavras – sinal-expressão ou existência ou emoção em relação ao sujeito

 Interlocutor a quem se fala e para o qual se fala – símbolo. Comunicação ou intersubjetiva em relação à pessoa a quem se dirige o discurso.

Há então, o falante, o ouvinte e a comunicação que se forma entre eles.

Função e valor existência da linguagem.

Alem de descrever objetos e comunicar sentimentos, a linguagem serve ainda para testemunhar a própria existência de comunica. Portanto, a palavra é o forte da linguagem. Ela dá testemunho da existência da pessoa.

Até segunda feira!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 27/04/2007
Código do texto: T465978
Classificação de conteúdo: seguro