A UCRÂNIA É AQUI...EM SAMPA (I)-continuação.
 
Como a gente aprendeu na Faculdade de Jornalismo que não existe meia verdade...Uma coisa ou outra=  é necessário esclarecer...sempre.
Em primeiro lugar o grupo que se reuniu contra a COPA DO MUNDO, em Sampa,neste mês de janeiro, além dos chamados indignados e/ou não conformados com o andar da carruagem, com os cocheiros dos governos federal, estadual e municipal de SAMPA, como soe acontecer,ultimamente,nessas manifestações sempre começam como se rezava uma missa,antes do CONCÍLIO II DO VATICANO.  Esclareço tenho formação católica onde fiz o antigo ginásio- hoje não sei como se chama,este estágio educacional... Hoje ,por incrível que possa parecer sou-pessoalmente- um conservador,eis que acho ainda que a missa deveria ser em LATIM e nada dessa frescura de ter violão, pandeiro e cavaquinho,nessas atuais liturgias... Então sou retrógrado...mas atrasado mesmo até porque nada mais freqüento,pois,desde que saí do ginásio do Colégio São Norberto.Formando pela  Ordem Premonstratense, de cônegos oriundos da Holanda,Bélgica e Países Baixos, não me lembro os dias que depois assisti uma missa. Então estou fora dessa modernidade eclesiástica....Tenho,entretanto,o maior respeito aos cônegos que me deram uma formação européia e não barranqueira...Acho o papa argentino Francisco um homem pragmático,inteligente e antes de tudo de uma simplicidade jesuítica... Cabeças já rolam lá no menor Estado do mundo,em Roma!! Dá-lhe Francisco.
Tirante esse aspecto nada significativo e pessoal,quando o ensino era levado a sério, com 4 anos de LATIM,FRANCÊS,INGLÊS,GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA...etcetera e tal.O latim,o francês e a gramática hoje tornaram-se inúteis,como notas de SUREAL.O inglês “americanalhou” o mercado. VOLTANDO: os grupos ou melhor a multidão em princípio prima pela ordem e disciplina na manifestação, mas, depois,realmente entram os baderneiros,arruaceiros e a nata do “quebra tudo” e a Polícia Militar de SAMPA, que não é também educada e preparada como a do JAPÃO, onde o soldado aprende o simbolismo extraordinário da “iquebana”- arte milenar do Oriente...(para ter equilíbrio e calma)na verdade. Usa   o que tem na mão,ou seja – inocentes balas reais e de borrachas,bombas de gás de vários sabores e gostos para espantar ao que chamo a “plebe ignara”. Aí a “cortesia” é recíproca !!! Indivíduos –com ou sem razão – feridos ou não e logo em seguida a troca de “gentileza” entre os agentes de governos estadual e municipal,mais polícia,mais autoridades e autoridades que sempre justificam ou pretendem justificar alguma coisa, ou “pregar no deserto”.Abrem rigorosos inquéritos e/ou sindicâncias etc.etc. e depois, NADA.
O estrago já foi feito... Há,no entanto, um jovem com o escroto estraçalhado por uma bala perdida da polícia (existe bala perdida da polícia?) e o jovem está em estado grave,pois,após o  tumulto,todo se esvaindo em sangue o manifestante e circunstantes –chegaram a uma conclusão:  o escroto também é um órgão vital. Entre o disse me disse surgiram supostas provas de que o “baderneiro” vítima-autor, tinha em seu poder alguns instrumentos considerados perigosos e ofensivos, a ponto de tudo ser explicado e justificado. Entretanto, ouvido o irmão desse infeliz, ele informou que seu irmão usava um estilete,porque o seu trabalho assim o exige,mas não entrou em pormenores. Gente humilde,ao que pareceu. Agora,por outro, como tenho uma certa experiência policialesca, fico até pensando que alguns maus policiais –na confusão do conflito – empurram ao suposto acusado a responsabilidade de objetos,coisas,ervas ilegais e quejandos, atributos do crime profissional.Homicídio vira suicídio.Suicídio vira homicídio...  Isso até seria possível, até prova em contrário. Ocorre que quem faz a prova é quem prende...e aí é difícil sair dessa enroscada. Essa “estória” do nefasto incidente é de lascar o saco!!!!
Outro fato lamentável, foi o do modesto serralheiro Itamar Santos,coitado,ao que parece é evangélico e jamais estaria em reunião “protestativa” laica dessa natureza(como escreveria Dias Gomes,usando o político-velhaco ODORICO PARAGUAÇU,prefeito de Sucupira que a nossa juventude de hoje desconhece) e teve seu FUSCA, ano 79,destruído ao passar sobre uma fogueira nos protestos de rua...  Sou solidário a ele- intransigentemente-e há também uma corrente de pessoas na internet para reparar ou comprar outro FUSCA, para o Itamar. Falar em  ITAMAR – lembro do nosso ITAMAR FRANCO, ex-presidente da República do  País...Ao que soube, anda doente e por certo e pelo seu passado limpo e imaculado na vida pública, ninguém “joga pedras” nesse nosso baiano de nascimento,adotado por Minas Gerais e que na presidência da República enamorou-se por uma humilde funcionária pública de Brasília- uma barnabé,como se dizia – e mudou a história do FUSCA... Mas porque? É simples, o FUSCA da namoradinha era bem velhinho e já estava faltando peças,no mercado. O nosso grande ITAMAR FRANCO- com o poder e influência que tinha, como o primeiro mandatário nacional, pediu a poderosa VOLKSWAGEN(alemã) para “ressuscitar” o FUSCA e ele voltou para a alegria da moça e felicidade geral da NAÇÃO. A GENTE ERA FELIZ E NÃO SABÍA... Até onde sei o namoro não rolou muito tempo... Eu por aqui adoro FUSCA. Podem até me ofender...mas sou FUSCA,pois até o milionário-empresário Antonio Erminio de Moraes gosta do carro mais mundial do mundo.O modelo novo deixa a desejar...até pelo preço!!!
**** Não quero profetizar,mas:
DURO É QUE A UCRÂNIA AINDA PODE VOLTAR...EM SAMPA E ATÉ NO PAÍS!!!  UM PESADELO A TODOS E À PRESIDENT  -----A----------- (TÁ????) (MAU GOSTO,NA PALAVRA, E NO  AR------------GÁS LACRIMOGÊNIO  EM LIQUIDAÇÃO ).