QUANDO A “DEUSA PLATINADA”-GLOBO- CLAUDICA...
 
É deveras difícil e duro mesmo criticar,aqui e agora, colegas jornalistas da televisão,como a TV  GLOBO, que até algum tempo atrás era chamada de “deusa platinada”... Faz parte a propaganda...que seria a imagem do negócio,a “salvação da lavoura” dos Marinho e a glória de índices de IBOPEs da vida,com novelas e novelas,bem a gosto do Brasil e de Portugal.Hoje,o Brasil é “emergente” e Portugal da “União Européia”...XIQUE NO URTIMO. Algumas peças- segundo soube- porque nunca as vi,seriam inteligentes e de bom gosto,outras de paladar duvidoso.Uma espécie assim: “doce amargo”.Segundo se deduz,por aqui,o nosso povo gosto do moço bonito,que é pobre e conheci uma jovem rica,filha de fazendeiro,que tem nojo de miserável...ou então de vilão que “mostra a cobra e mostra o pau,também”...Esses escritores de folhetins globais eram pagos regiamente,enquanto os jornalistas –como sempre- suavam a camisa e eram “pau de araras”,à moda nordestina. Coitados!!! Sou do tempo –sinceramente- que não perdia a série de Dias Gomes, onde aparecia o prefeito demagogo e velhaco-bem próximo- de políticos atuais. Aí então até gostava. ODORICO PARAGUAÇU –prefeito da imaginária SUCUPIRA, já deixou saudades e deu o mau exemplo que se repete hoje de Norte a Sul, com essa “cambada toda-pabra da peste,simplesmentemente”. O pitoresco ODORICO queria porque queria,nos “entretanto e nos finalmente” inaugurar um cemitério que construiu e,para sua insatisfatória e incômoda posição prefeiturável: “ninguém morria em Sucupira”...Assim,Odorico ficava “p” da vida,porque não conseguia atingir seu “desideratum”... Uma obra pública inutil...na administração sucupiriana.Dias Gomes era um gênio...Que saudade de gente inteligente e dava recados sutis,sem ofender!!
Coisa chique...no entanto, hoje e antigamente alguns jornalistas- que eram e são rigorosamente maquiados por equipes da “retaguarda”,para não aparecerem,realmente, como a vida é “in natura”...até aí não há problema. Faz parte da imagem.
Como faz parte, a exigência cronométrica dos horários de programação que não extravasam até os segundos. Também faz parte. A “deusa platinada” cumpre rigorosamente o horário, como o Big Bang londrino. Não “pisa na bola”, como as outras televisões- ao que soube- tudo é mais ou menos...uma esculhambação organizada. A TV GLOBO é exigente!!! Escolhe a dedos os seus integrantes na área jornalística onde –de vez em quando- procuro a GLOBONEWS, onde há “coisas” interessantes como às 20 horas, o programa chamado “Em pauta”.Ou então o “Manhattan Connetion”,mas é lá quando os ponteiros indicam a hora de você procurar uma cama...Então é para poucos,pelo horário “desgraçado”!!! Ambos os programas  reúnem um pessoal bem à minha moda...descontraído, divertido, informando e dando exemplo aos outros jornalistas,que –vamos chamar- assim: “deixam a desejar”. Antes de explicar porque alguns jornalistas/apresentadores/entrevistadores “deixam a desejar”... A GLOBONEWS – por seus dirigentes não tomaram um  remediozinho em qualquer lugar e/ou farmácias urbanas e suburbanas se encontra e se chama “SE MANCOL” – fazem a emissora uma deusa do economês (sic) e da deusa diluviniana chamada “repetição” de programas,um “recall”- como se o telespectador chegasse no País,naquele instante,descendo do Oriente,lá da Ásia e “toma repetição”...toma “repetição”. Ninguém merece. Seria lavagem cerebral-televisiva??? Ou é falta de assunto mesmo!!???
EXPLICO,mais além do que acima disse: ninguém merece uma apresentadora do “entre aspas”- (o título do programa é sugestivo),eis que ao tratar de assunto que desconhece e nem procurou saber, fala nome de velho jurista italiano assim: “Césare Becárie”...  Para mim isto é uma  bela “porcárie”...senhora apresentadora “entre aspas”...
“Porcárie” porque o correto é  Cesare Becaría”... (acentuando o “i”).
Outro jornalismo feito por pseudos e não competentes,(embora supostamente perfumados e coloridos,em HD) falam em “estadia” da comitiva presidencial...etc.etc. Quando a língua pátria exige (não pede, a flor do Lácio -exige) se fale “estada”. Estadia é de cavalo,automóvel,avião,caminhão e outros “ao”.Atenção colegas globais – acho até,bem pagos- não falem asneiras...do outro lado da telinha, tem gente que não vê novelas,nem assiste um tal de “Faustão”- o nome e o salário é em “ão”. Sai de baixomeoirmão... Essa não!!! Tou fora dessa avacalhação “platinada”.
Será que o chamado festival de besteiras que assola o País já chegou também na TV GLOBO ??? Tudo leva a crer...
Vou tentar ver a TV CULTURA...de SAMPA, que paga mal os jornalistas, e funcionários, mas não cometem crimes de “lesa pátria”.Lá acho que não há deuses nem deusas...platinadas!!!
Curiosidade: que me desculpem os “Claudio” –nome bonito- mas sua origem vem do imperador romano Claudius, que claudicava...Quem deu ao filho o nome de Claudio – talvez não sabia disso... era funcionário da TV GLOBO. Também,cá entre nós,isso é outra história...que fica para outro programa!!!EM TEMPO: OS CLAUDIO TAMBÉM CHEGARÃO AO REINO DE DEUS.