SOBRE CONFLITOS DE SAMPA,UCRÂNIA E OUTROS...
 
Para fazer “jus” à mestrado que fiz em “Relações Internacionais”,na velhusca e tradicional Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em décadas passadas... e,por outro, tendo eu inclusive até alguma “audiência” de sofredores brasileiros que me acompanham- piedosamente- no recanto das letras,inclusive na nação ucraniana convulsionada... jamais poderia me omitir e esquecer o fato, gravíssimo, que de uns tempos a esta parte ocorre,naquele heróico País, a UCRÂNIA, que não se compara com o aqui e agora de alguns “black blocs” urbanos de SAMPA.  Os dois fenômenos não são literalmente iguais e parecidos,por longitude,latitude,  magnitude,história e fundamentos,razões históricas  além de outros. No fundo, a indignação  e  a pejoração com os administradores,pelo andar da carruagem - ao que parece também é a mesma...porém na UCRÂNIA o buraco é mais em baixo... A UCRANIA – é tão antiga como o “hommo sapiens”-o BRASIL idem, mas seu passado é historicamente cheio de lutas e revoluções,quando não de tragédias como a de 1986,da cidade de Chernobil,onde fundiu o reator nuclear(comunista)--o maior acidente atômico (pacífico) depois das bombas norte-americanas no fim da IIa.Grande Guerra. Contaminação geral e irrestrita ao povo...heróis anônimos morreram...Fui imprudente ao comparar os incidentes menores de SAMPA, com a indignação de KIEV e sua gente,que vive um drama de shakespeariano. “Ser ou não ser”... UCRÂNIA tem miscigenação de raças e povos milenares,histórias fantásticas de dominadores e dominados,revolucionários profissionais e não de gabinetes,diferentes etnias,embora o BRASIL nesta parte também se iguala, “mais ou menos”... “ma non tropo”.  Temos aqui uma obra clássica,de Mario de Andrade— Macunaíma- - de um herói sem caráter... Ao debruçar na história da UCRÂNIA, sinceramente, “tirei o chapéu”... Por exemplo, a UCRÂNIA é milenar em tudo e para a sua atual sustentação como povo e nação, muito sangue correu ao longo dos tempos,alguns imemoriais. O aço para ser forjado precisa de tempo e muito fogo... Respeitante isso, o que ocorreu em SAMPA não foi nada com que a UCRÂNIA já suportou de tiranos,governos,ideologias,políticos, etnias, fanáticos, religiões,sistemas de governo etc.,etc. Os ucranianos –por exemplo – tiveram que lutar no século XX- agora,que se encerrou, na 2ª. Grande Guerra os nazistas e  os soviéticos também...Explicar a UCRÂNIA é complicado...HOJE, ela passa por uma crise econômica- com a queda do crescimento e desvalorização da moeda e,por óbvio, está o povo de olho numa nova oportunidade...(o sol nasceu para todos) e namora a UNIÃO EUROPÉIA, que se encontra também em recuperação dos abalos financeiros de 2008 e anos seguintes,mas cá,entre nós, não suporta mais PUTIN, o czar da RUSSIA, (Putin – “o dono da fabrica da cocada preta” ...ex-agente da KGB e não dá sorrisos,como aqui o dono do “Baú da Felicidade”,ao vender seu peixe...(estragado...).Depois de dono de TV recreativa (ópio do povo),vai transferir essa herança às filhas...o circo continua.                     O governo russo ainda tem  interesse estratégico geopolítico no País,ucraniano,embora independente desde 24 de agosto de 1991,confirmado com referendo popular em 1 de dezembro do mesmo ano. Recorde-se que a UCRÂNIA já foi dominada por anos e anos,pela antiga e velhusca UNIÃO SOVIÉTICA, sepultada por volta de 1991-por via de incompetência,sistema centralizador, economia atrasada e nada de liberdade. PÃO E LIBERDADE CAMINHAM JUNTOS.ISTO É TÃO ÓBVIO COMO ANDAR PARA FRENTE. Entretanto,dentro do País fala-se mais russo do que a língua nacional e demogràficamente,os russos tem muita influência territorial...além de interesses sérios sobre a UCRÂNIA, pela sua posição estratégica,privilegiada, com porto marítimo na Criméia, onde os russos tem seus inocentes navios mercantes e os poderosos submarinos atômicos e paquetes blindados que fazem guerra,também...  Sem mar ucraniano a RUSSIA estaria “ferrada”...GUERRA SERIA SÓ POR TERRA OU PELO AR... Por outro, a UCRÂNIA, historicamente, também está “ferrada”, tudo porque depende do gás que a RUSSIA tem para dar e vender...É dependente... Por outro, a UNIÃO EUROPÉIA –além de oportunidades econômicas,financeiras e políticas, tem também, liberdade e turismo, o que não faz mal a ninguém. O levante de KIEV é coisa bem séria--não é para “inglês ver”—e, não se compara com a rebeliãozinha de SAMPA, ( com feridos no escroto inocente,inconformado). Aqui entre nós também temos nossas razões tupiniquins...emocionais e fundamentais. O padrão FIFA seria mesmo o ideal...mas é para poucos.Acho que o fenômeno  de junho ano passado foi coisa séria,por aqui...quando universitários,classe média (não a classe média da dona Dilma de 1.500 reais mensais...(hoje consumistas arrependidos) ...Todos saíram para indignar-se,com razão,após aumento das passagens de ônibus e coletivos. Foi uma “diretas já” ao inverso...Não havia só alguns grupos de “salvadores da pátria”...ERA O POVO MESMO,SEM LIDERES!!! A UCRANIA leva vantagem pelo seu passado histórico...Tiro o chapéu para essa oposição que tem um líder esportista,ao que soube lutador de boxe. Aliás, não é a minha preferência,nem mesmo a FIFA, a COPA e seus seguidores...coitados. O nosso lutador tupiniquim do boxe, o velho Maguila,ao que parece- depois de tanta porrada na cara- entrou nas estatísticas médicas... está com mal de Alzheimer...neurônios fundidos!!(Na a ver com conhecimento). Contam que há tempos,no auge da fama,o nosso “herói” foi aos ESTADOS UNIDOS lutar –não sei com quem,mas também não interessa agora- e ao ver a  simpática faixa escrita: “WELCOME MAGUILA”...este,na mais absoluta e santa ignorância,ficou enfurecido ao chegar numa cidade qualquer, de um Estado qualquer dos EUA, onde há também gente com gosto esportivo duvidoso e perguntou: “Quem é esse Wel que diz que me come????”. Ninguém respondeu...O silêncio dominou a circunstância... Ao grupo de Maguila interessava a vitória e dólares...no bolso e nas sacolas!!! Tem gosto para tudo.Tem gente também.Eram os “mensaleiros” de um esporte de mau gosto,mas dava e dá dinheiro... Recente- apareceu- um outro “salva pátria” desse gênero...Ignoro.
 Comentava-se ao tempo,entre os alunos,da ESP de SAMPA que um tal de FHC teria passado por essa instituição,esta hoje vive de “pires na mão” à procura de doação e colaboradores,  professores e, ouvi dizer que também piedosamente o nosso empresário nacional –que jamais quis entrar na Política – o sábio Antonio Erminio de Moraes também colaborava, para manter de pé essa tradicional escola de nível superior... Quantas escolas boas neste país precisam de colaboradores competentes e honestos para sobreviver, tirando o caso de duas universidades malandras e sem-vergonhas do Rio de Janeiro – a Gama Filho e a Univer-cidade que o próprio governo petista- num arroubo espasmódico – as acabou  fechando. “DEO GRATIAS” diziam meus primeiros mestres cônegos aportados na minha terra natal- vindos de longe- lá da Bélgica, da Holanda, da Polônia e Países Baixos. O cônego Lino era o único brasileiro que ensinava Português...Obrigava a ler o poeta Camões e era também necessário  conhecer LATIM e a GRAMÁTICA PORTUGUESA... (imaginem que ousadia, extravagância e loucura)...Aprendi com cônego Lino que quem não sabe LATIM e desconhece a GRAMÁTICA não sabe nada da língua portuguesa... Cônego Lino era um subversivo!!A falência de duas universidades,por outro, injustiçou- direta e indiretamente –até jovens competentes, como um que havia passado  no chamado EXAME DA OAB- prova que derruba eventuais aventureiros para exercer a nobre Advocacia e a aplicação do DIREITO.Sem mesmo o heróico jovem estar diplomado formalmente  e, outros lá do Rio de Janeiro e adjacências- também notáveis- vítimas do festival de incompetência e ganância que assola o País. São os inocentes úteis de “fábricas de diplomas” e “agências de ensino falidas” .Não entendo mais nada=um ensino público falido e o particular “golpista”,vai à falência como um malandro da praça Mauá,lugar da antiga boemía carioca!!! (Como tenho saudade do tempo em que o ensino  público era primoroso e dava de dez a zero em instituições particulares,que ainda eram também boas...) Hoje, está tudo dominado.
Nem tudo está dominado no mundo, porque na UCRÂNIA é diferente da “terra brasiliensis”. Lá –apesar do rigoroso frio e da neve impiedosa – o sangue do povo ferve em KIEV e outras cidades, como anda fervendo o ar em praias cariocas e até mesmo em metrópoles –como SAMPA- que não tem praia,nem “garota de Ipanema”. O tempo também anda maluco em todo mundo.Não podemos nos queixar. Temos que agüentar mais coisas ainda...
A UCRÂNIA –sinceramente- não é uma SÍRIA que tem um povo notável,mas um presidente cruel e impiedoso – esse “não come criancinhas” ,como diziam os americanos frente a ex-rival UNIÃO SOVIÉTICA - poderosa e temida. Esse presidente sírio já mata “a cobra e mostra o pau”-diretamente acaba logo com  todas as criancinhas,velhos,virgens,piedosas velhinhas,gente a favor e contra indistintamente. “É um porra louco”...O PODER ESTÁ ACIMA DE TUDO E DE TODOS. Os incomodados que se retirem... e bombas e gazes proibidos pela Convenção de Genebra não perturbam esse figurão,nem seus adversários e detratores- Um “perna-longa” do inocente Walt Disney...a serviço das agências funerárias!! HAJA SACO. Há estilhaços,ruídos e vítimas até no LIBANO -   que,desculpando minha santa ignorância histórica e geográfica- não tem nada com isso...A ONU não intervém- tudo porque é “briga doméstica”. Conflito de “primos” ou é coisa de marido e mulher... segundo a ONU, ela só entra quando as brigas são internacionalizadas...(sic). Essa bagunça do tirano sírio já matou mais de 200 mil pessoas...para os sensatos- isso já é holocausto!!! Ao que ouvi dizer, PUTIN tem alguma coisa nesse “negócio” ou lucro em funeral sírio-libanês.
Ultimamente,digo: “pare o mundo que eu quero descer”... O BRASILEIRO TEM  QUE ENSINAR A MUITOS GOVERNANTES LÁ DE FORA A CONVIVÊNCIA FRATERNA,ENTRE IRMÃOS!! ATÉ LEMBRO DO CLUBE “HOLMS” DE SAMPA, NA AVENIDA PAULISTA, NOME ORIGINÁRIO DA CIDADE SÍRIA DE HOLMS,... NEM SE FALA NELE MAIS... ERA DO MEU TEMPO ESSE NOBRE CLUBE, COMO NOBRE É A HEBRAICA,SITUADA NO BAIRRO DE BOM RETIRO, CHEIO DE JUDEUS, ARMÊNIOS E ÁRABES-TODOS “PRIMOS”... TODOS VIVENDO PACIFICAMENTE.
O bairro do Bom Retiro,em SAMPA, é sugestivo... É o reino do céu!!!!