Katka_Kuptova_20.jpg

CORPO SARADO: SINÔNIMO DE SAÚDE?

Fiquei impressionada com a entrevista que o cantor Netinho deu ontem ao Faustão. Estava em casa de minha sogra, e quando o vimos entrar no palco, tão magro e com aparência tão sofrida, lembramos daquele homem forte e entusiasmado que costumava levantar multidões, e mal pudemos acreditar.
Ele contou a sua história, e os amargos sete meses que passou em uma cama de hospital tentando recuperar-se de problemas sérios de saúde que atingiram seu fígado e causaram tromboses nas pernas e braços. Ele mesmo confessou que, não fosse pelas boas condições financeiras das quais desfruta, que possibilitam que tenha acesso a bons médicos e hospitais, teria morrido. Um hospital público não proporcionaria a ele o tratamento que precisou.
Ao final da entrevista – durante a qual ele parou para chorar muitas vezes – ele nos contou o motivo de seu estado de saúde fragilizado: o uso de anabolizantes. Lembrei-me do ator Arnold Schwazenegger que há anos teve um ataque cardíaco devido ao uso de tais medicamentos, e de um outro programa ao qual assisti há algum tempo que mostrava pessoas que tiveram membros amputados devido ao uso de anabolizantes.
Fico pensando nos corpos ‘malhados’ que hoje vemos desfilando pelas praias, piscinas e calçadões da vida real, e exibindo-se em programas de TV e reality shows. Mulheres que tem pernas musculosas como as de homens, vozes masculinizadas e bíceps que não são páreo para qualquer homem normal; garotos tatuados e musculosos, exibindo a famosa ‘barriga tanquinho’, sem uma só grama de gordura. Este é o padrão de beleza atual. Beleza? Além de extremamente perigoso, eu acho muito feio... o que será destas pessoas daqui a algum tempo? Que problemas de saúde enfrentarão em nome da vaidade exacerbada?
Netinho finaliza sua entrevista dando o conselho óbvio à juventude de hoje: não façam uso de anabolizantes. Tenho certeza de que muitos dos que assistiram, e usam tais ‘bombas’, após um longo bocejo, pensaram: “Ah, isto só acontece aos outros...”


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 03/02/2014
Reeditado em 03/02/2014
Código do texto: T4676734
Classificação de conteúdo: seguro