SDO_eclipsesolar_30012014.jpg
ECLIPSE SOLAR
 
Nasa/SDO - Solar Dynamics Observatory registrou um eclipse solar em 30/01/2014. E a foto acima é uma prova irrefutável do belo evento. Ninguém a olho nu conseguiu daqui da Terra ver o fenômeno que só foi observado do espaço, pelos olhos da sonda que órbita o nosso planeta. Anualmente o SDO registra a passagem da Lua diante do disco solar. Mas desta vez foi especial pois durou 2,5 horas, o mais longo nos quatro anos da missão. E o disco solar teve obstrução de 90%. A sonda do SDO utiliza energia solar. Para evitar problemas, ela recebeu uma carga extra nas baterias para "sobreviver" à passagem da Lua diante da sua fonte de energia. Curiosamente, logo que a Lua sai da frente do Sol, ocorre um belo flare solar que tem origem na enorme região ativa AR 1967 que surgiu por esses dias e, por conta da rotação do Sol, ficará de frente para a Terra nos próximos dias.      
                
                     Professor de Física nuclear - Dulcidio Braz Júnior
 
Uma vez consegui assisti um eclipse, foi um fenômeno único, fascinou-me. Nunca imaginava que poderia ver um espetáculo natural assim, tal beleza é impar e demonstra o quão perfeito é o dom de  Deus, em sua magnitude criar para os seres humanos uma fonte de energia tão poderosa, que gera vida.

Saber que o sol faz naturalmente germinar a semente, do pão que alimenta o homem. Produz energia vital e vitaminas para nosso corpo, quão delicioso é poder tomar um banho de sol...

 
A luz que governa o dia, é majestosa, tudo completamente iluminado, é fabuloso!  É para nós pararmos e refletirmos até mesmo a energia da luz elétrica que usamos a noite, é trazida da energia solar.
 
É o sol que controla a marés dos oceanos, gerando o ciclo natural da vida marítima. Trás aumento do vapor pelo calor emitido na terra, gerando nuvens que produzem nossas chuvas e levantando o nível das águas.
 
O homem construiu usinas, que armazenam muitas águas e as forças destas águas, gera energia. Criamos placas solares que absorvem a energia da luz do sol durante o dia e ilumina as casas a noite, além disso, como se não bastasse, trás também a beleza inigualável do arco-íris...
 
O arco-íris é um fenômeno natural que aparece devido à dispersão da luz solar quando é refratada nas gotículas de chuva presentes na atmosfera. Ele aparece sempre na direção oposta ao Sol o que indica também uma reflexão da luz solar nas gotículas de chuva.



imagens-imagens-do-espaco-sideral-af0199.jpg
 Assim sinto este espetáculo da natureza, ele tanto nos aquece, sustenta, provê alimento, inspiração, fascínio, imaginar que lá de tão longe, no alto do espaço sideral e ao mesmo tempo tão perto... Nos reflete aqui na terra, o poder majestoso do astro rei “sol”.


Leti Ribeiro
04/02/2014