PRENDI – 5- “PISOLATOS” DO BANCO DO BRASIL.
NÃO DEU MANCHETE NOS JORNAIS...
II –PARTE E AINDA CONTINUAÇÃO.
 
Foi numa madrugada fria,exatamente em 31 de março para 1º. de abril,quando a polícia ficava de sobreaviso – exatamente em razão de alguma manifestação chamada de “anti-revolucionária”, quando o fato aconteceu... O sobreaviso era por ordem bem superior...não de Piracicaba,uma chefia periférica... O ano não me recordo porque não dá para guardar tudo em nosso HP cerebral, mesmo porque o cérebro apaga...Até é bom. Hoje se diz: deleta.Há muita informação e pouco conteúdo!!
Os nomes de alguns dos figurantes também foram apagados...mesmo porque nada disso é importante.
Importante é o fato em si e ponto final. É tudo verdade.
Conforme dissera,era só o delegado titular e eu,como adjunto. Como numa monarquia despótica, o titular fazia à corte,junto ao público e despachantes(isso rendia alguma coisa...) e, ao adjunto-eu- devia fazer diligências,necropsias,exumações,atender aos queixosos(com e sem razão) e,principalmente, promover auto de prisão em flagrantes, de qualquer natureza.
Esse flagrante foi de madrugada e o plantão meu era em casa. Ninguém é de ferro! O telefone tocou e sabia já que alguma “bomba” vinha cair no meu colo. De madrugada ninguém liga para dizer “bom sono” ou falar em coisas boas...
Essa bomba caiu e explodiu,no meu colo... Assim foi.
Cinco (5) altos,  importantes e bem remunerados funcionários,procedentes de Brasília, do Banco do Brasil estavam implantando uma rede,de computadores, via internet- entre agências- em Campinas e região e se encontravam,circunstancialmente, na cidade próxima em Araras. Aí, um ou mais “espertinhos” –depois de longa e interminável bebedeira,na noite e madrugada,num bar no horto daquela cidade, depois de pagarem alta conta etílica,resolveram levar de “souvenir” para casa, uma estátua de deusa grega,doada pela pátria grega,onde nasceram Platão,Aristóteles e Sócrates(atenção não era nenhum jogador de futebol,este último).
Não escrevo nada de esportes,nem de esportistas...profissionais ou amadores!
Um presente assim qualquer cidade e prefeito, mesmo o Odorico Paraguaçu iriam se orgulhar... Imaginem as assessoras, as inesquecíveis “virgens” cajazeiras...de Araras!! Se a memória não me falha o burgo-maior,na época, era do PMDB – esse partido velhaco, que foi aluno/discipulo de Odorico-de Sucupira, um herói sem caráter – que sempre foi parasita aliado dos inquilinos do Poder,lá do Planalto central.Atualmente,ao que sei por alto, até hoje tem o vice-presidente de nossa república verde-amarela...como afiliado de carteirinha.Pior, é jurista e agüenta esse festival de besteiras que assola o país...(um jurista que atende em seu gabinete os tiriricas maldosos,mensaleiros ou não,que infestam os gabinetes oficiais).Bom, nada me espanta... O DNA desse velhusco partido abriga também um senhor feudal da capitania hereditária do Maranhão,com filha governadora,filho político também e, ainda, com um só livro – que nunca li e acho ninguém leu – ocupa,atualmente, uma cadeira vestindo um “fardão” patético, ao lado do escritor competente João Ubaldo....(coitado do João Ubaldo...).O mais intrigante é que o “cabradapeste” é do Maranhão e senador do AMAPÁ... Vocês entenderam isso??? Eu não!!!
Continuando,no passado.
Como alguém viu e denunciou os criminosos –realmente-não procurei saber pormenores...só que a Polícia,local,via rádio, avisou as demais que uns indivíduos, numa Belina, levaram uma estátua importante que ornava  um belo gramado,cultivado do prefeito e do povo ararense. 
Aí começou a confusão... A Guarda Municipal da minha cidade,ao na rotina da madrugada ao averiguar uma Belina,diante da Estação da FEPASA,(esta falecida já estava com câncer)- encontrou o produto do crime. Estava o veículo com a traseira arreada e lá descansava a inocente estátua-(uma deusa), que para a cidade de Araras, era orgulho de todos. Um dos 5 (cinco)-indigitados/suspeitos ia embarcar na ferroviária local,pois,ainda,embora combalida a FEPASA (já doente com metásteses) ainda se prestava a levar passageiros,(sic), do Interior para SAMPA.Uma temeridade!
A Guarda Municipal levou-os todos à minha presença e ficaram numa velha poltrona, porém confortável, sem policiais militares ao lado- sem algemas- e aí comecei cavalheirescamente a conversar...Mesmo embriagados e alguns ressacados e assustados...Um deles disse-me que sua mulher era chefe de gabinete do Ministro da Educação, Ney Braga-da revolução de 64; o outro, dizia que era sobrinho de um desembargador do Tribunal de Justiça de SAMPA; outro também tinha parentesco com pessoa influente e coisa e tal. Assim foi.
Como era jornalista e distraidamente vesti o uniforme de delegar...muito embora também já professorava...e sabia que não era um “salvador da pátria” como ainda alguns da segurança pública assim pensam e dormem com aquela carteirinha patriótica e acham que todas as leis são sábias,porque vem de Brasília..,Enquanto conversava com os “pisolatos”-- uma ligação de Araras,de colegas delegados desesperados pedindo para fazer a prisão em flagrante,pois, já na madrugada fria,o prefeito –que era da oposição,uma vez pemedebistasemprepemedebista (igual corintiano fanático que deixa mulher,filhos e vai ao Japão para ver o timão) – e queria,porque queria que o “circo pegasse fogo”.Por outro, os colegas já tomavam conhecimento e informavam que vinham até onde estava para levar os marginais,de volta,eis que o crime de furto- artigo 155 do Código Penal, mais agravantes – devia ser, após o flagrante,  apurado e julgado em Araras!! Tinham razão.
De repente,entra na minha sala o então gerente do BB-agitado,nervoso,descontrolado,apressado- também foi acordado de madrugada,(jamais isso acontecera:acordar de madrugada),por alguém superior que telefonou e exigiu...providências patrióticas!Uma novidade para ele...Então- aproximou-se- com o dedo quase no meu nariz,indagou,com solenidade e misto de indignação:
“O SR. VAI PRENDER FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL????”
O jornalista – não o delegado – respeitosamente disse-lhe: Com o senhor,assim, eu não falo...por favor chame aqui, dr.Altilino Meireles, que era o advogado do BB, e meu conhecido e amigo”.
Foi o que ocorreu... e o nosso Altilino logo veio e quedou-se,inerte,sem nada dizer ou contrariar... Era um sábio! Os “pisolatos” só ouviam e nada falavam.
“O dado havia sido lançado”... Expressão latina,versada,na língua pátria.
Dr. Altilino –era do tempo que, se estudava LATIM...
 
TEM CONTINUAÇÃO...  paciência...paciência....