POR QUE?
Já não é de hoje, desde que nos formamos em Direito, no Código de Ética há rígidos preceitos para os formandos  evitar a publicidade pessoal associado a alguma outra parafernália. Como consequência a punição. E vem mesmo, rigorosa a fim de evitar o aviltamento da profissão, muito embora,ultimamente, com prisões recentes ficou provado que a advocacia, com sua nobreza e circunstância, parece que está indo em parte “pelo brejo”. Mas a causa não é a violação do conceito ético-até singelo- de auto promoção com parafernálias(gente,publicidade,etc) e quejandos. Os fatos são mais graves ou aviltantes. São crimes comuns,como formação de quadrilhas,golpes de toda espécie até no,intransponíveis escalões,republicanos, BNDES,BBs,etc,etc.
Nas profissões liberais outras acho, não conheço todos os Códigos de Ética dessas inúmeras profissões, não há tantos problemas publicitários ao grande público, muito embora, "in casu”  médicos e dentistas são campeões de algumas promoções por via desses terríveis agentes de laboratório que nos incomodam quando invadem consultórios, as consultas dos pacientes desprotegidos, pela força que tem o poder econômico em furar fila para anunciar/vender o seu “produto” – bom ou mau.O problema  existe e é mais profundo -dependendo do médico a arraigada “cantada” para  empurrar ao paciente indefeso, um produto geralmente de marca, eis como soe acontecer, muitas receitas de genéricos são postergadas, em conflito com o bolso do cliente ou contribuinte.Nem todos os médicos conhecem os componentes básicos dos remédios chamados “genéricos” e para não apanhar o livrinho... comodamente, receitam o de marca,geralmente mais caro.Até poderão ter suas razões...Mas a ousadia de agentes, "paus mandados” desses laboratórios, convidam o médico para outras aventuras como viagens ao Exterior (família e tudo), Congressos da classe não em Chibrobó, onde não há hotel de cinco estrelas,restaurantes,piscinas,todos a perder de estrelas, tudo ou quase tudo pago pelo indigitado/poderoso fabricante...alguns médicos nem pensam duas vezes e o negócio já está formalizado.Data,hora,passagem de avião, delivery,etc,etc..Esses invasores de consultório(embora a atividade não seja ilícita),atrasam os clientes e mercadores de algumas porcarias e convites indecentes, até para Congessos,”de araque”,pior sempre pagos pelos fabricantes. É sodorra e gomorra.São os bagrinhos de mala preta, discretos mas “pau mandado”...Ninguém se envergonha, smj. de receber uma “lembrançazinha”...Nunca vi um médico-publicamente- achar ruim esse procedimento!!!A conversa é particular ou íntima. Talvez piedosamente sejam também “mensageiros do bem,da saúde e da paz”...quem sabe... já que os consultórios estão sempre superlotados.Como tem doente neste País!! Sem falar na dengue...uma praga nacional,igual ao fanatismo futebolistico!!!
Ainda de profissões chamadas liberais nada contra o engenheiros, salvo de esteja ignorando e fazendo o papel de palhaço.Mas nada se vê na mídia!
Agora os dentistas, esses sim, tal qual médicos, talvez até em menor profusão, recebem escovas de dentes “personalizadas”, com o nome e a propaganda que fazem. É uma vergonha,muito embora desconheça o Código de Ética, dos que lidam com buticões...Sorrisos brancos (quem não gostaria?),etc, etc,, Só que nem todos geneticamente tem realmente os dentes de 9 entre 10 estrelas de cinema. Uma falácia que deveria acabar.Até mesmo o branqueamento a laser não dura além de seis meses,na boca do infeliz!! Ninguém fala sobre isso.O segredo é a alma do negócio!
 Começar uma ampla campanha nacional (particular ou governamental) nada se vê nada se ouve- ( o que hoje se anuncia  é  a COPA DAS COPAS- abandonando-se a velhusca expressão, PÁTRIA DA BOLA E DA CHUTEIRA... Recorde-se que o único “embaixador” brasileiro,mais conhecido no mundo e que não fez vestibular no Itamaraty foi o futebolista- “Pelé”... Por outro,os “gênios” da comunicação de massa, a serviço da FIFA e GOVERNOS, viraram o “disco”. Abomino colegas jornalistas- vendilhões- que servem a governos,de qualquer partido para maquinar coisas milagrosas. Jornalismo é coisa mais nobre.  O certo é- cada macaco- ficar em galhos e árvores,mas nunca palacianas. Deixem isso para os “gênios”-badalados/premiados- da propaganda e/ou publicidade, que usa o processo subliminar a favor dos mais patriotas-idiotas que admiram esse sujo e abominável futebol tupiniquim e internacional,onde “mala preta”,dinheiro,luxo,fama,mulheres,puxa-sacos-nunca faltam.         JORNALISTA é igual a “sniper” –traduzindo- “franco atirador", sem lenço nem documento...é como o cinegrafista da TV BANDEIRANTES, que trabalhando para ganhar o “leite das criancinhas”, tem o crânio estourado,por irresponsáveis,vândalos,em meio aos “homens da lei e da ordem”-nacional,verde-amarela,etc e tal.Para que toda a  classe do buticão, por benemerência e reconhecimento pelo “status” gerado com esforço da pessoa,da família, da sociedade em geral, esta paga imposto indireto,para cada formando em qualquer profissão para “a posterori” a exibição do canudo,jamais se cogita- fazer caridade!! O pobre “diabo” jamais terá pelo menos dentes artificiais...(só uma “chapa”) e vida mais digna.Melhor vender pastas e escovas de dente. As industrias multinacionais agradecem e sempre mandam um “presentinho” pelos cavaleiros viajantes que usam mala preta...Implante nem falar, quem não pode se sacode!!
O país não tem um PER INGVAR BRANEMARK, médico sueco,cientista que residiu,só residiu em Bauru,pesquisando,pesquisando e poderia ser prêmio NOBEL...por tudo que fez e descobriu.
Êle- o grande suéco-brasileiro- será objeto de outra crônica! ( especial....)