BRASIL:UMA PÁTRIA SEM  PRÊMIO NOBEL...
 
Estou deveras, ou “deverasmente” preocupado e inquieto como diria Dias Gomes,na boca do velhaco e safado prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu,  ao saber que a presidente Cristina Kirchner,da nossa irmã-vizinha e compradora de caderneta- Argentina, está andando e cambaleando,  batendo bolsinhas como antigamente,no século passado, como as nossas mulheres daqui que freqüentavam o cais do porto no Rio de Janeiro...  O dinheiro era escasso e os turistas não aportavam no “píer”... Queriam dólares, queriam turistas...queriam tudo! A situação por lá, está difícil.mesmo com o papa Francisco- esse homem notável e “subversivo”,para a elite endinheirada norte-americana Leia-se/entenda-se- “republicanos” retrógrados!
Essa preocupação se esvai ao saber que a nossa vizinha e querida Argentina,onde o turista brasileiro é tratado com elevada finura...Por outro , não acontece isso,no mundo futebolístico...mas esse assunto não quero falar e sinceramente também não me interessa. Não sou fã de Pelé nem  de Maradona da vida. Como os japoneses... sou mais Zico!!
O que me preocupa não são os argentinos,(politicamente mais avançados na AL), nem a presidente de lá,(andou doente),muito embora,ao que se sabe a “coisa” não anda nada boa,em todos os sentidos na pátria portenha,com uma inflação além dos 10%. Mas isso é assunto de aplicadores,financistas e economistas. Não me dou bem nessa área nem com essa gente...O assunto é “interna corporis” e não vem ao caso.Muito embora essa situação atinja em cheio o bolso do povo,indignado...Aqui, a coisa é mais ou menos igual!!! Crise por crise- a gente se entende.
HISTÒRICAMENTE, me ufano com o povo portenho por um fato relevante, sensacional, que nós brasileiros não sentimos- o povo não está nem aí- até o presente momento,mas:
A ARGENTINA É UM PAÍS PENTACAMPEÃO EM  PRÊMIO NOBEL...
O BRASIL É HEXACAMPEÃO... EM FUTEBOL.
Na  minha santa inocência pergunto se seria porque esse clube do PRÊMIO NOBEL,da Suécia,fundado e criado pelo descobridor da dinamite,TNT, essa entidade de notáveis seria  igual a nossa velhusca Academia Brasileira de Letras, que convida e premia gente e escritor sem competência e sem talento? Ou se seria uma FIFA- com “elevado padrão”, e não tem “panelas”, e corruptos...etc e tal. Todos são ilibados e homens de bem,diz aquela “velhinha de Taubaté”...
Não sei responder isso,com certeza.Nem me arrisco. Posso afirmar –com algum conhecimento de  causa que o nosso notável escritor João Ubaldo, este,realmente merece o seu “fardão”(hoje ridículo) e será mesmo imortal, colega e irmão de Machado de Assis,que coitado,na época,sofria preconceito de cor- nasceu e morreu mulato- e era desprezível funcionário público...um “barnabé”-- sem eira nem beira, como se dizia no império colonial português!
Pensava- na minha santa ignorância – que a ARGENTINA tinha três de 3 prêmios NOBEL...mas, aprofundando melhor, verifiquei que são cinco de 5, a saber:
  1. CARLO SAAVECHA LAMMAS-1936-JURISTA;
  2. BERNARDO ALBERTO HONSSAY-1947- MEDICINA;
  3. LUIS FEDERICO LELOIR-1970- QUÍMICA;
  4. ADOLFO PEREZ ESQUIVEL-1980- DIREITOS HUMANOS;
  5. CESAR MILTEINS-1984- CIÊNCIAS HUMANAS-PAZ.
 
 
Como absolutamente nada sei de história de futebol profissional e ou amador, perguntei a um “papagaio de pirata” –esse tipo que acompanha tudo e nada  esquece do esporte bretão,desses também comentaristas esportivos, que não ouço de jeito nenhum... mas dizem que falam também muita bobagem...Perguntei a pessoal da esquina que no País verde-amarelo todo mundo é técnico dessa coisa..Sei,causalmente que,antigamente,na Revolução/golpe de 64 até presidente da república escalava seleção profissional canarinho,em plena COPA,contrariando o técnico oficial...Enfim,aqui tudo é possível. Até pagar milhares ou milhões a marqueteiros premiados para “genialmente” escrever frases de efeito,como COPA DAS COPAS, subliminarmente para   perpetuação no Planalto, “panis et  circus”!! -Mesmo que depois venha uma conta brava impossível de se pagar pelo povo,inclusive torcedores idiotas ou não idem e bis in idem. Mas aí a eleição já passou...a COPA DAS COPAS terminou e assim por diante– Aí vem uma PERGUNTA  contundente: Depois de hexa- o que vem?? Qual seria a palavra correta??? Caso a seleção do Felipão seja campeã???
  •  
 VEM BURACO NEGRO!! UM PAÍS SEM PRÊMIO NOBEL,MAS CAMPEÃO...