ESCOLAS DE AMOR (formação espiritual)

UNIVERSIDADE DE FORMAÇÃO ESPIRITUAL

Iran Di Valença –poeta e escritor

No próximo dia 9 de agosto, completarei 89 anos. Realmente é uma longa idade. Se voltarmos ao passado, durante esse período foram criadas as maiores invenções do século XX, na sua maioria com sementes de descobertas de grandes gênios da humanidade, como Leonardo Da Vinci, Alexandre Gran Bell, Edson, Marconi, Isaac Newton, Eisnestein, Sabin, Henry Ford, os Curie, Bismarck, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, etc., e inúmeros outros em todos os campos das ciências.

Sabiamente o famoso apresentador Chacrinha dizia: “Nada se cria, tudo se copia”. Na nossa longa idade podemos observar a veracidade da expressão. Todas as grandes invenções foram “obras do acaso”. Uma entidade espiritual me orientava: “Tudo que há e aparece no mundo é obra da natureza, cuja essência é Deus.” Exclusivamente cabe a humanidade descobri-las para desfrutá-las. Eis porque os cientistas ou os que qualificamos de “descobridores e criadores”, só depois de infrutíferas tentativas, surgem um imprevisto, o “ovo de Colombo” e assim está “descoberta ou criada” a “invenção”. Todas essas criaturas nasceram com uma Missão Divina para “entenderem as lições da Natureza (Deus) e assim contribuírem para a evolução do ente humano, único ser com capacidade intuitiva (Halo Divino)”

E como as gentes podem descobri-las? Estudando, pesquisando, vivendo experiências e assim aprimorando a sua própria existência.

Eis porque nos surgiu a concepção, aparentemente absurda: Se o homem criou Escolas para sua própria formação intelectual e profissional porque até hoje ele não pensou em implantar Escolas de Formação Espiritual ou para ser mais explícito, Escolas de Amor (à parte de religiões) dirigidas por sábios e idosos Mentores, com um longo currículo de 30 anos de uma única Boda, reconhecidamente de Amor e Compreensão, conseqüente prole de boa formação moral. O casamento é, incontestavelmente, o mais importante ato na vida de um homem e da mulher e é o único absolutamente capaz de “fazê-los felizes”, realizá-los nos seus “egos”, mesmo que ambos “nasçam” com a Missão Divina antes referida. Alguém disse: “Por traz da realização de um homem sempre há uma mulher”. E isso é uma verdade! Todos os “gênios” da humanidade foram influenciados por uma mulher. A curiosidade e não temos nenhuma versão de não constar o contrario. Porém, é plausível seja a cultura machista do homem sobre a mulher desde seus primórdios. O homem sempre manteve a consciência patriarcal. Ainda bem que a evolução da mulher vislumbra uma mudança nesse tabu absurdo.

Simbolicamente se tem como origem da humanidade, Adão e Eva. Podemos imaginar que ambos, únicos seres intuitivos num ambiente paradisíaco e com Missão de gerar a humanidade, tenham encontrado motivos de desagregação do “lar”, conquanto se acrescente a divergência (desobediência) de Eva em degustar a “fruta do bem e do mal”, não só contrária a posição do seu único companheiro como desobedecendo a Lei Máxima do Criador, cujas conseqüências foram transmitidas para sempre por todos os seus descendentes.

Inegavelmente Deus não se limitou no esforço de formação de um casal feliz gerado e gerador de amor. Posteriormente ele enviou ao seio da humanidade criaturas em Missão de Amor, podendo primeiramente citar a Noé. Outras criaturas altamente espiritualizadas “nasceram” no seu meio, como Buda, Confúcio, Chico Xavier, Madre Tereza de Calcutá, Dona Zilda Arns, Santa Tereza, Ghandi e, claro, outras que dedicaram suas vidas ao amor, ao bem e felicidade da humanidade, contudo, infelizmente não consta destacado no Livro de Registro Armorial. Outros se dedicaram a criar o mal como Samuel Colt, Hiram Stevens (dedicou a vida a fabricar armas), Mikaheil Kalachnovecov e outros. O mal sempre andou em paridade com o bem. A diferença é que o mal despertar o sentimento inferior do homem e o bem é humilde.

Todavia, Deus não se deu por vencido. Destacou um dos seus amados Filhos, Jesus, para, a Missão Altamente Gloriosa: Ensinar o amor, a fraternidade entre os seres humanos, enfim, todas as virtudes capazes dos entes de sua magna criação, reencontrar o Paraíso. Lamentavelmente o casal, desobedecendo sua Lei já havia disseminado o mal, tendo como exemplo o seu filho Caim. E no Livro de Registro Armorial consta a imolação do Filho de Deus no Gólgota.

Como a Sagrada Escritura afirma que Deus perdoará setenta vezes sete, conquanto nós, particularmente, não tenhamos esperança de nessa encarnação alcançar nova proposta do Senhor, cremos que nessa vida, procuramos não desobedecê-Lo gravemente para numa possível volta futura, encontrar uma humanidade mais fraterna.

Voltando ao assunto da Escola de Amor. Elas teriam no seu currículo um rigoroso Curso de Amor Familiar. O casamento só poderia acontecer depois de ambos nubentes cumprirem o currículo sob orientação de sábios e experimentados Professores Espirituais e assim construírem um lar de boa formação.

Ao imaginar a importância dessas Escolas, vislumbro um mundo de Paz e Amor não só entre as gentes como entre as nações sob a bandeira de todos por um e um por todos. A experiência, que é a roupa da teoria, comprova que num lar de boa formação amorosa, fraternal, a família gerada segue o mesmo caminho. A alegação de que a “religião é o ópio do povo” é contestável porque é no centro dela que se induz ao bem e o bem é sempre contestado pelo mal.

Vou dar cabo de trabalhar por essa idéia, escrevendo para a ONU, órgão que se apresenta como unificador dos povos. Talvez assim ela atinja realmente seu objetivo. Parece-me que ela tem poderes, através dos seus membros, de implantar tais leis internacionais, como tem de congregar povos para punir outros numa interferência indevida e até em conflitos.

envelofax@yahoo.com.br -