O Amor é uma flor roxa

Semana passada foi aniversário da esposa de um amigo muito querido. O primeiro dela depois de terem se casado. De uma simplicidade sem fim, lá vai ele e prepara para entregar juntamente com as flores de cor lilás que havia comprado, um cartão que declarava além do seu amor a gratidão e devoção que sente por ela estar em sua vida.

Como trabalham no mesmo prédio, ele deu um jeito de pedir à colega da esposa que arrumasse um jeito de retirar a aniversariante da sala para que ele pudesse então deixar os mimos sob sua mesa a fim de surpreendê-la. E assim o fez e o melhor, fez sucesso.

Mais tarde na rede social, ela posta a foto de seus presentes com uma mensagem de felicidade e igual gratidão por tê-lo em sua vida.

Enquanto ele me contava os detalhes da surpresa, e depois de ver a foto das flores que delicadamente ele havia escolhido - na cor favorita dela – eu o parabenizei pelo gesto e disse sobre o fato:

"O amor é uma flor roxa – e as pessoas ao redor ficaram esperando a conhecida e batida conclusão pejorativa, continuei – que nasce no coração dos sábios, porque amar é só pra quem tem coragem, não é para qualquer um. Amar incita a fazer concessões e ao contrário do que se prega, amor de verdade não idealiza e não aprisiona, mas aceita o outro como é.”

Diante da experiência dele e da percepção pessoal a respeito do amor, fiz a seguinte reflexão:

Eu olho pra fora e só vejo o lado de dentro. E é tudo tão bonito e de uma simplicidade que intriga.Seria mais sábio se eu não olhasse, não visse, não percebesse. Mas não dá. Tem caminhos que depois de iniciados não se tem como parar ou voltar. A única alternativa é continuar.

E tem gente que se priva de sentir porque um dia se machucou e jura nunca mais se envolver. Ou se acha valioso demais para que alguém o mereça. Tem aqueles que ainda preferem “ciscar” aqui e ali, assim não “correm o risco” de se prender.

Não tem essa de evitar se prender. Até porque, o outro nunca fica preso a você mesmo que se apaixone perdidamente. Quem se apaixona assume todos os riscos conhecidos e ocultos e não fica preso à pessoa, mas ao que sente por ela. Nunca por obrigação, mas por respeito a si.

Quer ser respeitado por quem você ama? Preserve sua liberdade e a do outro. Antes de você essa pessoa tinha uma vida, um passado, um presente e planos futuros e o melhor, você também.

Uma relação só tem chances reais de dar certo se quem entra em sua vida agregar e somar. Se houver condições ou imposições fatalmente haverá conflitos que podem transformar o que tinha tudo para dar certo em uma experiência traumatizante, o céu em inferno.

Fidelidade não tem nada a ver com olhar, beijar, transar, ou seja, o que for. Se a pessoa a quem você ama lhe basta, você se torna fiel ao sentimento que ela lhe desperta.

Amar é verbo que se conjuga no presente, sem prazo de validade e é questão de amor próprio. Pois a máxima das verdades é: só consegue amar alguém quem se ama.

Amar só pode dar certo quando se empregam 100% de energia por ambas as partes. É tudo ou nada. No amor, duas metades nunca formam um inteiro.

Fernanda Vaitkevicius
Enviado por Fernanda Vaitkevicius em 19/02/2014
Reeditado em 21/02/2014
Código do texto: T4698385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.