A Senhora do Perpétuo Socorro.

Fato que já se tornou tradição em Curitiba são as novenas para Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As novenas ocorrem toda quarta feira em dezessete horários que vão das 6 horas da manhã até às 22 horas da noite. O inicio de cada novena acontece de hora em hora dentro do intervalo anteriormente citado. Quando iniciaram as novenas no inicio na década de 60 eram apenas dois horários, um pela manhã e outro no inicio da noite, porém, devido a grande adesão da população os horários das novenas tiveram que ser ampliados até chegar ao número de dezessete novenas toda quarta feira.

Conheço a novena desde quando era piá com cinco anos, e um fato que sempre me chamou a atenção é que a forma da igreja é arredondada no interior e sua cúpula é toda redonda. Normalmente as formas das igrejas são retangulares e aquela forma arredondada chamou-me a atenção de imediato. Outro fato que desde piá me chamou a atenção foi o grande número de pessoas que assistem a novena. Caro leitor, Muitas pessoas assistem a novena do lado de fora da igreja porque o interior da mesma está superlotado de fiéis.

Algo também comum nas novenas é assisti-las ou participar das mesmas em pé porque é difícil arrumar um lugar para sentar e participar da novena. O calor dentro da igreja também é grande devido ao grande número de devotos presentes no interior da igreja. Outro fato que me chamou a atenção é encontrar pessoas que jamais imaginei encontrar em um ambiente religioso, ou seja, pessoas que conheci em ambientes boêmios e de repente encontro a pessoa lá em ato contrito de oração. Creio que as pessoas boêmias que encontrei também devem ter ficado surpresas em me encontrar lá.

As novenas tiveram inicio na Igreja da Glória que se localiza na Rua Ubaldino do Amaral, e logo tiveram grande adesão por parte dos curitibanos. Devido a grande adesão das pessoas à novena, a Igreja da Glória tornou-se pequena e foi necessário construir um santuário para que abrigasse um maior número de pessoas. Deste modo, em 22 de agosto de 1969 foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a aproximadamente duas quadras do local original. O Santuário foi inaugurado na Praça Portugal na rua acima citada. Mas o atual Santuário também se tornou pequeno, e as 17 novenas que ocorrem as quartas feiras não comportam o número de 30.000 devotos, e por esta razão muitos devotos tem que participar da novena do lado de fora da Igreja.

Devido ao grande número de pessoas que participam das novenas foi necessário adaptar uma linha de ônibus que sai de uma Praça central da cidade até a Igreja e vice versa. Tal atitude se fez necessária porque nas quartas feiras as linhas de ônibus que passam próximas ao Santuário tinham um acréscimo de pessoas muito grande, e este fato acabava criando dificuldades para os usuários cotidianos destas linhas. É belíssimo o espetáculo de fé que acontece às quartas feiras, quando muitos curitibanos vão pedir a Mãe do Perpétuo Socorro que interceda nas preces junto ao seu Filho, o Mestre Jesus.

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 22/02/2014
Código do texto: T4702467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.