Família (EC)

Ano 2014, planeta Terra, lotação esgotada. O conceito de família, ampliado para além dos parentes sanguíneos permite aos filhos terem pai e pai, mãe e mãe ou no caso de divórcio, residirem em dois ou mais endereços, onde poderão ter outros irmãos, uma “boadastra” ou “tio” e com estes, agregados como sogro e sogra, genro e nora, primo e prima, cunhado e cunhada, “namorido” e “namoesposa”. Laços de família incluem pessoas da mesma casa, vizinhos, amigos da cidade ou aqueles virtuais de dentro ou fora do país. Há parentela formada por uma ou mais pessoas e seus animais de estimação, cujas aparências e manias estão cada vez mais parecidas com a dos humanos que os adotaram. Vale lembrar que na linha sucessória, cujo interesse na preservação do patrimônio amealhado deu origem à Família, o Direito não considera válido deixar herança para cães, gatos, porque animais por mais amados que sejam não possuem capacidade para os atos da vida civil. Fãs mais ardorosos de cantores e astros da televisão consideram seus ídolos como alguém da família, colecionando informações a respeito de suas vidas particulares e públicas. Em vida, muitos desses ídolos se permitem fotografar ou passar horas com o admirador premiado. No entanto, ainda que tenham morrido, os ídolos continuam a fazer parte da vida dos fãs, agora como mito ou herói. Nesta sequência misteriosa rumo ao desconhecido, que rende fortunas em vendagem de livros, filmes, angariando fiéis e opositores, imagino que estão nossos pais, maridos, filhos, irmãos, amigos que daqui partiram, mas continuam a nos acompanhar como parceiros invisíveis de caminhada. Crianças e adolescentes (de qualquer idade) passam parte do tempo interagindo com personagens de vídeo game, com os quais se identificam e interagem mil vezes mais que com os pais. No filme ELA, dirigido por Spike Jonze, Theodore (personagem vivido por Joaquin Phoenix) se apaixona por um sistema operacional com voz feminina, programado para demonstrar emoções humanas. Samantha (voz de Scarlett Johansson) vem a conversar com um casal de colegas de trabalho do namorado, participando de encontro a quatro, quando ela fala pelo computador diretamente do bolso de Theodore. Ano 2050, planeta Terra, esquisitices a parte, amigos e parentes brindarão ao nascimento do mais novo “terramarciano” da família. Tim-tim!


Este texto faz parte do Exercício Criativo - Família
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/familia.htm