DE PROTESTO EM PROTESTO, O BRASIL VAI À BAIXO

Quando se ouviu pela primeira vez os rumores de que o Brasil poderia ser a sede da Copa de 2014, os brasileiros vibraram. Ficaram imediatamente tomados pelo afã de serem os bons, os melhores do mundo e detentores do "melhor futebol". Ledo engano, pois a meu ver, a melhor seleção brasileira, foi a de 1970. E o que dizer, das formações anteriores, que vestiram a camisa da Seleção Brasileira e verteram o suor em nome do time e defenderam o Brasil fazendo, sim, "o melhor futebol" e também deixaram gringos de queixo caído?!

Na época de ouro, era raro um jogador ser exposto pela mídia com envolvimento em coisas ilícitas. Quem jogava bola, era um herói! E defendia as cores da bandeira brasileira com louvor. Hoje em dia, basta abrir o jornal ou ligar TV para encontrar os 'astros' do futebol envolvidos em grandes escândalos com drogas, bebidas e demais peripécias, coisas típicas de quem ganha muito dinheiro e tem pouco cérebro para administrar.

Mas o povo, o bom e velho povo brasileiro, desejoso de ver o circo armado, vibrou. E, entre apostas e muita cerveja, comemorou cada escolha das cidades sede dos jogos. Tudo isso, sem levar em consideração a capacidade real de cada cidade para acolher um numero de incontáveis visitantes que vão 'tentar' usufruir de transportes iguais ao que estão acostumados na Europa, pais de origem de muitos dos visitantes.

E, o que nós temos a oferecer?! Metrô? Trem bala? Táxis com motoristas falando inglês, italiano ou francês?! Não, mas certamente algumas de nossas garotas de programa (ops!) melhor dizendo: Acompanhantes de Executivos, estas sim, devem falar ao menos o inglês básico: The book is on the table!!!

E agora, no frigir dos ovos, o povo percebe que os preços disparam e sabem não estar descartada a possibilidade de maiores altas, que vão desde o litro da gasolina, água, passagens aéreas, diárias em hotéis e até mesmo a boa e brasileiríssima caipirinha pode ter o preço bem elevado, então, tomados por uma onda de revolta, saem as ruas para protestos infundados gerando só violência.

Não adianta quebra quebra, mesmo sendo com o rosto coberto por panos pretos ou brancos, o que falta ao Brasil é uma seriedade nas questões que dizem respeito ao povo; este mesmo povo que derruba o suor todos dias enfrentado o dia de trabalho e não, o que pensam uma meia dúzia de engravatados que sobrevoam em seus helicópteros evitando assim a turba ensandecida.

O que falta ao povo é discernimento!

Resta saber se depois do circo, pelo menos vão servir 'brioches"!!