EFEITO COLATERAL

Maria tinha várias e indesejáveis verrugas espalhadas pelo corpo, já havia feito muitas “simpatias” para que elas sumissem, contudo, não obtivera resultado, também já tinha colocado alguns medicamentos sobre elas, esperado o resultado e... Nada!!!Já estava resignada com a ideia de que teria que conviver com elas para o resto de seus dias (e olhe que Maria era uma mulher jovem), mas, eis que estando Maria a assistir um programa de TV, ela ouve o que seria o fim de suas preocupações: O anúncio de um remédio “milagroso” que iria acabar de uma vez por todas com aquelas coisas nojentas e horríveis que faziam com que ela não colocasse blusa “frente única”, pois a maior de suas verrugas estava nas suas costas. Anotou o nome e, com ele em mãos se dirigiu até a farmácia mais próxima de sua casa. Entregou o nome para a balconista. Assustou-se ao ouvir o preço: exorbitante!!!Bom, imaginou: Se era assim tão caro deveria ser bom. Tinha a obrigação de ser bom!Assim pensando, ela tirou o cartão da bolsa e efetuou a compra.

Maria estava tão ansiosa que não conseguiu esperar a noite para usar o tal remédio. No serviço, comentou com as amigas sobre o mesmo, leram a bula e ela resolveu que ali iria fazer uso do remédio. Foram ao banheiro.Maria levantou a blusa. Sentiu uma sensação de que estava “queimando” sua pele, porém acreditou que era “normal” o que sentira. Logo depois com a blusa já baixada, Maria se esqueceu da dor. Trabalhou a tarde toda. No final do expediente, passou na casa de uma de suas filhas (Maria tinha 3). Andou pelo quintal repleto de arvores frutíferas e entrou na casa. Conversou com a filha. Tomou a neta nos braços, permaneceu ali por mais algum tempo depois foi para sua casa.

Fazia muito calor. Ao chegar a sua casa, foi tirando a roupa a caminho do chuveiro e, como fazia todos os dias, olho-se no espelho distraidamente enquanto colocava a mão para ver a temperatura da água... Viu algo que não havia pela manhã!Voltou rápido diante do espelho e se examinou cuidadosamente: Ali: sobre seu seio esquerdo havia surgido uma enorme mancha de um tom de vermelho arroxeado!Deus do céu!O que seria aquilo???Seria uma reação ao remédio?Será que alguma coisa que havia dentro dela tinha “estourado” para fora depois do uso daquele medicamento???Virou-se de costas para o espelho e olhou a verruga... Ali estava ela do mesmo jeito, apenas com um tom esbranquiçado e mais nada que fosse fora do normal.

Lembrou-se que medicamentos são receitados e usados exatamente porque produzem certos efeitos desejados sobre o corpo humano. A reação desejada causada por um medicamento é conhecida como a atividade da droga, ou efeito terapêutico. Mas medicamentos também podem apresentar efeitos indesejados algumas vezes. Esses efeitos indesejados são chamados de efeitos colaterais, reações adversas ou, em alguns casos raros, efeitos letais.

Desesperada, pegou suas roupas na cadeira do banheiro e começou a vasculhar em busca de alguma pista, ou algo que a tirasse daquele desespero... E encontrou a resposta. Ali: dentro do sutiã que ela havia acabado de tirar... Uma amora!!!Toda esmagada, uma grande e madura amora. Agora feliz, lembrou-se: na casa da filha havia um pé da bendita fruta. Então (concluiu) ao passar sob a mesmo, uma deve ter caído dentro de seu sutiã e feito todo aquele “estrago”. Aliviada, Maria sorri de si mesma... Que boba!Ufa!Que sorte!!!

Wal Ispala
Enviado por Wal Ispala em 26/02/2014
Reeditado em 28/02/2014
Código do texto: T4707877
Classificação de conteúdo: seguro