TENSÃO CRESCENTE
(UMA ROSA BRANCA PELA UCRÂNIA E PELA PAZ)


Os Homens não se entendem, nunca se entenderam, não sabem dar o devido valor à Paz. O Ocidente está em alerta com a crise na região ucraniana da Crimeia. O mundo inteiro deveria estar em alerta e com medo, pois a Ucrânia enfrenta uma gravíssima crise, não só política e econômica, mas também social.
A tensão separatista na região pró-russa aumenta progressivamente. O serviço russo de guarda de fronteiras declarou no último fim de semana que cerca de 675 mil ucranianos entraram na Rússia e, segundo a agência estatal russa Itar-Tass, há sinais de uma "catástrofe humanitária" na região.


Tenho alguns amigos ucranianos que moram em Portugal e sei o quanto são pessoas sérias e trabalhadoras. Vitalie Rosca é um deles: um menino de ouro, aluno que conheci na escola onde eu trabalhei. Há pouco mais de uma dúzia de anos ele e a sua família saíram de uma Ucrânia fragilizada pelos conflitos internos e externos e chegaram a Portugal sem conhecerem nada nem ninguém, apenas o dono de uma fábrica de mármore e granito que havia assinado um contrato de trabalho com o pai de Vitalie (pessoa que possuía formação superior, como a maior parte dos  cidadãos ucranianos possui – vale a pena referir que naquela época havia médicos, engenheiros, enfermeiros e professores ucranianos a trabalhar em Portugal, como pedreiros e faxineiros, não querendo desmerecer quem exerce essas profissões, pois todas são dignas de respeito, desde que exercidas com seriedade), a troco de pouco mais de um salário mínimo, o que para aquela família representava muito, pois, como tantas outras, na sua terra natal estava acostumada a (sobre)viver com menos de cinquenta euros por mês. A família de Vitalie falava ucraniano, russo e um pouco de inglês, não conhecia a Língua Portuguesa, mas foi bem acolhida e depressa se integrou no meio e começou a prosperar.

Na escola, inicialmente, Vitalie recebia apoio, aulas extras de Língua Portuguesa e subsídio escolar e alimentar. Passados três anos abdicou das aulas extras, pois era o melhor aluno da turma e um dos melhores da escola, e não apenas nas matérias de Matemática, Ciências, Física, Químíca, TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação), Inglês e Francês, mas também de Língua Portuguesa.
Hoje, Vitalie, é um rapaz alto e forte, com 23  anos.
 
Lamento por tudo que a Ucrânia está a passar. E pensar que ainda há quem acredite que os EUA são os guardiões da paz no nosso planeta! Penso que já  estavam com saudade de uma guerra ativa, depois do Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria... A UE vai atrás e Putin diz que quer defender os ucranianos, mas é um dos que fomenta a guerra, não respeitando a soberania da Ucrânia.
Depois de tudo que os ucranianos já sofreram ao longo da História, basta de humilhação a este povo!
Onde estão as Organizações Internacionais? A Segurança Internacional? O Tribunal Internacional de Nuremberg?  A ONU? A OTAN?
Interesse, é tudo um jogo de interesses! Não bastava a crise que tem fustigado alguns países da Europa! Isto é a "democracia", seja americana ou europeia, em todo o seu esplendor!


Quem irá deter a Rússia? E os maiores agressores da História, americanos e não americanos? Se o pior acontecer, a Guerra do Iraque irá parecer uma brincadeira. E pensar que muitos estão preocupados com futebol e carnaval...
 
Precisamos acreditar que vai haver acordos.
Força, bravo e sofredor Povo Ucraniano!
Eu precisava escrever isto.
Este texto é para ti, Vitalie!




(Vitalie Rosca, jovem ucraniano)


© Ana Flor do Lácio

 
*
 
[A Ucrânia está convocando todos seus reservistas militares e vai garantir que as forças armadas estejam prontas para o combate "o mais rápido possível", disse neste domingo (2) a principal autoridade de segurança do país, um dia após o Senado russo dar aval a uma possível intervenção militar na região ucraniana da Crimeia.]
(g1.globo.com  -  02/03/2014)
*
[O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Iatseniuk, disse hoje que o país está «à beira do desaste», depois da declaração de guerra da Rússia.
"Este é um alerta vermelho. Se não é uma ameaça, é então uma declaração de guerra ao meu país", afirmou Arseniy Iatseniuk, numa declaração em que também apelou ao "presidente Vladimir Putin para retirar as suas forças armadas" da Ucrânia.]
(in diariodigital.sapo.pt/news – 02/03/2014, às 12:03)
*
[ - Crise na Ucrânia: punição a Putin é teste para Obama -
A entrada das tropas russas na Crimeia desafia a liderança americana no mundo. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ordenou medidas destinadas a prejudicar a economia da Rússia e isolar o país, como retaliação ao envio de tropas russas à Ucrania. Autoridades americanas dizem que o presidente russo Vladimir Putin tomou uma péssima decisão, que vai deixar o seu país em uma posição muito mais fraca.
A crise política na Ucrânia acaba assim por ser um teste crítico da liderança de Obama, que vai demonstrar o quanto os Estados Unidos ainda têm de influência no mundo.]

  (g1.globo.com  - 03/03/2014 07:20)
*
[Caças russos violaram o espaço aéreo da Ucrânia durante a madrugada desta segunda-feira (3), sobre o Mar Negro, de acordo com a agência Reuters, que atribui a informação ao Ministério da Defesa. No entanto, aeronaves das forças ucranianas impediram quaisquer "ações provocativas" da Rússia. Ucrânia enfrenta uma grave crise política e econômica.]
(g1.globo.com  - 03/03/2014 09:11)
*
[China apoia a Rússia na crise ucraniana]
(diariodigital.sapo.pt  03/03/2014 às 12:06, hora de Lisboa)
*
[Militares russos continuam a chegar em massa à Crimeia, violando os acordos internacionais, denunciaram hoje os guardas fronteiriços ucranianos. Nas últimas 24 horas, 10 helicópteros de combate e oito aviões de transporte russos aterraram na Crimeia sem que a Ucrânia fosse avisada, contrariando o que preveem os acordos entre os dois países, indicaram as fontes. O acordo sobre o estatuto da frota do Mar Negro russo, com base na Crimeia, estipula que o governo da Ucrânia deve ser informado com 72 horas de antecedência sobre qualquer movimento de tropas russas.]                    
(diariodigital.sapo.pt  03/03/2014 às 13:06, hora de Lisboa)
*
[Os Estados Unidos anunciaram a suspensão da cooperação militar com a Rússia devido à ação de Moscovo na Ucrânia, revelou na noite de segunda-feira o Pentágono, apelando aos russos para travarem a escalada da crise.]

(diariodigital.sapo.pt  04/03/2014  01:45, hora de Lisboa)

*
[Vladimir Putin, ordenou o regresso aos quartéis dos militares que participaram nos exercícios militares que começaram no último dia 26, no oeste e no centro do país, informou o Kremlin esta terça-feira. O Chefe de Estado emitiu a ordem ontem, segunda-feira, depois de receber um relatório do comando militar dando conta do sucesso das manobras militares, revelam as agências internacionais.
Recorde-se que Putin tinha decretado, na passada quarta-feira, a entrada em alerta das unidades militares estacionadas no oeste e centro de país, mas também em áreas próximas da Ucrânia, com o objectivo de verificar a sua prontidão para combate.
Nos exercícios, os maiores alguma vez feitos pela Rússia desde o fim da União Soviética, participaram 150 mil militares, 90 aviões, mais de 120 helicópteros, 80 blindados, 1200 peças de artilharia e 80 navios.]
(diariodigital.sapo.pt  04/03/2014  às 08:10, hora de Lisboa)

 

ÚLTIMAS:

[Tropas russas se tornam agressivas, e tensões aumentam na Crimeia. Conflito é o maior entre Ocidente e Oriente desde o fim da Guerra Fria. Putin declarou que Rússia tem o direito de invadir a Ucrânia.

As tensões aumentaram neste sábado (8) na região da Crimeia, ocupada pela Rússia,
depois que discussões durante a madrugada entre tropas russas e soldados ucranianos sitiados terem realçado ainda mais o maior confronto político entre Ocidente e Oriente desde o fim da Guerra Fria.
Os níveis de pressão cresceram muito na região nos últimos dois dias, desde quando a liderança regional declarou que agora faz parte da Rússia e anunciou um referendo em 16 de março para confirmar a mudança.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou há uma semana que a Rússia tem o direito de invadir a Ucânia para proteger cidadãos russos, e seu Parlamento aprovou uma mudança na lei para que fique mais fácil anexar territórios.]
(g1.globo.com  - 08/03/2014, 11:25)

*
[  - Homens armados assumem controlo de cidade na Crimeia -
O Serviço de Fronteiras da Ucrânia (SGU) disse hoje que Moscovo já deslocou cerca de 30 mil dos seus soldados para a República Autónoma da Crimeia. (…)]
(diariodigital.sapo.pt  - 08/03/2014, às 10:58, hora de Lisboa)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 02/03/2014
Reeditado em 08/03/2014
Código do texto: T4712348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.