SURTOS E SURTOS (BVIW) Mini crônica

A História é pródiga em epidemias que quase vitimaram populações inteiras. O surto da peste negra, por exemplo, foi uma tragédia, numa época em que os recursos médicos eram quase nulos. No início do século XX, a febre amarela que atingiu a cidade do Rio de Janeiro numa época em que as pessoas não acreditavam, por não conhecer, a vacina salvadora. Esse é o surto que afeta a saúde e hoje pode ser combatido, graças aos avanços da Medicina. Outro tipo de surto, da mesma forma, pode causar tragédias. São aqueles conceitos arraigados que se espalham, vitimando crianças, mulheres, negros, homossexuais. São as derrubadas inconsequentes das nossas florestas, o despejo maciço de dejetos nos nossos rios, as experiências nocivas ao nosso ar. Esse é o surto provocado pela ganância, pelo ganho fácil, pelo orgulho do homem, pela tentativa de dominar, sem respeito, a natureza. É a tragédia anunciada... E se eu surto, se tu surtas, se nós surtamos e eles surtam, teremos um mundo de loucos. Será que já não estamos surtando?
                                                                   Giustina
(imagem Google)
Giustina
Enviado por Giustina em 03/03/2014
Código do texto: T4713106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.