Ocaso

A vida é como a movimentação do astro rei no céu.

O nascer do sol é como ver a luz pela primeira vez, a escuridão vai se dissolvendo e o brilho da claridade vai aumentando, desenvolvendo até ser dia perfeito. A amenidade da infância, sua inocência e descobertas são como o suave calor e perfeita luminosidade da manhã.

O pleno esplendor do dia, quando o sol está no topo, no centro do céu, quer dizer que a idade adulta chegou, com sua força e seu entusiasmo, pleno de poder, em seu juízo perfeito, o vigor e a segurança superam tudo. O calor intenso do meio dia retrata muito bem a beleza e as agruras da estação de trabalho, rotina, lutas e superações.

O ocaso da vida vai chegando, incontestável e insuperável, ninguém pode opor-se a ele, que vai se instalando de vagar, sem pressa vai minando as energias, o declínio do sol vai escurecendo a vista e a razão. As lembranças se concentram e se misturam em passado e presente, e a esperança de um futuro vai morrendo a míngua. Porém as pressões cessam, os valores mudam e se firmam e o sossego da alma enfim vai chegando.

O pôr do sol apesar de triste pode ser belo.

Priscila Pereira
Enviado por Priscila Pereira em 05/03/2014
Código do texto: T4715892
Classificação de conteúdo: seguro