MEU AMIGO MENTIROSO

Sempre tive um olhar especial para as pessoas mentirosas; aquelas que mentem sem causar problemas a ninguém, mentem com humor e são ótimas companhia.

Quando criança tinha como amigo um grande mentiroso, mentia tanto que beirava a mitomania. Quando nossa turma se reunia, ele sempre contava uma potoca, e acreditávamos piamente. Entre as mentiras que ele nos contou algumas eu não esqueci até hoje.

Certa vez ele disse muito sério que possuía, muito bem guardada, a arma que matou o presidente americano Kennedy. Ficamos impressionados e pedíamos para ver a arma, ele bastante circunspeto colocou os braços para trás e disse: - Não posso é segredo de estado. Como não sabíamos o que era segredo de estado, aceitamos o argumento e aumentamos a admiração pelo nosso amigo importante.

De outra feita quando eu estava apreendendo a tocar violão, ele me disse que se eu tivesse coragem para ir ao cemitério a meia noite e colocar as mãos entre as grades do grande portão, a alma da avó dele, viria, puxaria os meus dedos e eu sairia dali tocando magistralmente. Fiquei em estado de êxtase com a possibilidade de virar um virtuose do violão, contudo, me faltou coragem para tanto.

O tempo passou e outro dia encontrei-me com o meu amigo mentiroso, que está residindo em Brasília. Conversamos sobre vários assuntos, relembramos os amigos e quando eu lhe perguntei sobre suas atuais atividades ele respondeu-me um pouco soberbo:

- Hoje, já que estou muito bem aposentado, tenho criatório de abelhas, um apiário. Dedico-me mais as experiências. Inclusive tenho tido bons resultados, pois, consegui fazer o cruzamento de abelhas com vaga-lumes. Desenvolvi a Abelhume.

Não resisti, e sorrindo de esguelha indaguei:

- Abelhume?

- Sim. São abelhas com aquela luzinha. Não conhece?

- Sim. Conheço. Qual a vantagem da Abelhume?

Ele abriu um largo sorriso e respondeu de imediato: - À noite quando as abelhas dormem, as abelhumes trabalham na confecção do mel, pois, têm luz própria. Portanto, tenho abelhas normais trabalhando de dia e a noite as abelhumes. A produção de mel dobrou, pois, tenho operárias em dois turnos.

Despedimos-nos e fui para casa impressionado com a imaginação fértil do meu amigo mentiroso, contudo, bastante interessante e divertido.