PERSEVERANÇA É ASSIM ("Vai ou racha")

A água sempre supera os seus obstáculos, contornando-os. Às vezes, demora um pouco, outras nem tanto. Portanto, quando alguém lhe ofender, ou lhe frustrar, tentando bloquear seu caminho, contorne-o. Mas, antes faça uma pressãozinha, testando o oponente, e também para achar o caminho mais fácil.

Nas minhas buscas através da internet, deparei-me com uma notícia insólita: "Os alunos aproveitam o recreio, trancam os professores e vandalizam em escola". {http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/03/alunos-aproveitam-o-recreio-trancam-professores-e-vandalizam-em-escola.html} (acessado em 01/12/2019).

Eu fiquei feliz, jamais porque estava ausente no incidente, isso parece sadismo, mas pensei no pior, e agradeci a Deus por que não espancaram os professores presentes ali. Contudo, dura é a certeza da pior situação para os professores perseverantes. Um colega arriscando uma rima diz: "Escola que é prisão tem rebelião". Nesse caso, preferível seria, os professores serem expulsos da escola pelos alunos, a serem depredado como o patrimônio público: Objeto direto de vingança deles.

Minha sugestão é essa: a escola pública deve ser melhor, tornando-se excludente, mais seletiva, tirando os restolhos do alunado (os que não querem estudar) e do professorado (os que não querem ensinar). Pois, só aprende quem quer aprender, e os papadores de bolsas e bônus do governo continuem depredando o sistema de fora para dentro e nunca mais de dentro para fora. Já que a verdadeira democracia nega a prática atual da escola, ensinando o quê dos pedagogos é oficial, da forma imposta, não de acordo demanda a realidade local. Ah, se ainda, as virtudes fossem a prioridade da educação! Mesmo sabendo sobre a obediência forçada de forma alguma ser virtude.

Embora esteja sendo difícil levar, mas graças aos professores "teimosos" e "insistentes" ( para não desvirtuar também a palavra perseverante), o sistema está funcionando, embora aos trancos e barrancos. Vamos assim mesmo, e coitados de nós!