'A interpretação depende do leitor'


Psicanlise2.jpg

Imagem da Web
 

A afirmação que dá título a este texto não é de minha autoria. Ouvi inúmeras vezes especialmente, os colegas da área das Linguagens afirmarem-na, e concordo com eles. Para elucidar o quão verdadeira é tal afirmativa, lembro Leonardo Boff  'a cabeça pensa de onde pisam nossos pés.' O escritor escreve de onde pisam seus pés, o leitor pisando aqui, ali ou acolá, interpreta.Ou seja, cada um interpreta à sua maneira. Considerando que o texto e o contexto, são inseparáveis e, de onde emergem os pretextos que enriquecem nossas elucubrações, por sua vez, o leitor ao interpretá-las, também o faz carregado de sua bagagem existencial.

Aqui no Recanto, ao interagirmos, percebo uma série de interpretações que, por vezes, surpreendem sobremaneira, o que evidencia o quanto a interpretação depende do leitor. Felizmente, esse espaço é democrático e a liberdade de expressão é prescrita em lei, lembrando, graças à luta de muitos que arcaram com a própria vida. Mas, para além do Recanto, nas redes sociais, tenho me assustado com o que se entende por liberdade de pensamento e de expressão. Atitudes desrespeitosas na expressão de interpretações pessoais, têm se tornado comum, ultrapassando os limites do bom senso, tornando-se verdadeiros contra-ataques.

O que é isso? Tenho me perguntado... será que realmente, atacar uns aos outros publicamente, expor a privacidade alheia, agora é normal? Basta que discorde do que postas, se o teu pensar diverge do meu, isso é suficiente para naturalmente, realizar um 'revide virtual'? Também é natural buscar glória e estrelato a qualquer custo, seja mentindo, omitindo informações, quando não, criando situações hipotéticas e publicizando-as como verídicas? Ou realmente, seriam atitudes egóicas que, inconscientemente, as pessoas se enredam sem dar-se conta que agem desta maneira por desconhecerem a si mesmas?

E então, como fica o pensar de Boff 'se a cabeça pensa de onde pisam nossos pés', onde tais pés estariam pisando? Numa arena de disputas ou no seu próprio ego, talvez... e quem se pauta pelo ego, ufa! Terá um trabalho enorme para inutilmente, tentar satisfazê-lo a contento, tais atitudes são reveladoras... talvez estas pessoas não possuam recursos internos suficientes para não se deixar atingir por influências externas, talvez...

É, por certo, isto daria um bom caldo para a Psicanálise... como não o sou, fico com a preocupação pela falta de tolerância e respeito às diferenças... fico eu, minhas inquietudes pensantes e a ousadia de complementar o título: 'A interpretação depende do leitor e a expressão desta, de sua habilidade social'...
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 12/03/2014
Reeditado em 13/03/2014
Código do texto: T4726406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.