É Cada Palavra

Mais um domingo de verão que se vai e o Matheus procurando algo pra se ocupar. No meio dos muitos livros, revistas e gibis ele encontra um livro de atividades da Mônica e Sua Turma prontinho pra ser inaugurado e matar o seu tédio.

- Vó, posso fazer as atividades nesse livro?
- Pode sim Matheus. Mas, tem que começar e acabar a atividade, ok?
- Tá bom Vó.

Enquanto eu estava com as mãos na massa do pão de queijo, o Matheus sentava à mesa e fazia a atividade dos 7 Erros. Não demorou muito e ele pediu ajuda.

- Vó, achei seis erros. Falta um e não consigo achar.
- Paciência Matheus. Olha bem. Você acha.

Passa uns cinco minutos e ...

- Não consigo Vó. Você falou que não é pra começar outra atividade se eu não acabar com essa.
- Hummmm ... Tá bom. Vamos ver ....

Passam mais cinco minutos até que ...

- Olha aqui Matheus!
- Como é que eu ia achar isso Vó? Um risquinho de nada na luva do sapo. Mas nunca ia achar!
- É mesmo. Tava difícil mas achei. Agora, marca aí com um xis.

 

Voltei a fazer os pãezinhos de queijo e o Matheus foi na página das Palavras Cruzadas.

A atividade é curta e simples afinal, ele tem apenas sete anos e ainda está aprendendo a ler e escrever. São oito perguntas simples mas ele tem que ler direitinho pra entender e escrever as respostas. Um bom exercício para estimular a leitura e compreensão de texto de quem está começando a ler.

Ouço a voz do meu neto num ritmo vagaroso assim como é a voz de qualquer um que está na fase de alfabetização.

- Número Um .... O bebê usa para não sujar a roupa ao comer .... Hummm... É 'BABADOR', não é Vó?
- Não sei Matheus. Quantas letras tem?
- 1, 2 .... 7 letras.
- Precisa contar né e encaixar pra ver se cabe.

Lá vai o Matheus escrevendo com o lápis.

- Oba! Deu direitinho Vó! Vamos pro Número 2!

Novamente a voz de quem é aprendiz na leitura. 

- Usado para espantar vampiros. Hummm ...
É 'CRUCIFIXO'!

Seus olhinhos brilham ao analisarem os quadrados que no total são quatro. Percebe que algo está estranho.

- Vó, 'CRUCIFIXO' é uma palavra bem grande, né?
- Mais ou menos. Tem palavras maiores do que 'CRUCIFIXO'. Como 'PARALELEPÍPEDO' por exemplo. Essa é enorme!
-É ... Acho que não é 'CRUCIFIXO' por que tem pouquinho quadrado.
- Então pense Matheus .... O que espanta vampiros?
- Hummm ... Água benta ... hummm ...
- Me diga o que é que a Vó usa para refogar o arroz e molho de tomate?
- Cebola?
- Hummm ... Até poderia ser mas aí são seis letras.

Rapidinho ele responde:
 
- Já sei! Alho!
- Acertou! Agora, só toma cuidado ao escrever a palavra por que tem aquele som que nem nas palavras 'fiLHo', 'baraLHo' e 'iLHa'. Tá lembrado?
- Sim. É o L e H juntos, né?
- Parabéns! Lembrou!

E assim vamos conversando e fazendo a Palavra Cruzada até chegar no número seis.

 

- Homem que tem muito dinheiro ... Muito fácil essa aqui!
- Você sabe?
- Claro Vó. É 'LADRÃO'!

Será mesmo? Vou dar uma espiada e vejo quatro quadrados a serem preenchidos e informo o meu neto que ele errou.

- Matheus, 'LADRÃO' tem seis letras e aí pede uma palavra com apenas quatro, querido. Vê se presta atenção! 

É óbvio que estou morrendo de vontade de rir mas sou avó e preciso ter seriedade, certo? ;-)

Faço cara séria enquanto o Matheus pára pra pensar ...

Preciso dar uma força para ele não pensar que não sabe. É o meu papel de avó. Tem que participar e incentivar ... SEMPRE! 

- Pense bem Matheus. Tem pessoas com nenhum dinheiro. Nadinha! Sem eira nem beira. Quem não tem dinheiro é o que?

- Hummm .... Pobre?
- Sim! Pobre.
- E quem não é pobre?  Quem tem muito dinheiro é o que?
- Ahhhhhh! Já sei ... 'PREFEITO'!

Pois é, sete anos e já sabe das coisas.

 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 13/03/2014
Reeditado em 14/03/2014
Código do texto: T4727018
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.