O DISCURSO DE JANGO HÁ 50 ANOS...A CAUSA DO GOLPE/64.
 
Deixei passar um dia após os 50 anos do famoso discurso do ex-presidente João Goulart, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, quando ainda começava o Jornalismo... Já acompanhava os acontecimentos nacionais! Cerca de 80 mil pessoas assistiram o comício fatídico e irradiado e transmitido pela televisão.
Só para ler e observar o que os colegas jornalistas falariam dessa figura controvertida e da data que foi o prenuncio do Golpe Militar de 1964,derrubando um presidente que era vice,pois Jânio Quadros havia renunciado a Presidência da República meses antes...
Jango como era chamado, estava visitando a China Comunista –quando Jânio Quadros, sem avisar e sem explicar, mandou a carta-renúncia ao Congresso Nacional, para o Senador Auro Soares de Moura Andrade que,emocionado, anunciou tudo à nação – totalmente perplexa... Jânio- proporcionalmente teve mais voto na época que o deputado federal, Tiririca, o palhaço que surpreendeu a nação,nas ultimas eleições recém realizadas.Só que os votos a Jânio eram para mudar o País...Mesmo assim, Jânio renunciou... Alegou,após seis meses, que não conseguia governar o País, em razão das chamadas e inexplicadas- “forças ocultas”...
A renúncia de Jânio foi o balde frio,gelado, que o povo não esperava e a Nação ficou perplexa. Fato inédito,na história brasileira. Tudo começou aí.
Jango na China  à convite dos comunistas e Jânio,ainda Presidente da República condecorando o ex-guerrilheiro argentino-cubano, Ernesto Chê Guevara,em pleno Palácio da Alvorada.Até aí,tudo normal!!
Os militares já não estavam nada gostando do andar da carruagem... Um para lá -na China -e outro por aqui,embora Jânio era mais competente,inteligente,chefe de Estado e queria acabar com o que a gente vem há tempos tentando acabar – a corrupção no País. Nada disso ocorreu!!!
A volta de João Goulart para o Brasil já foi quase um parto da montanha...Os militares não se afinavam com suas atitudes político-partidárias,sindico-ideológicas, onde,por exemplo, o Ministério do Trabalho era dominado por “pelegos”- assim denominados – uma penca de dirigentes sindicais ensebados e corruptos da época que viviam de dinheiro público e faziam farras,orgias e banquetes,além de greves, conforme a vontade dessa nefasta e horrorosa minoria,entre eles,um tal de Dante Pellacanni, que de São Paulo, com um gesto parava a cidade mais produtiva do País- São Paulo- contra os interesses nacionais...Tudo conspirava contra o interesse nacional...produção,indústria,trabalho,dignidade e tudo o mais...Não dava para aguentar...só alguns achavam JANGO o Salvador da Pátria... Não era...NUNCA FOI!!!
Por óbvio, que os empresários, os conservadores, classe média,os trabalhadores honestos  que ganhavam o dia com o suor e lágrimas, não aceitavam essa conduta,onde os ônibus não saiam das garagens, os trens de subúrbios não trafegavam e a insatisfação era geral. Êsse filme eu já vi... Ideologias à parte.As ideologias entorpecem as mentes...
Jango,no entanto, era fazendeiro no Uruguai e segundo se dizia – até  prova em contrário – era latifundiário naquele país. Queria,porque queria, no discurso da Central do Brasil, num arroubo “patriótico”, por via de decretos fazer as chamadas “Reformas de Base”- ultimadas no joelho,às pressas, para se sustentar no poder.  A turma da esquerda que tomava o melhor whisky em boteco da avenida São Luis,em São Paulo e os estudantes ideólogos e sonhadores achavam isso tudo era lindo e maravilhoso... Era a democracia do ex-presidente João Goulart, recém-entronizado pelos revanchistas e eternos ideólogos do nada.
O que disse Goulart ao povo??  O que os colegas jornalistas em comentários esqueceram de dizer??
EXCLAREÇO AGORA ESSA OMISSÃO:
ISSO IMPORTANTÍSSIMO E NÃO FOI FALADO!!!

Disse o ex-presidente, mais ou menos isso, ao povo presente, rádio e televisão:
“Atenção – marinheiros tomem o comando dos navios... Sargentos assumam os quartéis...”
Ora bolas... Isso é revolução  de cima para baixo, pois o Regulamento Disciplinar das Armadas, até hoje, não permite essa tautologia...que brotou na cabeça insana de João Goulart... Você entregaria-hoje- sua casa para seu empregado administrar e comandar ????
O “homem” –como chefe das Fôrças Armadas – ficou louco!!!
O golpe veio impiedosamente...por culpa do próprio João Goulart.
PERGUNTO: QUEM COMEÇOU A REVOLUÇÃO OU O GOLPE ???