JEITINHO BRASILEIRO

Não concordo com a omissão do voto como instrumento de protesto. Como também não concordo que só devemos protestar uma vez a cada eleição e exclusivamente quando estamos na fila da seção eleitoral. Temos o ano inteirinho pra fazermos isso.

Estamos acostumados a reclamar dos nossos políticos por serem desonestos, mas nós mesmos, quando temos qualquer oportunidade, também praticamos o tal “Jeitinho brasileiro”. Cortamos filas, sejam elas quais forem. Abrimos firmas com nomes de terceiros, levamos anos e anos para transferirmos os carros que compramos em nosso nome, prevendo levar multas e não sermos anotados. Se recebemos um troco errado em nosso favor, não devolvemos, fingimos que não percebemos e já que estamos em casa nunca voltamos para devolver... Aí quando chegam as eleições queremos eleger políticos honestíssimos, incorruptíveis. Daí nasce uma pergunta: onde vamos encontrar esses políticos honestos? No seio da mesma sociedade que vive querendo levar vantagem em tudo?

Concordo que o que devemos fazer não é culpar ou querer mudar os políticos. Quem deve mudar somos nós enquanto cidadão, porque os políticos que elegemos saem da mesma sociedade que os criou.

ANTONIO RODRIGKS
Enviado por ANTONIO RODRIGKS em 14/03/2014
Reeditado em 22/04/2014
Código do texto: T4728412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.