RESPOSTA GENIAL DE JÂNIO QUADROS:
“A INTIMIDADE GERA FILHOS”...
 
Após a tumultuada renúncia do ex-presidente da República, Jânio Quadros,sacramentada pela presidência do Congresso Nacional e que abalou o País de Norte ao Sul, o ex-mandatário recolheu-se num modesto navio mercante ancorado no Rio de Janeiro e sozinho rumou para a Europa, voltando só após algum tempo.
Já no após 64 foi convidado a comparecer no Comando do IIo. Exército, onde lá também estive,como repórter,juntamente com os demais colegas da imprensa,onde teve uma conversa reservada com os generais.(quatro estrelas)! Entrou mudo e saiu calado.A imprensa sequer entrou no quartel.Ficou aguardando nos portões. Jânio ficou muitas horas lá dentro conversando...
Jânio Quadros  era uma figura excêntrica no cenário político nacional. Começou como professor lecionando no famoso Colégio Dante Alliglieri,em São Paulo, dando aulas de Português. Falava e escrevia como poucos. Era culto.Um grande orador. Iniciou sua vida pública como vereador na Capital e jamais abandonou um dos seus símbolos- as caspas, sobre o casaco preto contrastando com a suposta regra de se manter a higiene no couro cabeludo.Era sua “marca registrada”...
Administrador –impar- já então como governador do Estado de São Paulo  fazia as famosas “incertas” nas Delegacias de Polícias de madrugada para saber quem estava preso na carceragem- procurava saber da autoridade policial o motivo de alguma detenção- E,por outro,sempre acompanhado,por seu “staff”, não perdoava médicos faltosos em Postos de Saúde, pois estes assinavam o ponto e iam trabalhar em consultórios particulares,abandonando a população à mercê do infortúnio...Filas e filas de espera no atendimento.Saúde pública ia para os ralos! Fazia verdadeiros arrastões em bares e restaurantes, a qualquer dia e hora, na Capital, em busca de irregularidades como comida estragada, sanitários mal cheirosos e alvarás vencidos... Era uma fera!! As providências eram imediatas.
Jânio, realmente, era um administrador diferente! O povo gostava.
Conta-se que numa noite de Carnaval estava casualmente num clube –na cidade de Santos ou Guarujá(não me lembro)- e um individuo espirrou lança-perfume em seus olhos. Jânio –além de estrábico- tinha problemas de visão.Lentes grossas e grau elevado. O Carnaval acabou naquela noite...por causa do incidente. O primeiro ato como Presidente da República foi proibir o uso,porte, da lança-perfume. Até hoje a coisa é assim. Estava certo o nosso ex-presidente, que assumiu Brasília, com caravanas e caravanas de todo o País.
Não gostava de Brasília!!  Até hoje pagamos por isso...
 
Temido e odiado por alguns e admirado por muitos – Jânio agia, com ou sem demagogia – na ausência de fiscais e funcionários relapsos da administração. Punia-os de forma verbal,anotando nomes e números para as providências depois e era famoso por seus “bilhetinhos” aos seus mais diretos auxiliares, secretários de Estado. Assim, o povo gostava de Jânio!!!
Foi cassado pela Revolução/Golpe de 64 e ficou no esquecimento. Ninguém até agora tentou exumá-lo- na concepção pseudoconspiratória...Ele não fazia parte dos atuais inquilinos do Planalto Central há anos no poder,  ex-revolucionários de arma e carteirinha na mão. Acho que é por isso. Embora fosse democrata,mas “lactu sensu”.
Jânio- saindo do IIo. Exército,tarde da noite- nada queria explicar...Entretanto mais tarde fez poucas palestras,entre elas,uma lembro-me bem, foi no prédio do Mackenzie em São Paulo, escola tradicional da classe alta e média-alta da sociedade paulistana.Reduto de uma aristocracia decadente e sem vergonha!!! De lá é que saiu um tiro de espingarda-alto do prédio- contra um jovem estudante,diante da antiga Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo,na rua Maria Antonia.Hoje,símbolo da resistência contra os abusos praticados pela minoria radical e tresloucada,comprometendo as FORÇAS ARMADAS, como um todo... Inocentes pagam por pecadores!
Falou de amenidades na palestra... nada sobre a tal – malfadada renúncia...
Foi exatamente no Mackenzie- após palestra- e disposto a ouvir perguntas, (Jânio estava surpreendentemente de bom humor)-um dos alunos presentes –com ar de deboche- levantou-se e começou a pergunta assim:
“JÃNIO:” ....( direto- sem respeito algum ).
....................................
Jânio Quadros abortou –imediatamente --a pergunta, e respondeu ao jovem:
“Quero ser respeitado e chamado como Ex-Presidente da República brasileira!....Exijo que o Sr. se dirija a mim com respeito... A intimidade gera filhos....”.
O jovem sentou e nada perguntou. Calou-se!!
Acho até que Jânio da Silva Quadros estava certo!
Eu estava lá!
“A intimidade realmente gera filhos...”
Acho que hoje – Jânio da Silva Quadros não conseguiria viver na “modernidade”...dos nossos tresloucados tempos!!!
Jânio –seus detratores achavam-no louco, mas era um sábio!
Até hoje o País não se refez da renúncia de Jânio.