Solidão Absoluta

O momento de maior angústia que vivi, de uma solidão absoluta foi quando me vi sozinho no meu pequeno sítio, longe de tudo e de todos. Meu filho pequeno queimava em febre, minha mulher chorava já percebendo que a morte se aproximava.

O povoado mais próximo ficava a 50 quilômetros, o vizinho mais próximo a talvez 10 quilômetros. Naquela época não existiam celulares, telefones só em casas abastadas nas cidades, portanto não tinha como pedir ajuda. Eu não tinha um carro, o meu vizinho também não tinha e a noite já ia alta. Além disso a chuva torrencial não dava trégua há quase três dias seguidas.

Peguei o único comprimido de "camoquim" que eu tinha em casa, moí e dividi em três porções. Coloquei uma delas numa colherzinha, abri a boquinha do menino e fiz com que engolisse com um pouco de leite.

Nada mais podia fazer, agora era só torcer para que o remédio fizesse efeito e conseguisse barrar aquela doença.

Sentei num banquinho, baixei a cabeça e chorei. Foi nesse momento que me dei conta do quanto pode ser difícil e dolorosa a vida de uma pessoa. O sentimento de impotência, de culpa me invadiu de modo insuportável. Como um homem pode se sentir tão impotente, tão só, tão incapaz...

Se ao menos deus existisse, ou se ao menos eu acreditasse que ele existe eu poderia me confortar pedindo-lhe que salve meu filho. Mas eu sei que ele não existe e meu filho depende exclusivamente de mim. Ele só tem um ano e meio e eu não fui capaz de prover a sua segurança. Sabia que naquela região a malária era endêmica mas eu havia ignorado tudo isso, e agora chorava.

Naquele dia invejei as pessoas que creem em deus. Se eu ao menos cresse poderia abraçar minha mulher e juntos poderíamos orar e pedir perdão pelos nossos pecados, poderíamos pedir pela vida do nosso filhinho, poderíamos fazer promessas. Mas eu estava só, irremediavelmente só pois ele não existe e eu sou o único responsável.

Foi assim, há décadas atrás, eu descobri o que significa não crer em deus. É dor da angústia, de se saber responsável. É a solidão absoluta.

Hoje eu sei que a criação mais perfeita do homem, aquele que serve de consolo e solução para qualquer problema (deus) é o responsável pela paz, tranquilidade e felicidade das pessoas. Um dia quando eu puder, eu quero crer em deus.