PROFESSOR EVOLUCIONISTA X ALUNA CRIACIONISTA.
 
Por dez anos lecionei nos cursos superiores da UNICAMP, em Limeira e Campinas... No ano de 1992, no dia e hora da morte de minha mãe em Jaú,à noite,dava aula. Recebi a notícia que já era esperada...leucemia.
Cheguei na secretaria,onde estava no comando a atenciosa Wanda, e sem titubear disse: “Wanda por favor faça um requerimento agora.Estou pedindo exoneração...Não quero que isso volte de Campinas...para esclarecer o motivo.”
Era professor de carreira! Cheguei onde cheguei por esforço próprio.
Com um só pedido à noite  me despedia do magistério,para sempre.
Foi assim, que deixei a UNICAMP.  Curto e direto. Já estava abalado,cansado de dar aulas,período noturno,cumulando com outra função pública, e a morte de minha mãe foi a gota dágua nessa história. Por outro, trabalhava seis meses para o governo e seis meses, meu vencimento minguado era para manter mulher e dois filhos. Hoje os dois formados e bem posicionados,sem a minha interveniência. Meu pai era assim, também.
É assim... nunca dei palpite sobre escolhas de carreiras aos meus filhotes.
Jamais voltei ao “campus”-embora encontre às vezes com ex-alunos...Tenho-os como amigos não como ex-alunos. O professor também- ao lecionar-aprende também,embora alguns achem que não!
Uma passagem –em aula- é digna de lembrança.Embaixo digo.
Por dever da grade curricular dava- entre outros temas- a “Origem do Homem” e falava de Charles Darwin, aquele naturalista inglês do século XIX,que criou a Teoria da Evolução!
Paciência- disse que as espécie evoluem e que a descendência do homem vem do macaco, em processo de milhões de anos.
Como soe acontecer,Charles Darwin tinha poderoso detrator e inimigo,um tal de Alfred Wallace,que nem a história científica registra.Estelionatário puro,em nome da igreja inglesa!  Tudo acabou em pizza. Charles Darwin sobreviveu aos nossos dias...
 
Deus – nada tinha com isso !!
O livro de minha cabeceira era “Origens” de Richard Leackys – um antropólogo e paleontólogo norte-americano que pesquisou anos e anos o território africano . Conseguiu concluir que os primeiros homídeos vieram da África.Por (a) mais (b) provava isso. Inexplicavelmente, essa obra sumiu da minha biblioteca. Editada pela Universidade de Brasília e Ed.Melhoramentos.
Os norte-americanos- país onde o protestantismo impera – e a igreja anglicana manda,,os republicanos(radicais) andam com a BIBLIA debaixo do braço no Congresso,lá estudiosos não ficam presos as teorias criacionistas nas mais avançadas Universidades. Os retrógrados preferem Adão e Eva,no paraíso celestial...Nem o Papa Francisco entra nesse conto.Mantêm reserva. A liberdade de pesquisa e de criação são deles(americanos) e agora vem a notícia de que –por equipamento lá do norte- instalado no pólo Sul,onde melhor se analisa o universo, conseguiu-se capturar as ondas do chamado – BIG-BANG.  Isso matemática e fisicamente é fantástico...Coisa de bilhões e bilhões de anos que ainda perambulam por aí. Coisa da origem de todo o UNIVERSO. Assunto de “louco” e só para os cientistas.
Paciência... A teoria de Einstein- tudo leva a crer- com a descoberta, fica mais comprovada ainda. Aquela história que ele falou, da pedra que é jogada num lago e provoca ondas... É isso aí. Estamos capturando essa onda,hoje, pelos cientistas (“capitalistas”) norte-americanos. Pela teoria conspiratória seriam os “judeus” que querem dominar tudo,inclusive nós pobres mortais.
A ciência nada tem com ideologias,ou religiões... Isto já basta!   
Voltando à UNICAMP:
Falando de Charles Darwin e sua Teoria da Evolução uma aluna levantou-se e disse que não concordava com essa  concepção...
Ouvi –tudo- em silêncio. Agradeci e, com, serenidade disse:
“Filha: o dia que a UNICAMP me remover e vier um pastor da sua igreja dar essa aula, a seu gosto...Aí tudo bem...A grade curricular é ORIGEM DO HOMEM... Enquanto estiver por aqui, vou respeitar suas convicções democràticamente,inclusive até na prova poderá até defender sua tese...Darei nota,mesmo assim...Não reprovo ninguém... Quem reprova as pessoas é o MUNDO... LÁ FORA DA UNICAMP....”
Aula encerrada.