O DIREITO INTERNACIONAL VAI PARA O BREJO.
 
Ao final do século XX e início deste já começou tumultuado por aqui: XXI – com a chamada globalização – incontrolável,  muito sem pudor e sem vergonha,muita coisa mudou e mudará.
Até acho que para pior. Veja o caso da Síria que é o próprio holocausto!
A festiva passagem de século e de milênio ocorrida com festas e orgias...Tudo  passa no mundo como passou o Carnaval carioca...  A cidade suja, os ratos ficam animais domésticos ,o prefeito assume a incompetência,ninguém faz nada! A população descobre que essa nobre profissão- descuidada e sem nenhuma importância – acaba virando manchete mundial. Gari tem mesmo importância. Agora- a pequena Criméia também tem!
Mas o problema não é só aí,local. É mundial.
Tudo que aprendi na Faculdade de Direito no Largo de São Francisco, nas Cátedras de Direito Internacional Público e Privado já foram para o brejo.
A Criméia acaba de ser ocupada –militarmente- após referendo ilegal pela Rússia que por seu presidente ignora o mundo inteiro,que pede explicações...Não adianta.A OTAN não serve para tais situações!
O homem passa o milênio e continua o mesmo,pelo menos alguns governos.
A farsa de um referendo na Criméia mostra o estágio de civilização que está a Rússia, quanto aos demais países,perplexos. Nada lhe comove!
O referendo deveria ser feito em toda a Ucrânia... Só ela teria a soberania para realizar o referendo.É formalmente independente desde 1991. Não deveria ser “satélite”. Nada disso ocorreu. A Criméia – com grande população russa- venceu o pleito e agora temos que agüentar uma farsa,dentro de regras sujas de Moscou,sob a batuta do presidente Putin,que é aplaudido de pé pelos interessados em manter a Criméia sob jurisdição russa. Interesses geopolíticos valem mais que as leis de Direito Internacional.
Não adianta chiar. Nem a chanceler da Alemanha- toda poderosa. Nem a França. Nem os EUA pelo seu presidente Obama.Ninguém resolve esse problemão criado. Uma intervenção à céu aberto. Está tudo dominado!
Putin deu xeque-mate. Acabou. Só a revolta da UCRANIA...
Mas, quem quer??
A Criméia – já falava em crônicas passadas- é importantíssima para a Rússia porque tem o mar que lhe dá acesso aos navios mercantes e de guerra também.
A Europa – não se agita mais,nem protesta – porque recebe gás da Rússia pela Criméia para se manter de pé e aquecida no inverno.  A população e as nações da União Européia não produzem gás para mover as industrias,o comércio, a produção...  como manda o regulamento. A economia de mercado prevalece sobre as leis de Direito e as armas não resolvem coisa nenhuma.
Putin acha que todos devem mesmo engoli-lo, com o sem razão. Eis aí o novo czar.
A perspectiva de uma nova “Guerra Fria” – aquela que era do século XX, de comunistas e capitalistas- volta à tona, como uma ferida mal tratada e dolorida.
Há  perigo  à vista.