QUANDO ERA NOVO NO JORNALISMO.
 
Quando você inicia a carreira jornalística,os mais velhos o chamam de “foca”.Mesmo com o diploma na mão, você é “foca” e, ponto final.
O porquê disso ninguém  explica,mas “foca é foca” – como recruta é recruta para as Fôrças Armadas...É,enfim: “bicho besta”!... Nada sabe das coisas. É verdade! Não adianta fazer pose... Você é  ignorante.Um neófito.
Neófito –a palavra parece ser até de uma bactéria, mas não é... Quer dizer –novato mesmo. Enfim,você é uma bactéria...
Sem fazer pose, com humildade, comecei  duramente como repórter num dos maiores jornais do mundo.
São Paulo na época dependia de duas represas: Billings e Guarapiranga.Já bastava.Mas em 63/64 a seca abateu sobre a cidade.  Era encarregado de saber na Light como estavam os níveis das águas que estavam secando. Não existia o sistema Cantareira,que hoje pede socorro.
Num dia, escrevi para água –um abominável clichê: “precioso líquido”...O grande Natal Sartoreto,meu chefe, riscou a expressão e disse: ao final do dia vou dizer o que é “precioso líquido”,com a paciência de um monge,coisa rara nos jornais. Saudades de meu amigo Natal Sartoreto.  Bem mais tarde, veio a falecer num acidente na França,em Paris, como diretor de uma multinacional...Era médico recem formado.Um talento. 
O “clichê” na língua portuguesa é a coisa mais obsoleta e absurda que se usa como por exemplo: “santo papa”, “pia batismal” e outras que nem os jornais paroquianos de Exu hoje talvez escrevem! “Clichê” é estudado em Faculdades de Línguas que se prezam! Errei. Errei feio. “Foca é bicho besta”.
 Conforme já disse,em crônicas anteriores,já fóra do jornal,em Nova Iorque, 5ª. avenida, com meu filho,  pedi o ESTADÃO, numa banca de jornais e revistas... Imediatamente,o “jornalão” estava na mão e com a data do dia. Maravilha. Orgulho nacional,esse jornal da família Mesquita.É o Brasil no mundo! Agora dá um “furo” de escândalo que nos envergonha...Compraram uma refinaria podre nos EUA,pelas mãos da mais especialista das especialistas -em energia e arrogância- a presidentA,da nossa República, quando era da Casa Civil e mandava na PETROBRAS, quando Lula era o presidente. Está tudo em casa! Está tudo dominado!
Alegam falhas contratuais,técnicas e jurídicas... esse filme já vi...O mordomo foi o culpado!!
A imprensa é extremamente útil a qualquer País livre!!
Era da reportagem geral.Fazia de tudo,menos polícia e esportes.Essa área já tinha seus repórteres permanentes. Particularmente não gostava dessas áreas- polícia e esportes... Até hoje sou assim. Acho tudo um lixo,pedindo escusas aos colegas...
Com a falta dágua de São Paulo – fenômeno que se repete de  forma catastrófica,nestes tempos, quando o governador do Estado quer até desviar águas- nunca dantes imaginadas- da bacia do rio Parnaíba.   Ele passa por vários Estados,torna-se então federal. O chefe do Executivo estadual,governador Alkmin foi,então, a Brasília para tentar resolver  o problema, que será – sem dúvida- a longo prazo.Vai encontrar resistências... A represa da Cantareira está com 15% da capacidade.Não dá mais para atender a demanda da Grande São Paulo.A situação não é boa -por qualquer ângulo.
Se tudo der certo. São Paulo vai ter mais água e a população de 12 milhões de pessoas poderá lavar roupas,tomar banho, beber água e assim por diante. só  daqui a 5 ou mais anos,regularmente Por enquanto, é a seca. É o racionamento e ninguém pode chiar. A natureza pode mais que Partidos e governos...São Pedro manda em São Paulo...Os apóstolos devem se entender,embora os políticos não.
Voltando:
Ao sair da Redação – Natal – me abraçou e disse:
“Precioso líquido”- para mim é whisky...Vamos tomar um gole,no hotel Jaraguá-Ao lado do  “ jornalão”.
Foi assim. “Foca” é uma besta,mesmo.