A paz.

A paz é algo desejável pela maioria das pessoas, obviamente que não é desejável por aqueles que são adeptos da violência. Podemos definir a paz de modo sucinto como um estado de tranquilidade ou calma, uma ausência de perturbações e inquietações. É algo semelhante a definição de ataraxia que no grego antigo significava tranquilidade da alma, ausência de perturbações e inquietações. Este estado de tranquilidade conduziria o homem a um estado de felicidade. Estas definições aplicam-se a paz interior do sujeito, e sem dúvida esta é a primeira paz desejável por aqueles que apreciam a paz. Este tipo de paz é uma tarefa pessoal e se o sujeito não encontrá-la totalmente, certamente consegue alcançar frações dessa paz total, e consegue viver com o algo que o perturba e o inquieta. Alguma inquietação o sujeito sempre tem porque as inquietações levam o sujeito a reflexões e estas são fundamentais para as mudanças comportamentais.

Entretanto, há outro tipo de paz que é desejável pelos seres pensantes que é a paz social. Podemos aplicar as definições acima expostas à paz social e teremos um cenário de ausência de perturbações. A ausência de paz social acontece em virtude da presença de vários tipos de violência que retiram a tranquilidade das pessoas em seu conviver cotidiano. A violência social ocorre no âmbito familiar, no âmbito de um pequeno grupo social como um bairro, uma cidade e também ocorre no todo da sociedade, e esta se pode exemplificar como a permanente tensão entre os diversos países que compõe o globo terrestre.

Diferente da paz individual que deve ser construída individualmente, a paz social tem que necessariamente passar por uma construção coletiva porque uma violência cometida a um ou mais indivíduos do grupo social afeta não só os indivíduos atingidos, mas a presença da violência e o desconforto por ela imposto atinge o todo da população deste grupo, exceto os adeptos da violência. A título de ilustração do que acaba de ser afirmado podemos dizer que uma agressão verbal ou física de um membro familiar a outro perturba e incomoda todos os membros desta família, e, Igualmente, um ato extremamente violento ocorrido em determinado bairro afeta e incomoda o todo do bairro, e não somente a pessoa atingida por tal ato violento. Do mesmo modo se dá no âmbito internacional porque acaso ocorresse uma terceira guerra mundial acredita-se que poucos humanos sobreviveriam para contar a história devido a potência dos armamentos que vários países possuem hoje em dia.

A violência tem origem na cultura, e pode ser resultado de péssimas condições econômicas, de práticas religiosas e também da ausência de práticas religiosas, da ausência de valores pacíficos nas famílias e pelo desejo de alguns em possuir bens ou dons de outrem, e também pode surgir das mais diversas fontes. Mas este texto não é para falar de violência, ao contrário, é um texto para falar de paz. A paz social tem que ser construída coletivamente, porém, é evidente que essa construção coletiva inicia-se com uma construção individual de um viver baseado em valores pacíficos onde a intolerância não tenha lugar. Este viver pacífico quando compartilhado por vários indivíduos dá início a um processo de construção coletiva da paz.

A paz também tem sua origem na cultura, e a cultura é o modo como operacionalizamos o nosso viver social. Pode-se dizer que cultura é o cultivo dos valores de uma sociedade, ou seja, é o modo como conduzimos nossa existência através de atitudes baseadas em determinados parâmetros. Uma vez que a cultura é algo que se cultiva, torna-se evidente que se faz necessário mudar os valores violentos cultivados e trocá-los por valores pacíficos. Há um provérbio bíblico que diz que se você assoprar uma brasa ela acende, porém se você cuspir na brasa ela apaga. O texto acima exposto evidencia que um viver pacífico depende de nossas atitudes e escolhas.

Para finalizar vou colocar ao leitor uma situação curiosa. Hoje pela manhã quando estava para despertar e estava no chamado estado alfa, que é aquele estado em que o sujeito dorme suavemente e tem consciência do que acontece, veio-me uma intuição de escrever algo sobre a paz. Como já foi dito acima a paz vem da ataraxia que é uma situação de ausência de perturbações na alma, ou seja, é a tranquilidade da alma. Segundo a filosofia grega antiga a paz é a condição fundamental para se obter a felicidade. O leitor deve estar perguntando qual é a curiosidade, e eu respondo sem demora que hoje (20.03) é o dia da felicidade. Não sabia deste fato e somente soube após ter escrito boa parte do texto e quando estava indo trabalhar é que escutei no rádio que hoje é o dia da felicidade. Se eu fosse surrealista diria tratar-se de um caso de acaso objetivo segundo a tese de André Breton. Será?

paulo de jesus
Enviado por paulo de jesus em 20/03/2014
Código do texto: T4737285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.