HUMILHAÇÃO E DESINTERESSE.
 
A partir do nascimento você corre riscos... Riscos de toda ordem,desde infecção hospitalar até uma gripe forte para ganhar uma pneumonia.Tudo isso é de graça,naturalmente!
Mas com o tempo você aprende que não só de risco você vive...Desde manhã até ao dormir está sujeito a tantos e infindáveis acontecimentos que não se enquadram nos chamados “riscos”.
A vida é um constante desafio...Faça sol ou chuva. Você pode sofrer humilhação ou desinteresse, vindo de norte a sul,leste ou oeste. Vem de qualquer quadrante.
Se Jesus Cristo –por causa – de algumas idéias não coevas com a época sofreu o sofrimento da cruz,penalizado com um julgamento fajuto,diante de dois –reconhecidamente- ladrões e marginais,na época...O que podemos esperar,depois disso! Conclusão cristã:= a humanidade é mesmo às vêzes cruel. Mataram aquele que seria o filho de Deus,na Terra. Isso está escrito.
Estarei ligeiramente pessimista ou amargurado,neste momento ?
Talvez sim, talvez não.
Não se pode abandonar este barco voluntariamente,pelo suicídio. Todas as religiões pregam isso.Acho que o homem tem que segurar esse rojão... E,ainda. O homem é o único ser na Terra que sabe que vai morrer um dia. Feliz é a minha cachorra, a Teka- jogada filhote ainda de madrugada em meu jardim- (e, minha secretária não dava sequer um centavo pela sua existência...). Coloquei comida em sua boca,pois, ainda  estava no desmame.É vira-lata sangue puro. Hoje está bonita e me vê com um ar de felicidade...Coisa de cachorra fiel. Às vezes viajo, não dou sequer satisfação.Depois de dias e dias, embora alguém a alimente,regularmente, recorda-se de mim, abanando o rabo.Alegria,alegria. Em casa, a  Teka é feliz,embora não sabe que numa madrugada foi enjeitada. Paciência!
Os veterinários e especialistas em cães dizem que se o cão abana o lado direito do rabo é porque está contente. Teka abana dos dois lados. Ela desafia os estudiosos no assunto.
Os humanos também são rejeitados... e até acabam felizes,vida afora! Seria diferente com a Teka? Lógico que não!
Resolvi ser delegado de polícia e escolhi São Paulo,embora minha lotação era na cidade de Votuporanga,na Alta Araraquarense. Escolhi,no início,a delegacia de Vila Carrão em São Paulo:= não havia carcereiro,o quadro funcional era desfalcado e os investigadores venais. Vendiam você de madrugada,no plantão...Não suportando tudo isso...solicitei audiência com o delegado-geral, o chefe geral da polícia civil. Recebeu-me, gentilmente, o delegado adjunto Julio, mas o maioral, quando Julio tentou entrar na sala,comigo, o maioral que era genro do governador Laudo Natel, seu melhor currículo funcional, disse a Julio- diante de mim:
“Eu não falo com delegado -5ª. classe...Julio: eu não falo com delegado 5ª.classe”.
Quinta-classe era eu. HUMILHAÇÃO.Iniciante na carreira...começava na 5ª. classe... Nem me conhecia,esse infeliz,que fumava uma piteira branca e nem olhou para nossa cara!!! Ficou de costas!! Nem me viu!!!
Julio - diante disso- recuou e  me disse para “ esperar uns meses”. Esperei!
Ao elegante Julio- ao me despedir- disse: “ Julio meu caro: vou sair da polícia”!!!
Entrei em 1972 e só em 1982 deixei a instituição,após concurso nacional para a Procuradoria Federal da União,MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, com família, delegacia, UNICAMP e outros problemas. Dez anos assim. Só três hemorragias gástricas em dez anos,diante de imensas contrariedades “interna corporis”. É pouco ?
Devo tudo ao estudo na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco,USP, e meu esforço pessoal. À minha família!
 
Acho que dinheiro não é essencial para a felicidade da humanidade,embora inventado para gerar riquezas,  orgulho e ostentação. Mesmo o cargo não chegava à minha cabeça!
Por outro,ocorreu que –recente- ao chegar aos 65 anos, necessitando lecionar para ganhar um extra na vida, procurei uma Universidade por sugestão de um amigo.
Caí do cavalo!
Fui  saber pelo meu amigo dentista,em São Paulo – de longos anos- se cometi uma estupidez  ou não ao tentar me apresentar nessa Universidade,eis que ele tem uma cliente professora nessa mesma Universidade  e ela já está com depressão...Tudo porque está chegando na idade limite e será mandada embora,inobstante sua competência... Essa Universidade está em todo o País.Tem alunos que não acaba nunca... A falência do ensino público gerou a fábrica de diplomas... Todos deviam passar por exames,após formatura, como a OAB assim exige. Isso ainda é um sonho. Corporativismo e incompetência do Ministério da Educação!!!
Isso é o fim da linha. É o fim da picada. Perguntei ao amigo-dentista, então se Einstein não daria aula nessa Universidade... Meu amigo, sem vacilar, disse NÃO.   Não daria aulas,mesmo! Para meu amigo, EINSTEIN estaria fora! Nos EUA é tudo diferente. Aqui há gente que joga pedra lá ao pessoal do Norte, os capitalistas e imperialistas,exploradores da humanidade. Coisa e tal... Durma com coisa tão abominável... As Universidades norte-americanas nada tem com a história do Brasil... e seus idiotas! Cientista é cientista. A internet começou lá. Somos eternos dependentes... Não dá para reverter ainda esse terrível quadro!
Inocente, contei  ainda que fui bem recebido pelo diretor que pediu o currículo. Foi tudo  feito,dentro dos conformes. Dei aulas por 10 anos na UNICAMP. Não seria então um amador. Supostamente, teria bagagem para essa missão.
Passados os dias. O diretor da área de Direito mandou me chamar. Cheguei e me apresentei. Falei porque vinha e tudo o mais aquilo que é de praxe.Tenho educação!
O diretor olhava para o teto...Observava o seu sapato. De repente disse:= não sei de nenhum currículo do senhor. O diretor nada me passou. Não sei o que o senhor veio fazer aqui. A sua área já tem professor... etc.etc.Lenga,lenga!
Disse tudo isso, sem nenhuma emoção. Frio como uma geladeira,da melhor marca da praça,vendida no comércio varejista!
Levantei-me- e disse- adeus.Não lembro se agradeci.
Nunca mais vou tentar coisa alguma. Fico em casa, com a Teka, a cachorra-também enjeitada- que eu adoro!!!
DESISTI...