Um Nome e ... a Lua      
pro Vinnie
 
 
2Q==

Acredito que o nome que recebemos é muito importante e por isso queria muito dar um belo nome que tivesse um significado bonito ao meu rebento. Durante a minha gravidez pensava muito no nome Theo Vicente. Tinha quem tirava sarro dizendo que o menino teria trauma por ter o primeiro nome do então Presidente do Corinthians: Vicente Matheus. Eu nem liguei para os comentários e continuei a sonhar com o nome que eu achava lindo de viver.

Seria uma homenagem aos irmãos Van Gogh. Havia lido a biografia do pintor holandês e soube que seus quadros eram dificeis de serem vendidos. Enquanto viveu, os quadros de Vincent foram vendidos a um único marchand.
220px-Theo_van_Gogh_%281888%29.jpg

Vincent nunca ficou sabendo quem era este marchand. Era o seu irmão caçula que nunca lhe contou nada pois tinha receio da reação do Vincent. Theo imaginava que Vincent pudesse sentir humilhado e desistisse de pintar.

images?q=tbn:ANd9GcQKwwY3aZcfnCp_pgogh73HmYDn0Ma2PPElMoRVp6rBsVXAnVwn

Me encantei com o Theo e seu amor pelo Vincent. O apoio financeiro permitiu Vincent dedicar-se exclusivamente à pintura. Theo não ganhava nenhuma fábula de salário mas, mesmo assim, sempre buscou incentivar o seu irmão. Como não se apaixonar por alguém assim? Difícil né?! 

O pai do meu filho sugeriu o nome Ulisses. Belo nome sem dúvida. Nome do general da Guerra Civil entre o Norte dos EUA e o Sul e também o nome da famosa obra literária do irlandês James Joyce mas, logo provei que um nome assim seria como carregar um crucifixo por um calvário sem fim.

 
images?q=tbn:ANd9GcTL_n96u0O0Pnjw1xfgWBcwpC66w_2udAddJ50jmwcPpQRjBb15         images?q=tbn:ANd9GcTNWyGs4htvKudhghwOH_gb465tWW0es2TdNMN9MYnB22JDn3dy3A

Um nome bem incomum que começa com a letra 'U' que tem no máximo 2 páginas com palavras em qualquer dicionário. Na fase de alfabetização o nosso Ulisses não teria muitas palavras conhecidas com a letra 'U' para incentivá-lo a escrever seu nome. Imaginava ele falar: "Ulisses começa com a letra 'U' assim como ... Uranus!"
 
images?q=tbn:ANd9GcQknluca7Dk1TTnFOUnAZdCRdlaTexJCc5B5fv-Wpdqrw65QrWz
 
Muito sem graça para qualquer criança aprendendo a escrever seu nome. Descartamos Ulisses. 

Mas aí eu soube que o cartório poderia questionar o nome Theo e dizer que é um apelido e não um nome. Em 1985 não tinha isso de colocar qualquer nome sem o responsável pelo cartório meter seu nariz na escolha do nome do seu filho. Theodoro até que eu gostava mas queria Theo. Fui até o cartório da Rua Monte Alegre nas Perdizes e constatei que teríamos problemas sim se houvesse interesse em registrar o bebê com o nome Theo. Então, desistimos do Theo mas o Vicente ainda continuava firme e forte.

Fazer ultra-som em meados dos anos 80 era considerado luxo. Não estava disposta a gastar uma fortuna. Além do mais, sou mulher e tenho sexto sentido. Não é verdade? Saber o sexo da criança meses antes do nascimento seria um ultraje. Seria tirar toda a graça da surpresa do nascimento do rebento. Eu tinha 99% de certeza que seria um menino. Tanta certeza que nem pensei em nomes femininos.

Passava a mão na barriga e falava: Oi Vinnie! Bom dia filhão! Vamos ao trabalho com a Mommy?

O bacana mesmo era o apelido: Vinnie. Nunca falava Vicente mas sim Vinnie, ou Vinnie Vincent, assim como o baterista da banda Kiss. Isto é, até o dia que o Leandro, um aluno de treze anos, contou uma piada muito sem graça que tinha como protagonista um senhor chamado: Vicente Cagão. Entrei em fúria! Declarei guerra ao Leandro por causa daquela brincadeira de muito mau gosto, afinal, ele sabia que eu queria muito dar esse nome ao meu filho e ele estragou tudo! A turma toda se acabou de tanto rir e por um bom tempo se ouvia alguém sussurrando 'Vicente Cagão' em sala de aula.  Como poderia chamar o meu primogênito de Vicente e não recordar aquela piada ridícula? Jamais daria esse nome ao meu filho. Jamais! Infelizmente, Vicente também dançou. 

Conversei sobre o ocorrido com o futuro papai e vendo que eu já chamava o bebê de Vinnie ele sugeriu Vinicius. Nem pensei duas vezes. Vinicius seria o nome do nosso filho! Mas, e um nome do meio que combinasse com Vinicius? Quase que instantaneamente veio o nome Augusto que agradou muito ao pai e o meu Tio Jorge cujo nome do meio era Augusto. Ficou decidido que o bebê receberia o nome de Vinicius Augusto.

Nome de poeta, do Pequeno Poeta que encanta a todos até hoje com a sua poesia e música: Vinícius de Moraes.

images?q=tbn:ANd9GcRgQaUGTbDyb-7ZRNZBGmEw3GnwtgfM6PkF686EHdS-hYknXoNZSg

A data prevista pela obstetra era 15 de janeiro portanto eu estava muito tranquila. Entrei de férias no dia 20 de dezembro mas até o dia 23 haviam festividades na escola e também na casa de amigos. Fui à todas e me despedi do pessoal: alunos, professores, colegas e amigos. Ainda teria alguns dias para providenciar o que faltava no enxoval, lavá-las e cuidar dos últimos detalhes na decoração do quarto do bebê e os cartões de participação que anunciavam o nascimento do bebê.

Mãe de prima viagem pode ler de tudo desde a formação do bebê até a sua chegada, ouvir conselhos da bisavó sobre como parar soluços com uma bolinha de linha ou lã vermelha colocada na testa do bebê, como fazer para o bico do peito não rachar mas, nunca confia que você sabe tudo por que você não sabe NADA! Sempre deixam um detalhe fora e você na certa vai pagar caro por isso. E como!
solu%C3%A7os.jpg
No meu caso, acreditei piamente na minha médica quando ela falou que o meu bebê chegaria no dia 15 de janeiro. Estava contente com a data. Juro que estava. 15/01/1985 parecia uma bela combinação de números mas eu não contava com a mudança da lua.
 
images?q=tbn:ANd9GcRuNngJVgI6e6KS-exlLPD-F2uB6fEEOiDYBU7yusVhsEIt3FzM

Dia 31 de dezembro de 1984, fui até o salão da Rosa que tinha acabado de voltar do Japão para fazer a mão e o pé. Incrível mas só havia uma senhora lá e já eram 9 horas da manhã. Achei estranho por que era dia 31 de dezembro e sempre era um dia corrido em todos os aspectos. Uma senhora bem idosa me olhou carinhosamente e perguntou de quantos meses eu estava. Respondi que de oito meses e meio segundo o cálculo da médica e que o parto deveria ocorrer daí duas semanas. A senhora olhou para o meu barrigão, fitou nos meus olhos e disse: "Sei não ... Lua cheia e virada de ano. Se eu fosse você, não tentaria nenhuma extravagância esta noite. Melhor ficar sossegadinha em casa, viu?"

Nunca tinha visto aquela senhora na minha vida e ela querendo me ditar o que fazer na virada de ano? Dei uma risadinha na direção da tal sábia mulher e disse: "Mas, a minha médica disse que o bebê é pra 15 de janeiro. Hoje vou jantar fora com o meu marido e abusar só um pouquinho por que segui todas as ordens médicas direitinho e hoje eu mereço uma taça de champagne". Dei mais uma risadinha e peguei uma revista 'Claudia' para ocupar a minha mente e não continuar com aquela conversa.

Passei pra ver os meus pais antes de voltar pra casa. Contei o ocorrido à minha Mãe que foi logo dar uma olhadela no calendário. Só pelo seu olhar vi que tinha algo que a incomodou. Minha Mãe disse para eu me cuidar por que a lua mudaria sim. Teríamos uma lua cheia naquela noite. Dei risada e minha Mãe falou seriamente: "Patricia, não brinca com isso minha filha. A lua manda na maré. Tem almanaque com calendário com as datas ideais para pescaria, podar roseiras, plantar este ou aquele vegetal ... Melhor você ficar sossegada esta noite".

 
images?q=tbn:ANd9GcTSmlYfxN9f9W9bYNantSW_JJxz3UsUt_DRhHLQO-WwGHrCGhrF

Pois bem, naquela mesma noite, exatamente quinze minutos para meia-noite, eu dei entrada no Hospital São Camilo e às 10:48 do dia 01/01/1985 o meu filho, Vinicius Augusto, veio ao mundo pesando 2 kilos e 920 gramas.
 
Foto: Cartão de Participação do nascimento do Vinnie. Fofo, né?

Cartão de Participação do Nascimento 
do meu primeiro filho: Vinicius Augusto:



1926871_619370968148850_1453360322_n.jpg

Pode ter certeza que nunca mais duvidei do poder da lua. Muito menos das senhoras idosas e misteriosas. 
 
1958364_604333589652588_1923753009_n.jpg?oh=830c5098ce80c37e0f8a72e66c4a3e84&oe=53968402&__gda__=1402587228_92f56fad07570cc7624821c5c3c30a5a
 
Vinnie e eu
no seu Batizado na Igreja NS de Fátima
no dia 07/07/1985
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 28/03/2014
Reeditado em 31/03/2014
Código do texto: T4747258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.