Diante do inevitável

Hoje, recebi a notícia da morte do meu tio e isso me fez pensar no quanto estamos despreparados para agir diante do inevitável. Ao mesmo tempo em que nos aliviamos porque o seu sofrimento acabou, também sofremos com a separação brusca que vem com a morte, já que nunca mais veremos aquela pessoa e teremos que nos acostumar a viver sem ela.

Penso no sofrimento da sua mulher e do seu filho único, que acompanharam sua luta contra o câncer, as sessões de quimioterapia, a dolorosa remoção de seu estômago e tantos outros procedimentos médicos que debilitaram seu organismo mas os quais ele suportou com galhardia porque tinha um espírito corajoso e decidiu que lutaria pela vida até o fim.

Depois, todos nós ficamos contentes porque ele se disse curado e pensamos que a batalha estava ganha mas, no final do ano passado, ele voltou a apresentar problemas de saúde e voltaram as dolorosas expectativas e as torturantes previsões de tratamentos desconfortáveis para continuar a batalha contra as complicações decorrentes do câncer.

Infelizmente, apesar do seu espírito guerreiro e dos avançados recursos médicos, seu organismo foi se enfraquecendo paulatinamente e vimos que o que nos restava era nos prepararmos para o pior e entender que, um dia, talvez não muito longe, teríamos que receber a triste notícia.

Ontem, escrevi aqui falando sobre como me senti ao receber a notícia de que ele fora entubado e talvez não vivesse mais dois dias e como saber que ele poderia ir de repente me dera a certeza de que não somos nada além de poeira ao vento. Hoje, no café da manhã, recebi a notícia de que ele se foi após longa luta. Por um lado, sentimos frustração, porque não nos parece justo que alguém morra depois de lutar tão arduamente mas, refletindo melhor, não adianta nos revoltarmos e acharmos a vida injusta e cruel. Todos nós teremos que nos encontrar um dia diante do inevitável, que é o fato de a morte vem para qualquer um e não faz distinção nem esquece ninguém.

Sempre me lembrarei dele com carinho e espero que sua mulher e seu filho encontrem forças e recebam apoio nessas horas tão difíceis.