TRABALHO INFANTIL

CRIANÇA FELIZ,OBSERVA O TRABALHO ADULTO NO SÍTIO VIZINHO.LINDO DE VER ,O ARAR DA TERRA.ATÉ QUE UM DIA ,O PAI A CONVOCA A AJUDAR.NÃO TEM MAIS A QUEM RECORRER E A ORDEM É SOBREVIVER.

QUE BOM ,AGORA É HORA DE FAZER,MÃOS A OBRA.O PAI COLOCA A CANGA NO BOI,AJEITA O ARADO,GUIA NA MÃO DA CRIANÇA.DUAS MENINAS,UMA PARA GUIAR E A OUTRA A TOCAR A JUNTA DE BOIS E PARA A ROÇA O TRIO FOI.

NO LOCAL,MORRO E VARZEA PARA ARAR, MUITO SAPÉ NO CHÃO,UNS VERDINHOS, OUTROS SECOS.TODOS PÉ NO CHÃO ,POIS SAPATOS NÃO TINHAM NÃO.COMEÇA A LABUTA.ONDE HÁ GRAMA ,TERRA DURA ,OS BOIS ENCONTAM DIFICULDADES PARA PUXAR E O HOMEM PARA CONTROLAR O ARADO.A GRAMA GRUDANDO ,ENTUPINDO O ARADO.

A CRIANÇA QUE GUIA.COM MEDO DO CHIFRE DO BOI ,QUE AGONIA.NOS PÉS DESCALÇOS ,LOGO SENTE UMA GRANDE DIFICULDADE.O SAPÉ SECO ENFIA FARPAS INVISÍVEIS QUE SE ENCONTRAM MEIO ENTERRADAS NA TERRA COM SUAS RA[IZES .NÃO TEM COMO SE DESVIAR DO QUE NÃO SE ENXERGA ! VAI EMBORA CHORANDO E O PAI IMPOTENTE JOGA-LHE TERRÕES E PEQUENAS PEDRAS ,GRITANDO PARA ELA VOLTAR. COM OS PÉS SANGRANDO , MORRENDO DE DOR, A MENINA CORRE .O PAVOR DE PISAR NOS ESPINHOS DO SAPÉ É MAIS FORTE ! AINDA FALTA METADE DO TRABALHO E A MENINA SÓ ENTENDE A PRÓPRIA DOR! FALTA MATURIDADE PARA ENTENDER A DOR DO PAI VENDO PASSAR A ÉPOCA CERTA PARA A PLANTAÇÃO, SENDO ELE O ÚLTIMO A CONSEGUIR EMPRESTADO OS BOIS E A CANGA PARA O TRABALHO.BOIS TREINADOS ,ELE TENTA PROSSEGUIR SÓZINHO.NINGUÉM VÊ ,MAS COM CERTEZA ELE CHORA.SE NÃO CONSEGUIR TODOS PASSARÃO O ANO SEM ALIMENTOS.SUAS AJUDANTES NÃO TEM MAIS QUE 6 E 7 ANOS.DIANTE DA DUREZA DA TERRA ATÉ OS BOIS RESISTEM,DE REPENTE SÃO ELES QUE SAEM EM CARREIRA ARRASTANDO O ARADO CORRENDO ATRÁS DA MENINA QUE AINDA TEIMOU EM LUTAR CONTRA SEUS PÉS FERIDOS E AINDA AJUDAVA.AS DUAS MENINAS SE ESCONDEM COM MEDO DE APANHAR E AÍ ENTRA A MÃE MEDIADORA QUE CUIDAVA DE MAIS UM FILHO COM 4 ANOS,UM BEBÊ E CARREGAVA OUTRO NA BARRIGA .O FUTURO ? HA ,O FUTURO A DEUS PERTENCE.CUIDAVAM DO HOJE...

ANA LUCIA S PAIVA
Enviado por ANA LUCIA S PAIVA em 29/03/2014
Reeditado em 29/03/2014
Código do texto: T4748276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.