MACHADO DE ASSIS TAMBÉM ERA BUROCRATA.
 
Essa história é verdadeira embora poucos a conhecem...Machado de Assis, além de escritor era um burocrata empedernido. Inflexível e nada passava em sua repartição,pois, era funcionário público,da Imprensa Oficial. Nada espetacular.Nada honroso,mas era. Hoje seria um “barnabé” na linguagem carioca, para designar o empregado do governo, mal pago e mal amado.
Além dessas qualidades nada honrosas, ainda era mulato. Sofria preconceitos homéricos. Sobreviveu porque por aqui, se você vence... aí vai mesmo ao pódio e até chega em primeiro lugar. Chega,mas chega suando!Aí você é dos bons!
O país exige sempre que a pessoa seja um forte e se possível um autêntico profissional na vida.Nada errado com isso.
Caso contrário, sucumbe! Vai para o lixo mesmo.
Não foi o caso do nosso heróico Machado de Assis que além de vencer pelo cansaço, glorificou-se pelo talento!
Bom que se diga. A duras penas. Ainda por ser “barnabé” e por ser mulato.
A cor da pele condena qualquer um por aqui,embora as estatísticas são claras e exatas: a maioria é negra e mulata.Mesmo assim,o preconceito existe! Aí está o notável,Ministro do STF, Joaquim Barbosa, negro e notável,estudioso e competente...um dia resolveu prestar exame no Itamaraty... Ousadia! Levou “pau” no exame oral,apesar de ser trilíngue e seria um excelente Embaixador. O Brasil é um País que precisa apanhar na bunda para aprender a respeitar os “oriundi”,indistintamente,...inclusive os negros. Não pediram para viver por aqui,embora amam este País.Agregaram tudo e nós usurpamos deles tudo o que tinham de bom, inclusive a feijoada,no caso dos negros escravos.
Deixa para lá.
Ninguém dá ouvido às estatísticas neste País... Isto é coisa de norte- americano!!
Americano é que faz estatística de quantas prevaricadas o homem casado faz ao longo da vida,entre 15 e 90 anos,depois que chegou o comprimido azul nas farmácias...Pesquisam tudo. Também espionam,embora isso desagrade alguns.E, assim vai!
Aqui, nada sabemos de estatísticas. Só os políticos querem saber delas em épocas eleitorais...Depois esquecem.Esquecem de quem os elegeu.Os que elegeram esquecem em que votaram. Este País não tem memória, nem juízo! Não tem prestígio essa parte da matemática no Brasil, a chamada –estatística! Isso é para universidades...e olhe lá.
Machado de Assis estava trabalhando quando o Império Português,a Monarquia foi para o brejo... caiu.  D. Pedro II teve que deixar o País,às pressas...A derrubada do Imperador também foi um Golpe em nome da República.Um horror! Essa que a gente vive e convive. Deus nos acuda! D. Pedro II- justiça seja feita- embora não seja eu Monarquista era um sábio e tudo fez de bom para este País. Foi expulso, como um condenado,coisa que nem o bandido do Trem Pagador,lá da Inglaterra sofreu...por aqui.O famoso assaltante inglês morou,viveu do bom e do melhor,no Rio e ninguém botou a mão nesse homem que morreu há pouco tempo na Inglaterra.Pedindo desculpas e com remorsos...Seu crime até deu filme com audiência...Não assisti!
Voltando a Machado de Assis...Quando veio a Proclamação por Deodoro que, chegou após 1889, os republicanos de ultima hora e entraram na sala de Machado de Assis,já  era o grande escritor e não tão “barnabé”,pois ocupava um gabinete,não sei das quantas, um grupo furioso entrou para peitá-lo e também para retirar o retrato do Imperador D. Pedro II que se postava na parede. Imponência e circunstância! Esse homem era notável,mesmo.D.Pedro II,nosso Imperador!
Não sei  se no fundo da alma o nosso Machado de Assis não era um Monarquista – enrustido...
Quando a turba chegou para retirar o retrato de D. Pedro II – o Imperador brasileiro,embora a República mandava,pelos generais, aí o sangue de Machado de Assis ferveu!
Queriam retirar “manu militari” o retrato do Imperador! Machado de Assis disse  NÃO!
Aí a turba quis saber o porquê dessa atitude anti-patriótica e anti-republicana do escritor, “ex barnabé”! Mulato atrevido e mal educado! Escritor em horas vagas...
Do alto de sua sabedoria e inteligência disse:
“Esse retrato entrou nesta repartição com um Oficio... Só sairá também mediante um Oficio!”
O pessoal exaltado se quietou e foi embora, sem o retrato,que seria cassado,mais tarde. Este só seria retirado tempos após...Sempre, “mediante oficio”...Assim foi.
***
Só, em meados de 79, surgiu um udenista de carteirinha,com notável saber jurídico, chamado Helio Beltrão, um autêntico homem público,que foi Ministro da Desburocratização do País- (ninguém fala nele e ninguém quer saber).  Eliminou só 800 mil documentos na sua gestão e o País ficou melhor. Esse era da Revolução/Golpe de 64- ele era autêntico carrasco, um torturador, um matador de burocratas... Assassinou a burocracia do Brasil!! Parece hoje que nada adiantou! Carimbos, selos, reconhecimentos de firma,autenticação,atestado de vida,de pobreza e de ingenuidade...ainda dominam as praças e enriquecem pessoas e Cartórios...Imaginem que homem poderoso e forte!Esse homem precisaria ser investigado,rigorosamente! A Comissão da Verdade ainda nada apurou sobre o que “aprontou”...Ele já morreu...Era afinal um carrasco! Será que poderá ainda alguém exumá-lo,dentro desse espírito conspiratório??
Tudo é possível por aqui.A lógica me diz que não!
Vamos aguardar!
MACHADO DE ASSIS TAMBÉM ERA BUROCRATA.