A dama Rio

O Rio é complexo como as mulheres.

Em seu esplendor, arrebata com tamanha beleza que alguém pode se apaixonar em um piscar de olhos. Em algumas ocasiões, é tão gostoso e quente que as pessoas entram em combustão por dentro, ansiosas para arrancar suas roupas e começar a diversão. É temperamental também. Quando está de TPM, a cidade se debulha em lágrimas, um choro tempestuoso que transborda e causa pânico em quem está próximo.

O Rio guarda em si milhares de mistérios que captam a atenção de um espectador e não largam. Uma dama que irradia charme, algo intrigante quase palpável, mas que palavras não podem descrever adequadamente. Homens e mulheres lhe avaliam com olhar vidrado, se não por puro desejo, com admiração e curiosidade. Também pudera! Além de se deslumbrar com a óbvia perfeição de suas curvas, a gente caça faminta pelas maravilhas da cidade que se escondem embaixo de seus delicados lençóis de folhas.

Seu lado selvagem revela uma fêmea pronta para dar o bote se traída. Perversa e violenta, suja e escandalosa. Caótica. Sim, o Rio é amargo e feio em dias ruins. Mas tem a garra de uma mulher enferma que se recusa a morrer. O câncer apodrece seus becos mais escuros. Não há um método de cura fácil, nem um medicamento completamente eficaz, mas suas células saudáveis ainda lutam com bravura em todo seu corpo para sobreviver.

Por vezes se assemelha a uma madame envelhecida, cheia de rugas e músculos que latejam enfraquecidos. A vaidade de anos passados agora ausente. Algumas pessoas evitam encarar para não haver constrangimento, mas a maioria não consegue desviar o foco. Estes entendem que, se esperarem mais um instante, verão a brisa suave que se aproxima e dá aquela levantada suave na saia, suficiente para flagrarem essa beleza crua do Rio, sua energia interna. Então, a cidade sorri tímida e amável, criando uma sensação aconchegante como uma tarde de outono.

Quando você a contempla no pôr do sol, é uma mulher que te deixa em êxtase. É como se você estivesse diante da pintura de uma gueixa nua exposta sob um jogo de luz estratégico. Isso te faz sonhar acordado, até o ponto em que você praticamente se sente beijado pela cidade, com aquele gostinho de sal que fica depois de um mergulho no oceano. Nessas horas, você tem que acreditar que somente uma força divina pode ter construído algo tão único. No entanto, também te entristece que o Rio, outrora primoroso, às vezes aparente ter sido abandonado pelos mesmos deuses. Está hoje vulnerável perante homens mesquinhos que lhe dão uma surra com a fivela do cinto e dizem depois “Eu te amo, só perdi meu temperamento de novo”.

Semelhante a algumas mulheres, a cidade é inconstante no humor como são as condições climáticas. Cinza e fria, morna e acolhedora, raivosa e vingativa, explosiva em chamas. É uma maldição e uma bênção concentradas em um corpo poderoso que monta armadilhas para agarrar seu coração e te mudar para sempre. Você pode até encontrar algo melhor em outros cantos do mundo, mas saberá no fundo do peito que nada jamais te fará sentir tão bem quanto a dama Rio.