PROFISSÃO REPORTER:ISSO É PARA POUCOS...
 
Mal havia chegado na Redação depois do almoço e a missão já estava dada  pela chefia: entrevistar o general cinco estrelas,norte-americano,ex-comandante da OTAN,ao tempo do presidente dos EUA, também  colega general, Dwight David Eisenhower... Estava o general Norstad,ao lado do prédio do “estadão”, hospedado no hotel Jaraguá. Fui à pé...O fotógrafo me seguiu.Era na rua Major Quedinho,ao lado do jornal,antiga sede.
Ninguém sabia da presença de ilustre visitante.Veio no anonimato...Nenhum jornal de grande circulação estava lá.
Cheguei na portaria e pedi informações...no balcão. E, em quinze minutos, o general, a paisana, estava à minha frente,para conversar...e pronto para uma entrevista. Um bate-papo,somente. Um jovem jornalista,repórter,diante de um já velho guerreiro...Bate-papo,dos bons!Em inglês...
Naquela época não havia internet, Google, pesquisas,  coisa e tal.Também não dava tempo.No jornal tudo é sempre para ontem... Fui de cara dura enfrentar aquele homem que comandou a OTAN, em plena Guerra Fria, quando o Ocidente e o Oriente estavam – de prontidão dia e noite- com armas nucleares.  Em pouco tempo ou os EUA ou a URSS acabava com o planeta, tudo por causa da chamada “Guerra Fria”...Coisa de louco.Briga de cachorro grande!
Ia entrevistar nada mais nada menos que LAURIS NORSTAD, engenheiro e também piloto da IIa.Grande Guerra na Força Aérea na África,Europa e Ásia de 1942 a 1945...Eu havia nascido em 1941. Nada sabia dele,por óbvio.
Foi também entre 1956 a 1963 o supremo comandante da OTAN,na Europa,em plena Guerra Fria!! O perigo rondava o mundo...bomba atômica para dar e vender.
Só em 1959, que saí de Jaú para estudar em SAMPA...Só em 63, formei-me em Jornalismo! Foi na Reserva que encontrei o ilustre militar e nada ou quase nada sabia de sua vida!
Embora com minha santa ignorância, a conversa foi cordial,produtiva e descontraída... O general- já estava reformado- disse que passava por SAMPA com destino ao Chile,pois estava  na fabricação de um produto novo no comércio daquela época: “fiber glass” ou seja – fibra de vidro, na sua empresa a  OWENS-CORNING INTERNATIONAL, líder no setor. Dizia que naquele dia já ia embora do Brasil.Estava só de passagem. Com idade avançada,ainda era um empreendedor... Coisa de americano. (Não sou puxa-saco,mas isso é verdade.Americano é assim.).Nunca se acomodou na vida.
  General americano com cinco estrelas tem poucos...é uma glória conseguir as cinco estrelas no ombro...É o fim da linha de uma carreira brilhante.Os EUA não entregam cinco estrelas a quem não merece.Tem que ser bom,tem que suar a camisa.Isso, não resta a menor dúvida.
Diante de mim,no hotel Jaraguá estava um deles.Um dos estrelados. Alguns talvez  até estão pensando que estou vendido ao capitalismo selvático do norte... É pura asneira. Verdade tem que ser dita!Reporter tem que reportar...só isso.
Sem nada saber sobre o general e tendo sido informado que foi comandante da OTAN, no tempo de Eisenhower procurei explorar a vida do ex-presidente dos EUA(este ouvia sempre falar).Êste comandou a invasão da Normandia,quando os EUA entraram – de peito aberto – na IIa. Grande Guerra Mundial... Aí contou Norstad que o “bicho pegou” lá nessa terrível invasão e que os soldados foram de um heroísmo incomum.As tropas alemãs –não esperavam o tranco- mas, mesmo assim reagiram com as praias,areias minadas e do alto dos morros os nazistas,com poderosas metralhadoras –impiedosamente- matavam os “marines”...Essa invasão ninguém esquece!Assim falou o general...
A gente já sabia disso. Mas o general contando era outra coisa.Disse que  sempre foi aviador e que no ataque japonês de Pearl Harbor,em 1941,já tinha sido convidado a combater nos ares pelo general Henry Arnold...Realizou inúmeras missões na guerra! Imagine, nasci em 1941...Estava inocentemente sendo amamentado,naquele ano!Em minha terra natal,quando tudo isso aconteceu.
 
Com a OTAN instalada e o fim da IIa Guerra foi um dos grandes comandantes...Era –sem querer- uma espécie de “policial do mundo” chefiando a OTAN...Isso não era para qualquer um.A Europa já estava dividida com a Alemanha Oriental e Ocidental. A URSS tinha um arsenal atômico que podia colocar a Terra- em segundos- para o espaço,literalmente,com toda a inocente humanidade junto...Nada disso ocorreu! Ainda bem. Na OTAN tinha sob seu comando só  5 mil aviões, 3 milhões e meio de pessoas(população civil-europeus e outros),tudo sob sua guarda, além, 10 mil aeronaves de combate...Foi no seu tempo que o avião espião – U-2- caiu em território russo e o piloto foi preso... Problema internacional, sem duvida alguma, por longo tempo aos EUA. Finalmente, a URSS devolveu o piloto americano,mas ficou com o avião –de “souvenir”...Jamais devolveu esse troféu! Invasão do espaço aéreo:os soviéticos tinham razão!!
Norstad chegou a ser homem de confiança do ex-presidente Kennedy. Nunca se envolveu com problemas latino-americanos... seu “negócio” era a OTAN. O buraco era mais acima...
Com 81 anos, em Tucson,Estado do Arizona, morreu o general de ataque cardíaco, em 12 de setembro de 1988.Nasceu em 1910.
Varias  medalhas levou ao peito, sendo duas da Legião de Mérito e duas de Estrelas de Prata. É pouco ??
Valeu conhecer alguém que lutou por nós contra nazistas e também comunistas...Essas correntes ideológicas só servem para intelectuais de esquerda e direita,em botecos cheios de bebidas finas ou “caipirinhas”...Fazem todos,suas próprias apologias e revoluções particulares,nos quarteirões das cidades.Enchem o saco com manifestos e protestos, sem sentido e utópicos.Vão para casa e oprimem a empregada,as domésticas,coitadas! Nada tem- as domésticas- com as idéias de Adam Smith nem de Karl Marx...
Enfim...a família penhoradamente agradece ao que fez Norstad. O cinco estrelas que conheci, casualmente,no hotel Jaraguá,em SAMPA.