NÃO FAÇA PROMESSA, FAÇA COMPROMISSO

É sempre assim. Estamos num aperto, achamos que pagar uma promessa pode ser a salvação. E o pagamento nunca é deixar de fazer uma coisa que costumeiramente fazemos e de bom grado. O trivial é pagar fazendo uma coisa que não se gosta de fazer caso o pedido for aceito. Dessa forma achamos que nos comprometemos. Ainda sobra refletir: deixar de fazer por quanto tempo? Fazer o que não quer uma vez para pagar e pronto? Não tem que fazer mais? É fácil. Ainda mais que não tem que deixar de fazer o que gosta.

Mas, compromisso mesmo é deixar de fazer o que se gosta. É, ué. Um cara que gosta de chocolate pagar comendo chocolate caso uma promessa tiver que ser cumprida soa ridículo, pois, mesmo se ele não for atendido ele vai comer. O que sobra para ele se rebelar? O cara não vai dizer "daqui pra frente, não comerei mais chocolate porque minha promessa não funcionou", vai? É melhor, então, pagar deixando de comer o que gosta caso seja agraciado em uma solicitação. Por um tempo, para sempre, sei lá!

E quando o indivíduo entende essa de deixar de fazer o que gosta, mas envolve Deus nas suas necessidades? Aí, faz para ele uma promessa e a tal não lhe é atendida. O cara então fica furioso e vai lá fazer a coisa que ia deixar de fazer mesmo não estando com vontade de fazê-la. Se for comer chocolate, o cara aparece cheio de espinhas, gordo, com colesterol alto e vai ter que fazer uma promessa para melhorar a saúde. E ás vezes o que não deu certo nem foi culpa de Deus: Deus sequer quis saber de gente pedindo qualquer coisa para ele em troca de qualquer coisa. Afinal, de que Deus precisa? E por que ele haveria de ceder às nossas imposições se ele é o todo poderoso? Se foi dito para a gente que ele disse que tudo que pedirmos em oração ele dará, não foi ele quem disse. Se alguém ganha, certamente não foi dele que ganhou. Mas, mesmo assim, se ele fará o que pedirmos em oração, se ele não disse ser necessário oferecer qualquer coisa, então por que a gente promete para ele alguma coisa em troca?

Se entendestes a lógica da situação, que é a falta de lógica da promessa, vou lhe ensinar um truque para substituir pela promessa: o compromisso. O compromisso funciona muito mais, pois ele exige ação. Não é prometer e ficar esperando que outro resolva as coisas para você. Se você se comprometer a não comer o chocolate que você gosta tanto até que você consiga um emprego, por exemplo, seu subconsciente vai fazer você se remexer até encontrar o que precisa para voltar a comer o chocolate que ele já estará fissurado para provar. Aprenderás na marra a ter disciplina pois você tem uma participação nisso bem maior do que tem quando faz promessa. Aliás, quando faz promessa, só participa pagando. Por isso é que poucas promessas dão certo. Sua participação é ativa e constante: não comer o chocolate, custe o que custar. Irá sofrer tentações, pois parece que a gente atrai todo tipo de prova quando nos comprometemos a não fazer uma coisa. É assim mesmo!

Faz isso a partir de agora: se comprometa a só fazer algo que gosta muito quando atingir o objetivo que tanto quer atingir e com isso você se tornará insuperável. Com o tempo sequer precisará fazer esse esforço para vencer. Terá se tornado um vencedor nato.

QUER SEGUIR COMIGO EM UM COMPROMISSO?

Vamos nos comprometer a não dar bola para a Seleção Brasileira de Futebol ou para a Copa toda até que o Brasil melhore realmente para os brasileiros? Fácil demais: quem precisa disso? Vamos preferir um país com educação digna, saúde digna, transportes dignos, divisão de renda digna, classe política digna, sem grupos dominantes escravocatas, sem sociedades paralelas conspiradoras, sem elite global no poder obscuramente, sem alienação popular, sem grupos de comunicação arrogantes espalhando besteira... sem... sem...