Humildade

E lá estava eu na porta da igreja,tinha por volta de 13 anos, todo feliz mostrando para meus amigos que entravam um Cristo que havia pintado na cartolina. Era muita felicidade ver meu desenho ali. Pra mim aquilo era uma exposição. Quando eu ouço algo que fez meu sorriso sumir.

- Para com isso menino!Você precisa ser mais humilde!Parece que para todo mundo aqui na porta só pra mostrar esse desenho. Seja humilde! - Disse uma dessas beatas vendo minha alegria.

Eu assustei com aquele comentário e na mesma hora fui me assentar perto da porta... Minha alegria fora por água abaixo. E fiquei quietinho até que comecei a perceber a líder do grupo de jovens que havia me pedido pra pintar o rosto de Cristo na cartolina gritar com a beata.

- Humilde? Você disse pra ele ser humilde? Eu ouvi bem?

- Disse sim... Fica aí se vangloriando na porta da igreja.

- Pois eu vou te contar... Esse menino, o sonho dele era pintar... Ninguém lhe deu essa oportunidade! Ele rabiscava os cadernos da escola, eu sei porque eu o conheço há muito tempo! Seus olhos brilhavam quando ele via tintas e pincéis. Ninguém acreditava no talento dele. Mas eu acreditei! O coitado nem dinheiro pra comprar uma tela tinha, comprou essa cartolina e tintas guaches com o dinheiro que a tesoureira do grupo deu a ele... Pra que? Pra pessoas como a senhora pudessem ser recebidas na igreja com um Cristo sorrindo! Com uma verdadeira obra de arte. Humildade ele tem até demais! E você tirou o sorriso de seu rosto! Nunca conheci alguém tão humilde e simples como ele, que mora em uma casa simples mas feliz com pais pobres que não lhe dão nada em material e sim em amor... A humildade é o que tem de mais precioso ... E a senhora pede ele pra ser humilde? Eu peço é a senhora pra deixar de ter inveja!

- Inveja? Eu? Eu sou uma pessoa de dentro da igreja...

- E isso não lhe faz santa! A inveja é nítida no seu rosto porque não tem o talento dele... E melhor não tem sua humildade porque como não tem nada de bom a mostrar só aparece sendo essa pessoa rouba sorrisos... Invejosa! Antes de julgar alguém conheça seu semelhante... E se é da igreja como diz faça como Ele - Apontou o dedo pro Cristo pintado na cartolina.

A senhora encheu os olhos de lágrimas passou por mim e me pediu desculpas e foi se assentar nos primeiros bancos da igreja ainda empinando o nariz. E eu... Não fiz nada, apenas continuei onde estava, mas meu sorriso havia voltado.