Fortunato na fortuna do infortúnio

Chovia forte e Fortunato caminhava cabisbaixo pela avenida. Todos os dias ele levava o seu guarda-chuva e nunca chovia, mas hoje ele apressado ao sair de casa o esqueceu.

Sua mulher de manhã queria por que queria lhe dar uma notícia importante mas ele não tivera tempo de lhe ouvir. Afinal já se faziam 15 anos que ele estava na firma e nunca chegara atrasado. E não seria aquele dia que o despertador estragou que isso aconteceria.

Realmente não chegou atrasado, mas ficou com uma fome de leão por não ter tido tempo de tomar café. Mas não reclamou, aguentou até o almoço calado. Ele nunca foi homem de reclamar de nada. Mesmo dos inúmeros abusos que seus chefes faziam... E eram muitos, mas Fortunato não tinha coragem de dizer "Não" então sempre acabava fazendo as horas extras, os piores serviços...

Na hora do almoço Fortunato sorriu pois poderia matar a fome e quando já havia colocado o paletó e ia saindo colocou a mão no bolso e percebeu que tinha esquecido a carteira em casa. Sua sorte, se pode dizer assim foram aqueles dois reais que ele tinha deixado na gaveta. E lá foi ele pra rua com uma fome de leão mas com um dinheirinho que não mataria tal fome.

A tarde passou normal até que fora chamado na sala do seu chefe. Ele já foi cabisbaixo com medo pensando que ia ter que fazer um serviço extra mas não nada disso aconteceu.Ele apenas ouviu calado o chefe dizer um monte de coisas que o fez perder o sentindo e ele só caiu na real quando ouviu as últimas palavras do chefe:

- ... E por isso a firma necessita de pessoas mais jovens, mais ativas, bem dispostas. Você fez um bom trabalho receberá todos seus direitos mas infelizmente não podemos continuar...

Fortunato saiu sem chão. Depois de 15 anos... 15 sofridos anos lá ele fora descartado com um papel higiênico. Mas ele não disse nada pra variar. Ao sair da sala foi ouvindo os cochichos,as risadinhas, os deboches que cada vez ficavam mais altos. Seus colegas foram realmente cruéis. Ele então fez o que lhe restava passou no RH assinou todos os papéis e voltou pra casa.

Aí que começou a chover. A sorte não estava com ele mesmo naquele dia. Fortunato entrou em casa e estranhou aquele silêncio. Ele com muito medo da reação da mulher por ter sido despedido entrou na ponta dos pés... Mas ela não estava lá. Foi até a cozinha e viu um bilhete na geladeira.

" Fortunato não dá mais. Chega. Estou cansada de você! Cansada dessa vidinha de merda que você me deu. Estou voltando pra cada da mamãe. Tentei falar com você sobre o divórcio mas você não me deu atenção... Bom os papéis estão em cima do criado mudo espero que os assine o mais breve possível. E seja feliz porque pra mim chega. Foram 20 anos perdidos com você ao meu lado.

Silvia. "

O homem ficou boquiaberto com aquele bilhete na mão. Ele não sabia mais o que fazer. Então ligou a tv... Tomou um banho, vestiu aquele pijama velho e encheu uma xícara de veneno. Estava disposto a acabar com aquilo tudo naquele momento.

Quando foi se assentar em sua poltrona favorita para ver o jornal, a poltrona desaba e ele cai no chão quebrando a xícara de veneno. E ele ficou lá esparramado no chão da sala sem coragem pra levantar. A televisão ligada e ele olhando o teto, quando vira o rosto e vê debaixo da estante alguns papéis, ele estica o braço e os pega. Eram bilhetes que ele havia jogado aquela semana.

Fortunato sorriu e já estava fazendo uma bola dos bilhetes quando começou a ouvir o sorteio dos números pela televisão. Ele então se assustou pois o primeiro número da Mega Sena era o que ele havia marcado... O segundo também... Ao ouvir o terceiro que também tinha acertado ele se assenta no chão. No quarto ele abre o sorriso, no quinto ele se sente eufórico e no sexto ele cai de novo no chão. O homem tinha acertado os seis números da mega sena... Estava milionário. Ele sorria como um bobo quando começou o sorteio da quina e inacreditavelmente Fortunato também ganhou o prêmio máximo.Na mesma hora ele assinou os papéis do divórcio.

E passado alguns dias na antiga firma chega Fortunato. Na hora é mal recebido pelos colegas, ainda ouve umas gozações . O ex chefe então o trata com deboche quando o dono da firma entra. Todos se calam, ele passa direto para o escritório do chefe e anuncia o novo dono da firma: Fortunato. E este simplesmente se assenta na cadeira do ex chefe, colocando os pés na mesa, ascende um charuto e diz.

- Sabe chefe... Ah! Esqueci o senhor não é mais meu chefe. Andei pensando aqui a firma precisa crescer e pra isso precisamos de uma turma mais jovem né... Turma não, galera. E acho que o senhor está meio ultrapassado... Então por isso fica aqui meu muito obrigado pelos anos de serviço e pode passar no RH pra assinar sua demissão.

Fortunato se levanta e se dirige ao ex colegas falando bem alto:

- Todo mundo agora pro RH assinando as demissões porque na minha firma não trabalha gente que ri dos outros, que abusa dos colegas de trabalho, que faz chacota... Quero aqui só seres humanos! Voem seus abutres.

Ao sair da firma foi direto na casa da ex sogra para falar com Sílvia. Ambas o receberam muito mal. Ele ouviu muitos xingamentos e mais uma vez foi humilhado. Sem dizer nada ele entregou um envelope para a ex mulher e esta o abriu e sorriu.

- Ah! Justiça seja feita hein seu traste. Até que enfim viu que eu merecia tudo! A casa, os móveis! Tudo meu! Uma vez na vida você acertou né traste.

A ex sogra não deixou por menos.

- Nem agradeça minha filha. Deus é justo. E isso aí é a prova. O Senhor não falta com sua justiça divina! Ô glória! Aleluia! Esse não tem nem culhões pra entrar na justiça contra você, pra fugir da briga lhe deixou tudo. Isso não é uma homem. É uma barata.

As duas começaram a rir quando viram uma limousine parar na porta da casa. Começaram a cochichar e empurram Fortunato que tropeçou e caiu no jardim.

- Minhas margaridas! Saia daí seu miserável!

- Largue esse traste aí mamãe, o motorista está saindo da limousine vamos ver quem é...

O motorista ignorou as duas e correu até Fortunato.

- Doutor... O senhor está bem?

Limpando a terra do seu terno velho ainda Fortunato respondeu;

- Melhor impossível Jarbas. Vamos para o aeroporto por favor.

- Sim doutor.

As duas mulheres ficaram boquiabertas vendo a limousine sumir na rua. Depois souberam pelas revistas do mais novo milionário do pedaço. A ex sogra teve um infarto na hora.