É só tiro, porrada e bomba

Quanta confusão, quanto mal entendido! De repente, você se dá conta de que é humanamente impossível que duas pessoas cheguem à mesma conclusão sobre um assunto. E de que nada é mais desgastante do que tentar convencer alguém de que você está certo, porque do outro lado estará alguém tentando fazer exatamente a mesma coisa. Por “estar certo” entenda-se “conhecer todas as variáveis possíveis e imagináveis sobre um assunto”. É este o conhecimento que reivindicamos para nós e que nos habilita a rechaçar qualquer contradição que – oh, ousadia! - tentarem nos apontar.

Estes, os que pensam diferente, nós conhecemos bem, sabemos exatamente quem está por trás do que eles pensam. Podemos olhá-los com superioridade e dizer que “com gente assim é impossível discutir”. O outro, definitivamente, não tem nada a nos acrescentar, pois não passa de um comunista, um reaça, um marxista, um fascista, um esquerdopata, um coxinha – isso para ficar apenas no campo da política. Sem falar que os métodos do outro são pouco recomendáveis, pois é sempre ele o preconceituoso, o xiita, o fundamentalista, aquele só enxerga o que ele quer.

Tudo leva a crer que existam apenas dois modos de enxergar o mundo – o nosso e o errado. E, em nome da verdade, não é possível abrir concessão nenhuma ao pensamento rival. Se derem um espaço para nos expressar – o comentário de uma notícia, uma rede social, um fórum de debate – iremos mostrar como somos felizes por estarmos certos e como vivemos sem nenhuma dúvida. Porque já não há mais o que pensar no mundo, cabendo a cada qual se posicionar do lado certo.

Nada sei sobre os possíveis méritos da funkeira Valesca Popozuda como grande pensadora contemporânea, que foi a qualificação que lhe deu um professor de Filosofia aqui de Brasília. Mas parece-me absolutamente verdadeiro um dos pensamentos embutidos no seu hit do momento: “Bateu de frente, é só tiro, porrada e bomba”. E aqui dois papos não se cria nem faz história.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 11/04/2014
Reeditado em 11/04/2014
Código do texto: T4765209
Classificação de conteúdo: seguro