O Panorama da Educação Brasileira

O Brasil consterna sua população consciente, isto é, uma mísera parte que está ciente de todas as sânies desse país e que coleciona a cada dia mais aborrecimentos e mais incertezas. O Brasil irá ser salvo? Extinguirá a chama da corrupção e suas malévolas conseqüências?

As indignações são sem fim. A começar pelo disfarce que as escolas públicas recebem do governo brasileiro. “Tampar buracos”, “remendar o pano”, “dar um jeitinho” é o que fazem com a educação desse país. Mães lançam suas crias na escola por não terem o que comer em casa. Professores são extremamente mal-remunerados o que o fazem desistir de trabalharem em escolas públicas e migrarem para particulares. Instalações comparáveis aos dos hospitais do país: faltam carteiras escolares, falta higiene sanitária, faltam reformas tanto interiores (salas de aula, pátios, cafeterias, etc.) quanto externas, onde exteriorizar fachadas similares a de presídios.

A questão do descaso com a educação brasileira por parte do governo e o tal “disfarce” é apenas uma de muitas outras problemáticas que o Brasil enfrenta.

Educação é a base da pirâmide da violência. Não é de hoje que se ouve falar: “investir em educação para reduzir violência.” E uma vez que não existe educação, a violência no Brasil tende a ganhar espaço cada vez mais depressa.

De um modo mais panorâmico, a precariedade do sistema educacional brasileiro é ignóbil e merece, portanto, investimentos altíssimos o que deverá ser custoso, porém necessário.

Nathus
Enviado por Nathus em 13/04/2014
Código do texto: T4767758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.