Afinal é Ano Novo

Com o deslumbrante nascer do Sol de Maceió; eu dou as boas vindas ao Ano de 2014. Mais um dia, mais um ano... venha com sombras, luzes e encantamento...

Na ciranda da vida, ciclos se encerram, outros se iniciam, “começam outra vez”. Que bom que seja assim! A continuidade da vida e na vida, me dará a oportunidade de transgredir, de me descobrir , redescobrir, de me encontrar. É bom conviver com a minha sombra, com a minha luz só por hoje, só neste mês, neste ano, como se fosse o último. Neste jogo de luz e sombras dançamos a vida e rodopiamos e cantamos, neste palco do cotidiano. Esta vida já me colocou na roda, sem nem mesmo me perguntar se eu sabia dançar. Até que tenho me saindo bem! rsrs.

A beleza dos fogos de artifício, já está preparada para a virada, para o movimento de se dizer adeus a mais um ano que se vai. Com muita luz, cores, explosão. Mensagem de otimismo, de paz, invadem o facebok, e-mail, mídia, formando uma corrente na busca pela felicidade. Que por sinal está aqui e não acolá. As promessas retornam; metas e mudanças e vida nova e transformação. A “docilidade, o conto de fadas da vida”. E por que não? O querido Bispo D. Padin dizia “que precisamos sonhar muito, mas muito mesmo, porque são poucos os sonhos que se realizam.” Outros, não pensam em projetar sonhos. Preferem esperar que a vida os surpreenda com emoções, com o inesperado. Gosto também desta alternativa! Talvez o melhor vivido, tenha sido mesmo, o que a vida nos presenteou, sem mesmo constar em nosso “checklist’ de intenções. A surpresa me encanta! O passeio não programado; a viagem que aparece de repente; a atenção de um convite; um presente; novos amigos, uma mensagem, novos grupos de interesse, encontro com pessoas, família, flores, sorrisos recebidos do nada; dá sabor à vida, a faz interessante, gostosa! Sabe até o que me faz sorrir? Receber uma mensagem inbox, só para mim. Vibro com aquela janelinha me chamando, simples, assim. Ouvir uma gargalhada na rua...

E o que falar das surpresas que o nosso bom Deus nos presenteia todos os dias? Tantas são as graças!

Não sei se é verdade, ou, "psicologicamente falando”, nesta época queremos ser mais leves, mais esperançosos, generosos, com mais vida interior. Vem o desejo de ser intenso, inteiro, em tudo. Apaixonar - se e se deixar apaixonar por tantas coisas... por tantas pessoas... Colocar cor, brilho em nossa relação com o Universo, torcendo para que ele conspire a nosso favor. Quem não quer?

Lutamos para aprender a dizer não, “ para dar espaço ao sim, ” desatar as amarras, os nós que me impedem de dialogar com a vida, com o irmão, comigo mesmo. Na transgreção de que lhes falei, vem a coragem de abrir aquela porta emperrada, pelo medo, pela insegurança que me impede de explorar o desconhecido. -- Escancaro a porta porque não sei fazer nada, mais ou menos, nada, pela metade. Ela me surpreenderá? Não sei... Posso até ter que cantar, depois...” se sofri, ou, se chorei... o importante é que emoções eu viviiii.” Eu me desinstalei, me desconstruí por um novo jeito de viver. Não precisa ser nenhum fato mirabolante, não. Apenas, o não experimentado. Lá no fundo alguém me diz: “Atreve – te.” Este movimento de me lançar me faz sentir viva!

Em 2014 quero construir um amor; por mim. Sem falsa modéstia, sem olhar tímido ao ouvir um afago. Sem palavras de menosprezo. Na Estação Maturidade aprendemos a dizer: “que bom que você reconhece isto em mim”, ao sermos agraciados por um elogio, agradecemos. Afinal... foi Deus quem nos fez e “nos quer sorrindo” e nos quer bonitos e nos quer plenos. É o meu amor próprio, “o me gostar” que me fará amar, amar, amar... Inserir - me na perspectiva de ser feliz. Criar felicidade! Iluminar caminhos!

Final de ciclo combina com reflexão. É bom parar! Sentir o nosso corpo. Conhecê – lo. Por onde ele somatiza seus limites, sua exaustão? Seu contentamento? Como me predispor ao novo, se não conheço o velho? Ser novo: onde, no quê? Não serei eu, a me mudar? O corpo fala! O olhar não mente. Na vitrine do meu olhar, o que se exibe? Estrelas cintilam? Medo? Tristeza? Esperança?

Como este Blog fala do cotidiano, não me permito só falar dos brindes, de taças, borbulhando; sem falar das mazelas que nos surrupiam a vida. Mas também não quero falar da Copa, das eleições. Quero falar de gente!

Como gostaríamos de, por alguns momentos, introduzir recortes em nossa vida e elegermos o triângulo, em que gostaríamos de nos aninhar. Esquecer o mundo! Porém, sabemos que chuvas continuarão a cair, a molhar a terra, desmanchá-la e desmoronar. Rios não suportarão o volume extraordinário de água. Eles se alastrarão muito além de suas margens, inundando vidas, sequestrando sonhos. Com a virada do ano, a cracolândia não se fará invisível. E muitas e muitas outras situações estarão aí, no primeiro dia do ano. Então quem é este Ano Novo de paz de amor, de felicidade que estamos desejando?

Ele transita pela nossa mente e desce até ao coração, fazendo que o Ano Novo desejado se faça presente na maneira de acolher, de abraçar os sofredores. Na compaixão! No resgate de sua dignidade, de sua esperança. O sonho de que tudo isto acabe. Cada um encontrando seu lugar neste mundão de meu Deus. Não por decreto, mas por projetos, pelas famílias. Também eu, tenho resgates a fazer, ou, não? O Ano Novo feliz exige que o Estado cumpra o papel que lhe cabe. O desgoverno nos faz conviver com a sofrida mistanásia, perda precoce, morte evitável nas tragédias, nos corredores dos hospitais, nas ruas. O Ano Novo que sonhamos, saudado com músicas e “champagne” provocaria mudanças; atitude austera onde a VIDA seria prioridade, pensada, amada. Todos teriam vida. É Ano Novo !

Em algum momento, a vida nos pede um enfrentamento com o olhar de “tigre”. Este olhar que encara a vida de frente, com a energia benéfica da raiva contida, direcionada como a força de um ar comprimido. Da vontade de fincar nosso dardo bem no centro do alvo. O olhar de garra; de foco de quem sabe aonde quer chegar, e a que veio. Como um felino que espreita e ataca. Digo e repito aos meus filhos: tenham olhos de “tigre”. Sem ele não se galga vitória. Olhos mornos nos deixam pelo caminho, não entramos na história. Olhos de "tigre" suavidade nas palavras, é bom.

A vida se faz triste num piscar de olhos; a esperança nos conta que haverá um piscar bem próximo, que há de fazê - la alegre de novo e de novo... Como poderemos iniciar um ano, sem esta esperança? O nosso próprio Deus diz que nos trouxe ao mundo para sermos felizes. Quem irá contestar?

Quem não quer ser melhor, em 2014? Ser feliz? Mas é trabalhoso! Exige renuncias, silêncios, suportar arranhões; mudar nosso olhar do cotidiano. Eu poderia dizer: não consigo! Jesus me diria: Eu sei, meu querido. Comigo, é possível! Colocar-se nas mãos do Oleiro como um barro bem molinho... suave... e se deixar moldar, se entregar na gratuidade, na liberdade do Seu Amor. Seria um Ano Novo encantador!

Estamos em contagem regressiva para o Ano Novo, do calendário. Mas o meu, o seu Ano Novo já pode ter acontecido em outubro, ou, outro dia qualquer. Quem sabe... No dia em que você teve que “pegar” no tranco, empurrou, solicitou ajuda e foi... Naquele dia que se amou, e se fez bonita. Naquela manhã que conseguiu comer só meio pãozinho, exigência da sua saúde de sua estética, da sua vontade. Naquela noite em que a oração, o fez ficar muito perto do seu Deus. Sentiu que Ele “te sonda e te ama”. E se modificou... No domingo, olhando sua família pode dizer...” é aqui que eu quero ficar”. Quando voltou da manicure com sua unha esmaltada de azul, verde. Mudança! Na tarde que olhou para o pedinte e o reconheceu como irmão, despertando a vontade de ouvir sua história e ser mais caridoso. Ou, no momento que se fez perdão por você; por aquele que o espera há muito tempo. Ah.. no dia em que começou suas aulas de dança, de zumba, de musculação, caminhou... No momento em que sorriu, e colocou o bom humor na sua relação... Alguém agradeceu por isto. Naquele cantinho que encontrou para se deliciar com um bom livro e disse: este tempo é meu ! No dia que mais agradeceu e menos resmungou.

Poderia, o meu Ano Novo ter começado no dia 28 de outubro, ao nascer este Blog? Pequeno, simples, mas "o transpor a porta" me é significativo, prazeroso !

Agora, eu lhe darei a oportunidade de um registro: quando o seu Ano Novo começou? Não se lembra? Dia 31 de dezembro está chegando... encontre - o dentro de você. Feliz Ano Novo...

Ciclos se fecham, outros irão nascer e nos abraçar... Agradeçamos! Aproveitemos a nova chance de ser feliz!

Abraço apertado, amigos. Afinal é Ano Novo. Tim...Tim.

Postado por Olynda Bassan às 19:34

Enviar por e-mail

BlogThis!

Compartilhar no Twitter

Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Orkut

Compartilhar com o Pinterest

olyndabassan
Enviado por olyndabassan em 16/04/2014
Código do texto: T4771608
Classificação de conteúdo: seguro