PASHA, PESAH, PÁSCOA

PÁCOA

Páscoa – palavra hebraica pesah e aramaica pasha que remete ao verbo pasah em aramaico que significa passar. Ou seja, passagem. A celebração da Páscoa está no cerne da experiência veterotestamentária e constitui um memorial “zikkarón” dos acontecimentos principais e fundamentais do povo de Deus, também chamado de Judeus ou hebreus e arameus. E entre os acontecimentos, está no topo a libertação do Egito liderada por Moisés. O Êxodo, a Aliança e o nome de IAHWEH, Javé, como sinal tangível da presença de Deus no meio do seu povo.

Páscoa, uma festa já realizada todos os anos pelo povo de Deus em Jerusalém. Uma festa onde cada família se reunia para celebrar a Ceia pascal. E celebrava os momentos amargos da história do povo de Deus, ervas amargas, momentos difíceis e de fome, pães ázimos, momentos de alegrias, cordeiro assado, momentos de vida, azeite e vinho. Nessa ceia, o caçulinha da família, em um determinado momento, perguntava ao ancião da família o porquê daquela celebração. E o ancião discorria oralmente toda a história.

Jesus Cristo, ao morrer na véspera dessa grande celebração judaica, foi sepultado no mesmo dia de sua morte. Isso porque no dia seguinte, o shabbat, sábado, dia em que o Senhor descansou depois de ter criado o mundo, era o grande dia da Pesah para os Israelitas.

Páscoa, depois também foi incluída festa da primavera, festa da vida, festa dos pastores, etc. Mas o sentido primeiro e profundo, causa primeira para nós é a Pesah, Pasha. Como no sábado, o dia da grande festa dos judeus, Jesus aparece à noite as irmãos da comunidade de Emaús, e no dia seguinte aos doze, então a grande PESAH, PASHA, passou a ser no primeiro dia da semana e não mais no último para aqueles que seguiram o Mestre. Passou a ser DIES DOMINIS, ΗΜΕΡΑ ΤΟΥ ΚΥΡΙΟΥ, Dia do Senhor, Domingo.

Feliz Páscoa a todos!

Nota – o povo hebreu e arameu formou o povo judeu que também chamamos de israelita.

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 18/04/2014
Código do texto: T4773426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.