AGRADECIMENTO

Um dia desses presenciei uma cena emocionante no escritório onde trabalho. Uma senhora, já bem idosa, veio comunicar que recebeu do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma carta com a informação de que seu benefício tinha sido concedido, já na via administrativa.

Até aí nada de extraordinário. O que me chamou a atenção foi a reação da secretária do escritório, que tão logo ouviu a cliente informar que logrou êxito em seu pleito perante a autarquia previdenciária, partiu imediatamente para dar-lhe um caloroso abraço. E ambas só não caíram no choro por pouco, inclusive eu! Aliás, ela, a idosa, logo emendou dizendo que já tinha ido à igreja pela manhã agradecer pela graça que lhe foi concedida.

Fiquei observando a cena e pensei no quanto o momento ali vivido era importante para a cliente. Para entender melhor, o benefício em questão, mais conhecido como LOAS, é destinado às pessoas que vivem em estado de miserabilidade, auferindo uma renda mensal per capita inferior a ¼ do salário-mínimo. Logo, percebe-se que quem pleiteia esse tipo de benefício são pessoas extremamente fragilizadas e em situação de miséria total.

Sem adentrar nos detalhes do benefício em questão, nem do caso concreto, (até porque eu não sabia) o fato é que, o que para muitos advogados é apenas mais uma causa/processo, para o cliente por vezes é a sua vida que está em jogo. Somente partindo dessa premissa é que pude compreender tamanha alegria daquela senhora que agora terá, com o valor do benefício, talvez um mínimo de dignidade para levar sua vida adiante.

Pedro Wellington Alves
Enviado por Pedro Wellington Alves em 19/04/2014
Código do texto: T4774874
Classificação de conteúdo: seguro