1925053_602278666524747_1701372986_n.jpg
 Um Pouco De Etiqueta e         Regras Não Matam Ninguém
 

Pois é, o Audir e eu conversamos sobre etiqueta na aula do último sábado. Conversa vem, conversa vai, falamos sobre etiqueta, regras, leis, normas, protocolo, a falta de vergonha na cara, guidelines, postura etc no trabalho, na escola, em locais públicos e também nas redes sociais. O assunto deu pano pra manga e um pouco mais.
2Q==
Tanto o meu aluno, um jovem de 25 anos, e eu, uma senhora jovial de cinquenta e três, estamos indignados com a falta de etiqueta, regras, ética, postura, etc no mundo de hoje. Maioria dos usuários nem se quer fez curso designado para o uso do PC, mal leram os manuais que vêm com toda parafernália do PC e do celular para aprender a usá-los corretamente mas, estão firmes e fortes com os dedos sem parar no teclado.

As pessoas digitam como bem entendem o que querem sem pensar muito no assunto e sem censura. Aliás, não só escrevem mas também ilustram seus posts com imagens as vezes ofensivas, constrangedoras ou simplesmente ousadas num network sem muitas regras.
images?q=tbn:ANd9GcQXqc4vmMF1euMYl3jo5-XY1S3BN5wiIn5I04wYPDUHBliYeL6i

Na época da Escola de Datilografia, o aluno aprendia regras e etiqueta na hora de redigir uma carta comercial, negócios bancários, correspondência tratando de assunto particular, convites, Curríclo Vitae, e também tinha sua postura corporal corrigida pela professora de datilografia que na maioria das vezes era uma senhora bem instruída e culta com experiência como secretária. 
 
images?q=tbn:ANd9GcTz2i2qUwu6ePDnyhknVh6gdFDizpNu7hlSUmsq0S4GuwmLu-85zw
 
Tinha que ser ligeiro ao datilografar, eficaz e ter muito asseio. Havia preocupação com a ortografia pois qualquer erro tinha que ser devidamente apagado e corrigido sem deixar vestígio. O corretivo Liquid Paper demorou a chegar no Brasil e quando chegou era um produto caro que nem todos podiam comprar.

Errar significava ter que usar uma borracha que certamente deixaria um borrão na folha de sulfite e a professora mandaria fazer tudo de novo. E se não fizesse? Simplesmente era reprovado.

O aluno era orientado a sentar-se corretamente para não prejudicar a coluna e trabalhar com eficiência quando fosse usar a máquina de escrever. Era todo um preparo intensivo e exaustivo de meses a fim que o aluno, geralmente entre seus quatorze e dezoito anos, enfrentava para ir em busca do seu primeiro emprego em algum banco, empresa ou escritório particular. A recompensa era ter aprendido muitas coisas e um diploma com direito à formatura. O destaque da turma ganhava um prêmio que variava desde uma bolsa de estudos para um curso técnico e uma máquina de escrever da Remington novinha.  

 
images?q=tbn:ANd9GcT2c4PV-KvaQ-lQSBHwqOkA_foWH8orLwE4TdKz7mWYznQYmRQVDQ
 
Com a chegada do computador a máquina de escrever foi aposentada e junto com ela se foram as Escolas de Datilografia e as profissionais que ensinavam a arte de datilografar com estilo, classe e etiqueta.
 
images?q=tbn:ANd9GcSfGKNZMYdrxoGA7SxvCceLhUE8P2AALHoWJFNVj5v-kwYm7iUBdA

images?q=tbn:ANd9GcTiX-lkxKJHSJem1RhetBV4vc1LMj1fdrE1tGHbmCmGApVNuPRs

Hoje, ninguém datilografa. O mundo todo digita ou TC no PC. No celular passamos textos ou usamos o touch screen. Tem criança que mal nasceu e já passa os dedinhos e/ou mãos no celular, i-pad ou tablet. Imagine só, criança invadindo o 'Admirável Mundo Novo' do hi-tech que seus avós provavelmente são excluídos. 
 
images?q=tbn:ANd9GcSoq5-ANNZss4XqgV1zWpkbpEzrSRYlhyPOizgsRyqgo43klVYH

Assassinos virtuais que matam a língua portuguesa a cada dia que passa sem serem condenados. Inventam formas diferentes de escrever e se expressam de modo que certamente fariam o Codovil Hernandez descer do seu salto ... e de pára-quedas.
 
 2Q==

Alguns usam palavrões sem limites e ofendem quem nem conhecem pessoalmente. Gente sem brio que posta foto pornográfica e vídeos de pura sacanagem insinuando prostituição e pedofilia.
 
images?q=tbn:ANd9GcRXSDFhOLCJdVOJYrapofFKCV1eZ98orLV0rFyP_70_yNxNtqvIhQ

Onde está a boa educação que os pais procuram dar aos filhos? A etiqueta? A ética? Não é nenhum jogo eu sei mas, por favor, cadê as regras? Ninguém quer saber das regras ou bons modos. Pra quê se todo mundo nasceu com o talento ou adquiriu o tal jogo de cintura ou sabe que 'com jeito vai'? Se julgam mestres na arte de TC sem ter tido aulas que ensinam a técnica. 
 
images?q=tbn:ANd9GcTj-k0NRigrwqvK4ESmIn6qMlCIWVgnIfh0SqFJtfS3IwGSD6LkLA

As escolas oferecem cursos/aulas de TI mas, é só para ter uma noção básica para navegar. Diria que as aulas são apenas pra inglês ver e apenas mais uma maneira de botar a mão no bolso dos pais. E cá entre nós, é mais matação de aula do que outra coisa.  Deixam a garotada navegar à vontade, as vezes com pouca orientação ou nenhuma. 

A vida hoje é bem diferente daquela da época da Escola de Datilografia mas, não esqueça: RESPEITO É BOM, TODO MUNDO GOSTA E TODO MUNDO QUER.

O seu Face Book é seu. Como diz no próprio nome: FACE BOOK. Não é apenas a sua face ou o seu rosto. É bem a cara que você tem.

 
 images?q=tbn:ANd9GcTQ9MGxqNuCXsepqN0c-N30QnGa59BRwNNh50f9nsHpJywGMH60Gg
 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 21/04/2014
Código do texto: T4777289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.