ANARQUIA?

Ao ler um desabafo de uma médica que viveu na pele o drama do descaso com a saúde pública nas cidades do interior, decidi escrever algo sobre o quão vergonhoso isso é para mim, ver que mesmo com boa-vontade um profissional fica incapacitado de trabalhar pela falta de comprometimento de quem lhe deveria fornecer os meios necessários. Desisti, porque vergonha pior foi ver um médico, o ex Ministro da Saúde, que conheci como uma pessoa excelente e dedicada, apodrecendo e se afundando nessa lama corrupta por poder. Fazendo diretamente ou sendo o veículo permissivo de tantas tristezas para a saúde pública no país, esse moço que viu de perto, aqui na Amazônia a dificuldade que é exercer a medicina sem instrumental básico nem insumos. A Dilma, na minha opinião, é apenas uma rematadíssima idiota, manipulada por interesses que ela própria desconhece. Não a condeno por isso, mas também não a eximo da responsabilidade do que permitiu que ocorresse. Não me sinto revoltado e escandalizado pelo que essas pessoas fazem apenas por serem partidárias do PT, os "direitistas" não se saíram melhor em seu tempo, mas por ver o descaso ululante e o desrespeito para com a dignidade humana, usando "bolsas" como cabresto eleitoral, vilipendiando o patrimônio público e deformando a justiça para justificar sua falta de escrúpulos e o abandono total dos mais básicos direito de cidadania daqueles que confiaram em suas propostas de campanha. Me sinto envergonhado pelo fato de o meu país ser motivo de chacota internacional, de ser conhecido antes de qualquer coisa, pela corrupção notória de absolutamente todos grupos políticos existentes no território e pela impunidade reinante mesmo quando "a justiça foi aplicada". Sinto vergonha de ver meu país de transformar em refúgio de criminosos internacionais que sabem que aqui, com as quantias certas dadas às pessoas certas, poderão viver tranquilamente, sem perturbações. Sinto vergonha ao perceber a cultura e a ciência que é produzida em meu país quando vingam, são valorizadas apenas pelos estrangeiros e que estrangeiros usam ONG's para finalidades escusas com a permissiva anuência do Estado, sem qualquer fiscalização. Sinto vergonha ao perceber que jovens saem das faculdades aqui, incapazes escrever um texto com mais de uma lauda sem pelo menos cinco erros comprometedores de ortografia e que mesmo assim conseguem evoluir em carreiras de pesquisa para aumentarmos os índices estatísticos de mestres e doutores e que essas pessoas, após a titulação, se tornam criaturas inócuas nos seus campos de atuação. Sinto vergonha de ver a degradação de tantos valores humanos promovida por canais televisivos, que utilizam seus veículos para promover a desinformação e confusão intelectual da juventude, além da alienação ou deturpação das informações transmitidas, geralmente com interesses mesquinhos, voltados para o consumismo e manobração política. Por qual motivo eu deveria me vestir de verde e amarelo para comemorar o fato de meu país ser conhecido como "O País do Futebol", se ele também é conhecido como o país da prostituição fácil e barata, da desonestidade compulsória do próprio povo, da sempre intensa e cada vez mais sortida oferta de drogas, das favelas onde reina um poder paralelo e onde os turistas são vistos como uma mina de ouro que anda? Sou a favor de vestirmos verde e amarelo para dissolver todos os partidos políticos e legitimar a anarquia, uma vez que nos encontramos tão próximos do caos que não precisamos mais de ninguém que nos conduza. Sei que uma ou duas pessoas vão ler o que eu escrevo, não me importa. Mas acho que precisava escrever isso agora, depois de ver tanto equívoco daqueles que inocentemente acreditam que apenas partidos políticos de direita ou esquerda são responsáveis pela catástrofe social à beira da qual nos encontramos, precisava escrever que para mim todos são responsáveis, mesmo os que como eu sempre se abstiveram de engajamentos políticos, permitindo passivamente que a perniciosidade dos que a tinham se tornassem dominantes. Não sei também se Deus virá ou não botar ordem nessa coisa toda, não sei é o Diabo quem tá tomando conta das rédeas, só sei que tem um enorme nariz vermelho na nossa tão apropriada cara de Tatu-Bola-Verde-e-Amarelo e que não me alegro por isso.