Um país despreparado para a Copa

Há mais ou menos um mês de começar a Copa do Mundo, o evento futebolístico mais apreciado pelos que amam o esporte, é com tristeza que constatamos que o Brasil, o país do futebol, está despreparado para sediar os jogos previstos para começar. Grande parte dos estádios não está pronta e os responsáveis pelas obras, tentando finalizar o que já deveria ter sido concluído há muito tempo, estão fazendo tudo às pressas, provocando problemas como os que temos visto: desrespeito às normas de segurança, acidentes de trabalho, com alguns resultados fatais.

Ver todos esses infelizes acontecimentos é desanimador, porque nos revela a falta de compromisso dos que se dispuseram a entregar as obras prontas, a má qualidade da administração que deveria garantir que os trabalhos fossem realizados de forma organizada, segura, honesta e com pontualidade. E, como o Brasil tem um vergonhoso histórico de corrupção, não será surpresa se se disser que houve desvio de dinheiro.

A situação é tão grave que a grande maioria dos brasileiros não quer que nosso país sedie a Copa, opinião reforçada pelos flagelos sociais que andamos enfrentando: péssimo serviço de saúde, educação medíocre e completa falta de segurança. Como um governo que não garante os direitos mais básicos e fundamentais dos cidadãos pode querer sediar um torneio esportivo de grandes proporções como a Copa? E é justo que se deixe de investir em mais leitos para os hospitais ou em segurança para os brasileiros que viviam no Brasil antes da Copa e continuarão vivendo após o fim dela para impressionar turistas que, muito provavelmente, virão aqui apenas uma vez e a quem serão mostrados apenas o que interessa, visto que, obviamente, os organizadores tudo farão para ocultar o lado feio do Brasil?

Estes turistas passearão, visitarão pontos turísticos, assistirão aos jogos, tirarão fotos e depois voltarão para seus países, enquanto nós, brasileiros, continuaremos a conviver com a miséria, a criminalidade, insegurança, serviços precários de saúde e uma educação vergonhosa. Um país nessas condições pode sediar a Copa? Não, não pode. Deveria se preocupar primeiro com os brasileiros. Depois, poderia organizar torneios desse porte. Infelizmente, a única preocupação do governo parece ser a de impressionar os de fora.